- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Cultura do Sul será divulgada durante a 1ª Bike Fest
Muitas atrações estão sendo preparadas para oferecer aos participantes e aos espectadores da 1ª Bike Fest e do Campeonato Mundial de Mountain Bike, que acontecem em Balneário Camboriú na primeira quinzena de setembro, um grande evento. Uma das atrações é o Costelaço Fogo de Chão que deve movimentar o bairro de Taquaras, nas mesmas datas da Bike Fest, em 5, 11 e 12 de setembro. O almoço nos três dias acontece junto à Rodovia Interpraias, no número 700.
Segundo os organizadores do Costelaço, Wilmar Correa, Adilson dos Santos e Jean da Cruz, o objetivo da promoção é divulgar a cultura da região Sul entre participantes de 24 países. “A tradição gaúcha é a nossa legítima tradição. O paulista tem o pagode, o nordeste tem o forró, precisamos valorizar a cultura do Sul”, analisa Wilmar.
A 1ª Bike Fest contará com passeio ciclístico no dia 5, com saída às 9 horas da Praça do Pescador, no bairro da Barra, e chegada na praia de Taquaras; corrida de 100 metros para cadeirantes, uma promoção da Afadefi – Associação de Apoio as Famílias de Deficientes Físicos de Balneário Camboriú; e ainda invernadas e danças folclóricas com dez grupos de dança, em homenagem à Semana Farroupilha e cantores da região.
Também durante a festa, acontece a entrega de prêmios do campeonato mundial de montain bike (veja sobre este evento em www.ciclismosc.com.br), que está agendado para a semana de 7 a 12 de setembro e sorteio de uma bicicleta. Informações adicionais pelo telefone (47) 9914-6687. Apoio institucional da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e parceria da Afadefi.
Secretaria de Turismo – Sectur Balneário Camboriú - SCAssessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP-PR)(47) 3367-8122
Balneário Camboriú sedia 3º Festival Náutico
Aproximadamente 5 mil visitantes estão sendo esperados para mais uma edição do Festival Náutico, que é realizado pela Tedesco Marina, em comemoração ao quarto aniversário do empreendimento. Neste ano será a 3ª edição do festival, que irá contar com 30 expositores que divulgarão marcas, produtos e serviços de ponta, a um público todo especial, os amantes do universo náutico. O 3º Festival Náutico Tedesco Marina acontece entre 4 e 7 de setembro, na Barra Sul, na Tedesco Marina Garden Plaza.
O evento terá como um de seus destaques a inauguração do Espaço de Eventos Tedesco Marina, um ambiente exclusivo para eventos fechados, com uma área de 700 metros quadrados. Também entre as atrações, o Rally Náutico, festas, curso e provas para Arrais e Mestre Amador, e também o Salão de Novos e Seminovos, no qual acontecerão negócios com embarcações de 19 a 76 pés.
"Preparamos o evento com muito carinho e esperamos a todos no 3º Festival Náutico Tedesco Marina", disse a diretora executiva da Tedesco Marina, Juliana Tedesco dos Santos.
Serviço:O que: Festival Náutico de Aniversário Tedesco Marina.Quando: 04 a 07 de setembro de 2010.Onde: Tedesco Marina Garden Plaza (Avenida Normando Tedesco, 1350. Barra Sul. Balneário Camboriú, SC, Brasil). Horário: 10h às 20h (encerramento da bilheteria às 19h).
PROGRAMAÇÃO:03 de setembro (Sexta-feira)11h: Desfile de divulgação do 3º Festival Náutico Tedesco Marina pela orla de Baln. Camboriú;18h: Briefing do Rally Náutico;19h: Coquetel de Lançamento do 3º Festival Náutico Tedesco Marina (mediante apresentação de convite).
04 de setembro (Sábado)09 às 11h: Café da manhã aos participantes do Rally Náutico Tedesco Marina;10h: Abertura da bilheteria; 11h: Desfile de divulgação do 3º Festival Náutico Tedesco Marina pela orla de Baln. Camboriú; 11h: Largada do Rally Náutico Tedesco Marina (necessária aquisição da camiseta do Rally);14h: Festa do Rally Náutico Tedesco Marina (DJ China);14h: Curso de Arrais e Mestre Amador;19h: Provas de Arrais e Mestre Amador;19h: Fechamento da bilheteria;20h: Encerramento da feira.
