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Notícias
Sectur firma apoio ao Balneário Saboroso
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), firmou na tarde desta quarta-feira (27), o apoio ao maior evento gastronômico do município. Promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, o Balneário Saboroso será realizado de 7 a 31 de julho e envolverá restaurantes, que oferecerão menu completo a preço único, além de palestras, aulas-show, degustações e muito aprendizado ao mundo gastronômico por profissionais do ramo, através do festival.
A notícia do apoio em forma de convênio foi dada em reunião realizada no BC Convention, pelo então diretor geral de Turismo, Rafael Diogo Amâncio, - que assume interinamente a secretaria nesta quinta-feira, e que esteve em agenda com o presidente da entidade, João Francisco Galvão Barão e com a gerente executiva, Adriana Both de Pin.
Além da boa nova, Amâncio também definiu agendas e a participação em feiras, exposições e eventos, que integram o projeto Visite Balneário Camboriú e Região. O projeto começa a ser realizado em maio com programações em países como Peru, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e cidades brasileiras, e que serão possíveis pela parceria da Sectur, complexos turísiticos, hotéis e outros empreendimentos do trade do turismo.
A programação do projeto vai até o final do mês de outubro, passando por feiras como a FIT Buenos Aires, a FIEXPO em Lima, a BNT em Santiago do Chile e várias outras, como nas promoções temáticas e próprias realizadas pela parceria. Vale frisar que já confirmaram a parceria mais de 30 empreendimentos e entidades.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
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Balneário Camboriú é um dos polos do turismo cultural
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, representada pelo Diretor e pela Assessora de Planejamento, Paulo Pacheco e Luciana Vargas, respectivamente, esteve dia 28 de abril na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Itajaí, para uma reunião e apresentação da evolução do projeto “Desenvolvimento Territorial Sustentável, com a Identidade Cultural (DTSC)”.
O projeto DTSC está em curso desde 2008, mobilizando diversos atores sociais e entidades para constituir uma rede e promover a dinâmica de desenvolvimento. Esta dinâmica engloba as identidades culturais, a biodiversidade, a sustentabilidade, as comunidades tradicionais e o ecossistema de territórios-piloto, sendo um deles o território Caminhos Verde Mar, que incluem os municípios de Bombinhas, Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriú. O projeto conta com a participação direta de pescadores artesanais, agricultores familiares, artistas, artesãos, empreendedores e organizações socioambientais.
Roseni Salete dos Santos Cruz, presidente da Associação Caminhos Verde Mar, conta que “começar a participar das primeiras reuniões do DTS foi uma forma de perceber que se tratava de um grande projeto e de uma grande história. A troca de experiências e as parcerias são essenciais para que o DTS cresça e obtenha destaque dentro e fora do estado.”
Um dos pesquisadores e responsáveis técnicos do DTS, Sérgio Pinheiro, afirmou que o objetivo principal do projeto é a divulgação cultural, fazendo com que a interação entre as cidades seja um fator que auxilie na troca de experiências, na preservação histórico-cultural e também fomente a economia, o comércio e vinda de turistas para esses municípios.
Luiz Gustavo do Couto, Coordenador de Planejamento da Sectur, parabenizou o projeto e acrescentou que o investimento na cultura e em um turismo sem interesses financeiros, é essencial para que o desenvolvimento aconteça, o fluxo de turistas aumente e que a cultura encontrada nesses municípios perdure por gerações.
A presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Guilhermina Stuker, também fez uso da palavra, e da linha de pensamento de Couto, comentando que o Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo), desenvolvido pela FCBC, busca uma cultura simbólica, cidadã e, principalmente, econômica.
Ao final da reunião foi entregue a obra “Legados Caminhos Verde Mar 2015-16” que apresenta os resultados dos anos de pesquisa do projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
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Balneário Camboriú é destaque em pesquisa da Fecomércio
Balneário Camboriú foi destaque na pesquisa Turismo de Verão 2016 da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio). A pesquisa traz o perfil socioeconômico do turista, características da viagem, gastos médios e a avaliação quanto à infraestrutura e serviços oferecidos pelos municípios.
Além de empresários, a pesquisa entrevistou 1.601 turistas, em quatro pontos do Litoral Catarinense: Balneário Camboriú (Litoral Norte), São Francisco do Sul (Norte), Florianópolis e Imbituba (Sul).
A faixa etária dos turistas de Balneário Camboriú ficou bem distribuída, sendo que a menor participação (8%) foi de adultos mais jovens, de 26 a 30 anos. Dentre as cidades contempladas na pesquisa, Balneário Camboriú foi a que concentrou o maior percentual de turistas acima de 60 anos (13,9%). O município também foi o que teve mais turistas com renda acima de R$ 12 mil em Santa Catarina (10%).
Entre os 402 turistas entrevistados em BC, 67% vieram em família, sendo a cidade que teve os maiores gastos com hospedagem e alimentação. Além disso, 22,4% dos turistas se hospedaram em hotéis e outros 22,9% em imóvel próprio.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, reforça os investimentos da Administração Municipal que contribuem com esse resultado positivo. “Investimos cada vez mais em segurança, distribuição de água, saneamento, limpeza, educação, saúde e infraestrutura, tudo para oferecer um local digno a todos os moradores e turistas”, comenta.