05 de setembro (Domingo)10h: Abertura da bilheteria;11h: Desfile de divulgação do 3º Festival Náutico Tedesco Marina pela orla de Baln. Camboriú; 12h: Almoço - Paella by Riso Massa & Risotos (convites antecipados na recepção da Tedesco Marina);14h: Curso de Arrais e Mestre Amador; 17h: Desfile Arezzo e DJ;18h: Sunset com Daniel Monteiro e Trio;19h: Provas de Arrais e Mestre Amador;19h: Fechamento da bilheteria;20h: Encerramento da feira.
06 de setembro (Segunda-feira)10h: Abertura da bilheteria;12h: Almoço by Chef Erica Betz (convites antecipados na recepção da Tedesco Marina);14h: Curso de Arrais e Mestre Amador; 18h: Sunset by FG Empreendimentos, com a banda The Headcutters;19h: Provas de Arrais e Mestre Amador;19h: Fechamento da bilheteria;20h: Encerramento da feira.
07 de setembro (Terça-feira) 10h: Abertura da bilheteria;12h: Almoço by Chef Erica Betz (convites antecipados na recepção da Tedesco Marina);14h: Curso de Arrais e Mestre Amador; 18h: Sunset com banda Café no Bule;18h: Happy Hour com banda Café no Bule;19h: Provas de Arrais e Mestre Amador;19h: Fechamento da bilheteria;20h: Encerramento do Festival Náutico.
Informações adicionais: www.festivaltedescomarina.com.br ou pelo fone (47) 3361-1420.
Divulgação institucionalSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoSectur – BC – Fone (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Operadores alemães conhecem a cidade de Balneário Camboriú
O nevoeiro que encobriu a cidade de Balneário Camboriú no último final de semana, não impediu a chegada de turistas de várias partes do país, e até do exterior. Desta vez, outro grupo de visitantes se encantou com as belezas da região: operadores da Alemanha ficaram admirados com a estrutura local e com o trade turístico do município.
No domingo, 22, aproximadamente 20 operadores alemães vieram de Florianópolis, passearam pela Rodovia Interpraias e depois fizeram uma parada para almoço no Recanto das Águas. Também foi realizada uma apresentação do material de divulgação da cidade e à tarde, os agentes de viagens conheceram a orla da praia e o comércio da Avenida Brasil. O jantar foi à base de frutos do mar, na Barra Sul
O grupo europeu veio para conhecer a região Sul do país e o trade turístico local, afirmaram ter se impressionado com a estrutura oferecida e com o atendimento recebido nos estabelecimentos. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico acompanhou a visita e fez a divulgação da cidade, com a entrega de revistas, informativos e materiais com imagens fotográficas e vídeo institucional.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a opinião dos alemães mostra a força que o turismo local tem e prova que estamos preparados para receber esses turistas. “Também será necessário realizar um trabalho focado nos destinos emissores da Europa, para que os visitantes europeus comecem a vir em maior quantidade para Balneário Camboriú e que possam desfrutar de toda a nossa estrutura”, analisa.
A operadora alemã Tramex, da cidade de Hamburg, organizou a viagem para o Brasil e a empresa Opco - Tours e Events, do Rio de Janeiro, colaborou com a vinda do grupo na companhia de um guia de turismo. Também estiveram presentes a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - Sol, representando o Estado de Santa Catarina, a empresa turística Tui, da Polônia e a TAM Airlines de Frankfurt. Na segunda-feira, 23, o grupo seguiu para as cidades de Blumenau e Pomerode.
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Basso - estagiária de Comunicação Social Foto: DivulgaçãoSupervisão profissional: DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.br
Revista Viagem e Turismo elege o melhor estado em turismo
Até o dia 31 de agosto será apontada, por leitores da revista Viagem e Turismo, o Melhor Estado do Brasil para o turismo. Quem quiser ajudar Santa Catarina a vencer esta competição, poderá enviar seu voto através do portal na internet www.embarquecomvt.com.br , pelo link “participe da pesquisa” e vote em “SANTA CATARINA”. Quando solicitar o código de participação, digite VB26Q637.Vale lembrar que por três anos consecutivos, o nosso Estado foi o mais votado e esse título também auxilia as cidades a desenvolverem ainda mais o setor. Lembre-se, o voto pode ser feito somente até terça-feira próxima.
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoBalneário Camboriú – SCSetor de Imprensa(47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Ministério do Turismo realiza workshop piloto em Balneário Camboriú
Entre os 65 destinos indutores de turismo do país, aqueles destinos que tem a capacidade de atrair e distribuir turistas para toda a região que pertence, Balneário Camboriú é um dos três melhores em organização através do seu Grupo Gestor, entidade que trabalha em parceria e colhendo informações técnicas em prol do Conselho Municipal de Turismo – Comtur. Por isso, a cidade foi escolhida e sediou, nos dias 26 e 27 de agosto, o evento piloto Workshop sobre Empreendedorismo e Liderança Coach.
A capacitação foi uma iniciativa do Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil e acontecerá em todos os destinos indutores com os grupos gestores. Segundo explica o consultor do Marca Brasil, Álvaro Ornelas, Balneário Camboriú se mostrou um município organizado e apresentou dados bem trabalhados nos aspectos do turismo local. “Esse trabalho irá servir de base para aumentar a competitividade do destino, por isso, o Grupo Gestor é um grande aliado do Conselho Municipal de Turismo e esse levantamento irá resultar em uma cultura de cooperação entre os atores para desenvolver o turismo da cidade e da região”, avaliou Ornelas.
O consultor explicou que os workshops – serão três no total – servirão para desenvolver a liderança, respeitando culturas e egos. Irão dar ferramentas para o sistema de gestão do destino indutor com métodos de trabalho que irão favorecer os trabalhos dos Comturs dos 65 municípios indutores do Brasil.
“O Ministério do Turismo irá conhecer os dados de Balneário Camboriú feitos por Balneário Camboriú mesmo. Isso se chama Gestão de Processos. O que a gente quer, é uma cultura de gestão inovadora para a cidade para que ela seja não apenas no presente, mas também no futuro um destino destaque no turismo”, informa.
Durante o workshop do Mtur e Marca Brasil, o Grupo Gestor apresentou resultados considerados mais que satisfatórios. Os membros do GG receberam noções sobre competências, como a cognitiva (aprender a aprender), produtiva (aprender a fazer), interpessoal (aprender a conviver) e de ponta (aprender a lidar com o futuro).
Segundo a consultOra do Instituto, Maude Piva, Balneário Camboriú é o 3º a mostrar que fez o dever de casa. “Balneário Camboriú precisava um Grupo Gestor como o que foi formado, e vemos o envolvimento do secretário de Turismo. Sem dúvida, aqui o grupo andou”, confirma.
Para o secretário municipal, Ademar Schneider, é uma satisfação ter um Grupo Gestor participativo e que vem a fortalecer o trabalho do Comtur. É um grande prazer poder sentir a sociedade se mobilizando e participando no processo de administração pública”, Analisa Ademar.
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)Fotos: Divulgaçãowww.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Grupo Gestor será apresentado na Câmara de Vereadores
Durante o tema livre da sessão agendada para a quinta-feira, 2 de setembro, às 17 horas, no Plenário da Câmara dos Vereadores de Balneário Camboriú, o Grupo Gestor do destino indutor de turismo regional Balneário Camboriú irá apresentar suas atividades e entregar aos vereadores e a todos os interessados nos trabalhos da equipe, os documentos que orientam as ações do Grupo Gestor, ou simplesmente GG, como está sendo conhecido. O encontro é aberto à comunidade, principalmente ao trade do turismo e à imprensa.
Uma das metas do Plano Nacional de Turismo é estruturar 65 destinos indutores com padrão de qualidade internacional para o atendimento ao turismo. Para possibilitar essa estruturação, a Fundação Getúlio Vargas e o Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas - SEBRAE elaboram um grande Estudo de Competitividade. O Grupo Gestor é o grupo local que trabalha diretamente o resultado desse estudo, buscando fomentar ações que desenvolvam as características turísticas do destino indutor. No Brasil, foram organizados 65 grupos gestores, pois são 65 destinos indutores, e o objetivo final, o de qualificar o destino para captação de verbas federais através de projetos que impulsionem a atividade turística.