Ele ainda destaca o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo. “Nossa equipe do Turismo divulga a cidade o ano todo, nos mais diversos cantos do Brasil e do Mercosul. Mostramos na prática que estamos fomentando o turismo como matriz econômica, isso que o nosso tão sonhado Centro de Eventos ainda está em construção” conclui.
A pesquisa completa está disponível no link: http://goo.gl/nZZDcj
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Texto: Marcelo Martim (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
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Balneário Camboriú garante presença na Expoingá 2016
Depois do sucesso em duas grandes feiras no mês de abril, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) em Cuiabá, e na Exposição Agropecuária de Londrina (ExpoLondrina 2016), agora é a vez da 44ª Exposição Agropecuária de Maringá (Expoingá) receber o material promocional da cidade de Balneário Camboriú. O município estará representado em estande próprio, com folhetos, imagens, vídeos, e atendimento presencial para suprir o público direto e as operadoras e agências de turismo que passarem pelo local. A feira, que este ano tem o slogan "Tecnologia para Todos", acontece de 5 a 15 de maio, no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, num espaço de 248 mil metros quadrados.
Na Expoingá estarão expostos para comercialização animais das principais raças e dos melhores criadores do País. Também estarão presentes expositores como instituições financeiras, revendedores de maquinários agrícolas, prefeituras como a de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, representantes de lazer, mobiliários, decoração, alimentação, entre centenas de outros ramos. Pela grande procura dos espaços disponíveis para anunciantes na feira, que já tem ocupação de sua maioria garantida por várias instituições e empresas, as expectativas de sua realização já se superam e criam confiabilidade e força ao agronegócio do norte paranaense.
"Nós também superamos nossas expectativas ao observarmos o resultado que obtemos ao final das feiras agropecuárias. É um público certo, que já vêm para os estandes com objetivo de consumo, principalmente, com objetivo de acertar seus períodos de lazer futuros. Não podemos perder a oportunidade de estar tão perto desse público de Maringá e região, que tem em Balneário Camboriú um dos seus destinos preferidos para as férias e momentos de descanso", analisa o diretor geral de Turismo, Rafael Diogo Amâncio.
A Expoingá é realizada pela Sociedade Rural de Maringá, com apoio do Governo do Paraná, Prefeitura de Maringá e Governo Federal. Um dos grandes parceiros da exposição é a Itaipu Binacional, e o evento ainda contará com dinâmicas, leilões, ciclo de palestras e vários shows nacionais, o que deve atrair um ótimo público ao acontecimento.
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PIT da Tamandaré atenderá em novo horário
O Posto de Informações Turísticas (PIT) Consorciado da Praça Tamandaré inicia no próximo mês (maio), expediente diferenciado. Com o fim dos dias mais quentes, turistas, moradores e visitantes ainda poderão procurar pelos atendentes para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao turismo, como localização, passeios possíveis, imagens da cidade, entre outras centenas de informações, no período das 9 às 18 horas e de quarta até segunda-feira, ou seja, não haverá atendimento às terças-feiras. O novo horário foi definido em reunião na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Sectur, na tarde de quarta-feira (20) e substitui o atendimento feito até então entre 10 às 22 horas.
O PIT da Tamandaré é responsabilidade da Sectur, mas mantido por seis complexos de turismo, inscritos para o serviço por meio de chamada em edital. Seu funcionamento iniciou em meados de novembro, e nele não há quaisquer comercializações turísticas, apenas são esclarecidas dúvidas de forma verbal ou por folhetos informativos. O Parque Beto Carrero World, Complexo Cristo Luz, Parque Unipraias, Zoo Cyro Gevaerd, Speedway Music Park e Barco Pirata foram os empreendimentos que se habilitaram para o trabalho.
O diretor geral da Sectur, Rafael Amâncio, lembra que no posto o turista encontra uma série de dados da cidade por meio de materiais impressos oficiais e dos empreendimentos conveniados, de maneira profissional. "Esses complexos turísticos disponibilizam os funcionários e a Sectur fiscaliza o serviço desde a sua abertura", ratificou.
Mais informações pelo telefone (47) 3367-8122, das 13 às 19 horas, com setor de Imprensa.
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Texto: Silvia Bomm (jornalista)
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Balneário Camboriú entre as preferidas do visitante da ExpoLondrina
Após 11 dias de realização da 56ª ExpoLondrina, entre os dias 7 e 17 deste mês, a conclusão é de que quem visitou o estande da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, em parceria com o Beto Carrero World, deseja viajar para o destino catarinense em breve. O estande recebeu uma média de 10 mil visitantes no período, mais de mil ao dia, o que resultou em bons contatos e muita interatividade entre os destinos e os propensos turistas.
O público que esteve no estande recebeu informações atualizadas sobre o município, como o desenvolvimento em infraestrutura humanizada - a ampliação das ciclovias e ciclofaixas, as travessias elevadas, o acesso às praias, os pontos turísticos naturais e os complexos turísticos que a cidade oferece, e, entre vários outros motivos para que o visitante eleja a cidade como destino, a quantidade e qualidade de serviços como na hotelaria, gastronomia, comércio e vida noturna.