Em Balneário Camboriú, um dos três destinos indutores de turismo regional selecionados pelo Ministério do Turismo em Santa Catarina – O GG é composto por representantes do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes – Sindisol, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Sectur, Secretaria do Meio Ambiente – Semam, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau – BC Com Vida, Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Consórcio da Costa Verde e Mar – Citmar e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina – SEBRAE, no total aproximado de 14 integrantes, entre titulares e suplentes.
A exposição na Câmara mostrará, de forma breve, todo o processo que culminará no Plano de Ação a ser enviado ao Ministério do Turismo e ao Programa de Regionalização do Turismo. Será apresentando o levantamento de dados das características turísticas de Balneário Camboriú e o diagnóstico do município elaborado pelo Grupo Gestor.
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br Fotos: Arquivo SecturLegenda: Grupo Gestor busca ações para qualificar o turismo de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú sedia encontro do Rotary Internacional
Integrar rotarianos e convidados através do companheirismo e integração é uma das propostas do 5º I.R.A. – Intercâmbio Rotário da Amizade, realizado pelo Distrito 4651 de Rotary Internacional, organizado pelo Rotary Club de Balneário Camboriú e com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do IFMR – International Fellowship Of Motorcycling Rotarians. O evento acontece nos dias 27 e 28, no Hotel Marambaia e é aberto à comunidade interessada.
Companheirismo do Rotary Club também será desenvolvido através de palestras, painéis, projetos e debates. Temas como meio ambiente com ênfase na sustentabilidade, Fundação Rotária e profissionalismo serão debatidos e direcionados a todos os participantes. No sábado, 28, a partir das 15h, acontece a carreata (motocata), com trajeto pela rodovia Interpraias, passeios pelos pontos turísticos e plantio de árvores.
O 5º Intercâmbio Rotário da Amizade acontece anualmente e teve como sede cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Neste ano, Santa Catarina foi o escolhido, e Balneário Camboriú espera receber cerca de 150 participantes.
Cada integrante pode levar convidados para participar e conhecer a organização Rotary. A abertura do 5º I.R.A. está programada para 19h30 de sexta-feira e as inscrições podem ser feitas até as 19h no local. No sábado o encontro inicia às 9h.
Segundo os organizadores, o 5º I.R.A. traz o conjunto de expectativas de mais de 1,3 milhão de rotarianos no mundo: “A arte de praticar o companheirismo como forma de participar da melhoria da condição de vida da sociedade humana”.
ProgramaçãoDia 27/08/2010 - sexta-feira19h - Inscrições, entrega de crachás e materiais20h - Abertura do 5º IRA, Hino Nacional e Boas Vindas20h30 - Palestra "O Bom Rotariano", Celso Junqueira (RC São José do Rio Preto)21h - Palestra "IFMR-SA e os Grupos de Companheirismo Rotário", Adílson Bonato (RC Araras) e André Carrazone (RC São José do Rio Preto)21h30 - Jantar de Confraternização
Dia 28/08/2010 - sábado8h30 - Inscrições, entrega de crachás e materiais9h - Abertura do 2º dia do 5º IRA9h30 - Apresentação da logo e do tema do evento, Paulo Leme9h45 - DVD em homenagem à Santa Catarina10h - Palestra "Meio Ambiente", Eduardo Cartamil10h30 - Palestra "Companheirismo em Rotary", EGD Paulo Fernando Branco (RC BC Norte)11h - Coffee Break e apresentação dos alunos da Escola de Música (Música Ocupa e Diverte)11h30 - Palestra "Profissionalismo em Rotary", EGD Israel Antônio Afonso (RC Lins)12h - Palestra "Fundação Rotária", José Alberto Noldim15h - Carreata (motocata) pela Cidade: BR 101 / Interpraias, com passeio por pontos turísticos, com escolta da Polícia Militar e carro de som (música e textos alusivos ao Rotary); plantio de árvore ou placa comemorativa18h - Retorno ao Hotel Marambaia - dispersão20h30 - Jantar dançante de encerramento e confraternização, entrega de diplomas, troféus e show com banda
Mais informações:(47) 9176 9885 – Juan(47) 7811 7489 – Alexwww.rotary5ira.com.br
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto: Daiane Basso - estagiária de Comunicação Social Supervisão profissional: DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.br
Workshop Trade fecha primeira fase no Mercosul
Com uma grande recepção para o trade do turismo argentino de Mar del Plata e região, foi realizada na sexta-feira, 20, no complexo Waikiki, o último evento da primeira fase do Workshop Trade 2010. A rodada de negócios contou com a participação de vários empreendimentos turísticos e do grupo da Costa Verde & Mar, que levou aos profissionais do turismo a divulgação de 37 parceiros do projeto que foi coordenado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, a marca institucional da Santur – Santa Catarina Turismo e a parceria das prefeituras de Itapema e Bombinhas, e ainda do Consórcio da Costa Verde e Mar (Citmar).