Um dos visitantes do estande foi Vanderlei Calderon, que costuma trazer grupos de turistas para Balneário Camboriú. Ele avaliou como uma das cidades mais procuradas em Londrina para a aquisição de pacotes turísticos. "Não tenho o que reclamar do município. É muito boa a praia, a vida noturna e os passeios durante o dia ou à noite".
O operador de viagens Paulo Roberto Santos, da Rede Sul Turismo de Cascavel, afirmou que para os paranaenses, a praia em primeiro lugar como destino é Balneário Camboriú. "É uma referência de Santa Catarina. Estou há 20 anos no Paraná, e nesse tempo, pela procura, posso certificar que Balneário é que induz as nossas vendas", e continuou: "Balneário Camboriú é a praia mais lembrada no Paraná".
Para o corretor de imóveis Queiroz Viana, que procura sempre passar suas férias em Santa Catarina, Balneário Camboriú é uma das cidades mais lindas para o turismo. "Eu adoro Balneário. Pena que para mim é sempre muito corrido, mas procuro passar com frequência no município, nem que seja para fazer minhas refeições", pontuou.
O representante comercial Vinícius Ramos, expositor de Araçatuba, disse que Balneário Camboriú é tão importante para o segmento de feiras, que é um participante imprescindível para as grandes exposições. "Convidamos a Prefeitura para conhecer o evento, e expor suas belezas em nossa cidade", finalizou.
"Estamos felizes com os resultados obtidos na ExpoLondrina. Distribuímos milhares de informativos e a receptividade foi excelente", qualificou a assessora da Sectur que esteve no evento, Silvia Bomm. Ela aproveitou para demonstrar aos visitantes a interatividade do novo aplicativo da Sectur, ''BCOAnoTodo''.
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Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Divulgação/S. Bomm
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Balneário Camboriú será divulgada na 1ª FIT Pantanal
Com o intuito de divulgar Balneário Camboriú em território nacional, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) estará presente na 1ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, do dia 20 a 24 de abril.
Com mais de 70 expositores, a FIT Pantanal tem como objetivo se inserir no calendário de eventos turísticos internacional, projetando roteiros e fomentando operadores internos e externos, principalmente na América do Sul. A consolidação da feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos, da região central do Brasil, é uma forma de atrair novos olhares para os diferentes tipos de turismo encontrados no país.
A Sectur estará com estande próprio e contará com a participação de profissionais de Balneário Camboriú, que apresentarão seus projetos para 2016, planos para a rede hoteleira e as diversas formas de turismo encontradas na Capital Catarinense do Turismo. O Beto Carrero também estará com estande próprio, divulgando a cidade de Penha, auxiliando no turismo no Vale do Itajaí.
Para o diretor-geral da Sectur, Rafael Amâncio, “o estado do Mato Grosso é considerado um bom emissor de visitantes a Balneário Camboriú, mas é necessário intensificarmos nosso trabalho de divulgação para elevarmos ainda mais o número não somente de visitantes, mas também de investidores mato-grossenses à nossa cidade.”
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Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Matheus Petter (estagiário)
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Hoteleiros esperam 90% de ocupação para o feriadão
Com a chegada do feriado de Tiradentes, a procura por Balneário Camboriú, mesmo fora de temporada, é alta. Com duração de quatro dias, o feriadão, que começa dia 21 de abril e se estende até o domingo, dia 24, promete trazer turistas à cidade, movimentando a economia e o comércio, mesmo com o fim do verão.
Ano passado, nesta mesma época, o Portal de Informações Turísticas (PIT), de Balneário Camboriú, registrou um total de 50 ônibus de turismos na cidade, contabilizando mais de dois mil visitantes, dentre eles brasileiros, argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos. Cerca de 90% dos turistas ficaram mais de um dia na cidade, promovendo os diferentes tipos de atrativos turísticos encontrados aqui, e também na região, como o Beto Carrero, em Penha.
A vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) Dirce Fistarol, conta que há bastante procura nesta época, pelo fato de ser baixa temporada e muitos dos turistas que chegam estão vindo pela primeira vez. “A meteorologia é um fator importante, pois com um tempo bom e estável, é provável que o número de turistas aumente”.
O diretor-geral da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Rafael Amâncio, acredita que este feriado “vai ser ótimo com a vinda de mais turistas para Balneário. Apesar de ser outono, ainda encontramos argentinos aqui, que prolongaram a estadia, aproveitando ainda mais o que nossa cidade tem a oferecer. Nesta mesma época também temos a melhor idade presente nos eventos que Balneário Camboriú dispõe a eles.”
Olga Aparecida Ferreira, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares (Sechobar), comemora a ocupação hoteleira em 90%. Devido o feriado ser na mesma semana dos gideões, traz diferentes tipos de público para a região, como melhor idade, evangélicos e também os turistas brasileiros. “Comparado ao ano passado, o feriado de Tiradentes deste ano superou todas as expectativas”.
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