Segundo o representante do grupo, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, a participação em 12 eventos e reuniões, durante dez dias de trabalhos na Argentina e Uruguai, mostraram dificuldades e compensações. “Um projeto dessa magnitude sempre apresenta logística difícil. Nós conseguimos fazer mais eventos do que o programado e com público acima do esperado,em todos os eventos”, avaliou. Ele disse que os resultados devem começar a aparecer já na temporada que se aproxima. “Com certeza, o trabalho refletirá no turismo da região a médio e longo prazo, também, pois tivemos um grande apoio da imprensa brasileira e internacional”. A avaliação ainda pontua o público de alto poder aquisitivo que foi conquistado nos eventos. “Mostramos a essas pessoas que nossa região, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, enfim, todas as cidades que integram o Citmar, estão preparadas para atender o turista, e é possível comparar o turismo do litoral catarinense ao turismo de Mar del Plata e Punta del Este, que tem, em sua característica, um turista com potencial de gastos acima da média”, complementa citando que “valeu a pena todo o trabalho árduo realizado pela equipe do Workshop Trade 2010”.
A diretora de Turismo de Bombinhas, Carina de Melo, também concorda que valeu muito a pena. “O Workshop Trade divulgou Bombinhas de forma intensa, assim como todos os parceiros do projeto. Para nós, foi recompensador sermos divulgados ao lado de Balneário Camboriú, que é um destino muito procurado pelos argentinos. Com certeza, aumentou nossa visibilidade no mercado do Mercosul e continuaremos apoiando a venda da região como um todo”, analisou a diretora, que contou com o apoio da Associação Empresarial de Bombinhas )AEMB, através do Núcleo de Hospedagens, e da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.
A representante do Núcleo de Hospedagens da AEMB, Bia Prates, chamou a atenção dos empresários para o grande retorno que projetos como o Workshop Trade 2010 podem trazer para o turismo da região. “Queremos que eles se deem conta que essas promoções são fundamentais para o crescimento do nosso município e nossa região. O lucro acaba vindo para todos, desde o vendedor ambulante, ao hoteleiro, ao comerciante”, conclui. A empresária acredita que as cidades da região do Citmar, principalmente Bombinhas, podem e devem fomentar o turismo do ano todo. “Não somos só praia. Temos salões de eventos e atividades de lazer para os 365 dias do ano. Bombinhas já é muito procurada pelo turismo internacional, e pode ser ainda mais, basta que todos se unam pelo mesmo objetivo”, assinalou.
O último evento da primeira fase, realizado no Balneário Waikiki, fechou com sucesso a divulgação da Costa na Argentina e Uruguai. A mesa de negócios acompanhada de coquetel oportunizou à região catarinense contatos importantes com emissores de turistas, sendo que o material distribuído atingiu cerca de 150 participantes, fechando a fase com mais de 1,2 mil visitantes aos eventos promovidos ou com participação do projeto. A segunda fase será em Córdoba e Rosário, na Argentina, e Santiago, no Chile, entre 22 e 30 de setembro, e a expectativa é de informar sobre o turismo da Costa Verde e Mar a mais de 2.000 participantes.
Assessoria de Imprensa Oficial do Projeto Workshop Trade 2010E-mail : silviabomm@gmail.comSilvia Bomm - DRT 3930- JP PR
Mais fotos solicitar pelo fone (47) 3367-8122 com setor de Imprensa.