- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Boas expectativas para o turismo da temporada
Balneário Camboriú está com tudo pronto para receber turistas de todos os estados do Brasil e até do exterior, durante a temporada de verão. Com exuberante beleza natural e vida noturna movimentada, gastronomia requintada, parques e até zoológico, a cidade é uma excelente opção para turistas de todos os cantos dos cinco continentes do planeta Terra.
A expectativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) é positiva, pois avalia o movimento dos anos anteriores e o grande potencial que a cidade apresenta. De acordo com o secretário de Turismo do município, Ademar Schneider, espera-se um crescimento de 10% a 15% na vinda de turistas para esta temporada, em relação aos números do verão passado. O fluxo turístico de 2009, segundo o departamento de Planejamento da Sectur, que analisa a coleta residual de lixo da cidade, foi de 2,3 milhões entre os meses de dezembro de 2009 a março de 2010.
Especificadamente, quando se fala em número de ônibus, Schneider aponta dados exatos coletados através do Portal de Informações Turísticas (PIT) da Sectur, nos anos anteriores. “Acreditamos que passarão por Balneário Camboriú, durante a temporada, aproximadamente 3 mil ônibus de turismo”, destacou o secretário, frisando que devido à divulgação no Mercosul, turistas de países como Argentina e Chile, deverão vir massivamente ao município. “Nosso trabalho de divulgação frente ao Mercosul proporcionou uma amplitude de Balneário Camboriú. As operadores destes trades definitivamente abraçaram a causa turística e colocaram nossa cidade como prioridade”, enfatizou.
Quanto aos meios de transporte utilizados pelos turistas, o secretário foi unânime: “Além de automóveis e ônibus, com certeza, os voos fretados, também conhecidos como charters, serão a opção de muitas das pessoas que virão a Balneário Camboriú, principalmente os do Mercosul e Chile”. O secretário lembra que visitantes vindos através de terminais aeroportuários poderão movimentar de forma significativa a economia da Costa Verde e Mar.
Além disso, Schneider salientou que o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista, promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú através da Sectur, foi primordial para a qualificação do atendimento. “Balneário mostrará que, além das infinitas belezas naturais, atrações diversas, gastronomia, vida noturna, tem uma cadeia produtiva de bons profissionais, que prezam o aprimoramento no atendimento ao turista”, ressalvou.
Atrações
Durante toda a temporada, que vai de dezembro até março, os visitantes encontrarão uma diversidade de opções em Balneário Camboriú. Além de toda a programação natalina, que iniciou no dia 13 de dezembro com o Brilhos de Natal e se estenderá até 10 de janeiro, os turistas apreciarão o tradicional Reveillon Show na orla da Praia Central – este ano com seis balsas disparando fogos de artíficio.
Mesmo com todas estas atrações, Balneário Camboriú proporciona muito mais para os visitantes. Nos meses de janeiro e fevereiro, o visitante e os moradores poderão encontrar atividades de verão na Praia Central, que vão desde aeróbica, ginástica, esportes diversificados, cultura e até recreações. E quando os visitantes pensarem que já terminou, a cidade, que é uma das 65 cidades indutoras de turismo do Brasil, mostra que ainda tem mais, com muito agito e festa no Carnamboriú 2011, que deverá acontecer de 4 a 8 de março, no Pontal Norte e no Centro, com vários shows e matinês infantis, para fechar a temporada com chave de ouro.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto : Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialFotos: Daiane Benso e Silvia BommSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Encontro de amigos surpreendeu a organização
Desta vez, não foi pelo número de participantes, aglomero na Avenida Atlântica ou pelo céu azul e calor. O 12º Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú causou surpresa na coordenação do encontro pela organização das barracas, pelo respeito às regras colocadas dois dias antes do evento em reunião e pela tranquilidade, tanto durante a montagem, quanto no encerramento da confraternização.
A Avenida Atlântica era para ser fechada totalmente, inclusive suas laterais, às 9h30 da manhã, mas isso não foi necessário. Devido à redução no número de inscrições – o que foi positivo para o verão na opinião dos coordenadores – o trânsito de veículos não foi muito prejudicado e não chegou causar transtornos no centro da cidade. O evento também surpreendeu pela rápida finalização dos participantes, que às 17h iniciaram a desmontagem das tendas, e às 19h foi possível, para a Secretaria de Segurança, através dos agentes de trânsito, liberar os veículos.
O encontro foi movimentado pela alegria, descontração e pela amizade, que é o ingrediente principal da festa. Blumenau participou enviando Michelly Francine Bohnen, sua miss de 20 anos, que desfilou ao lado de uma bandinha alemã. O grupo Latarte, de Camboriú, também fez bonito e chamou a atenção com suas crianças e adolescentes fazendo um bom batuque, entre tambores, repiques e latas velhas.
Segundo informou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o mais interessante foi a compreensão dos grupos, semestre a semestre, em fazer cumprir o regulamento da festa. Além disso, destacou a ação social promovida pelo evento, que arrecadou muitos brinquedos e alimentos, que faziam parte da inscrição para os participantes.
“Já entregamos os primeiros kits de Natal para o Núcleo de Educação Infantil Recanto dos Passarinhos e para o Núcleo de Educação Infantil Meu Primeiro Passo. Estivemos na festa de encerramento do Meu Primeiro Passo, no centro comunitário do Nações. Foi emocionante ver as crianças recebendo os brinquedos doados pelo encontro”, disse Ademar, que agora cumpre entrega mediante ofícios de solicitação recebidos na Sectur.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo – Sectur Assessoria de Imprensa Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR) Fotos: Celso Peixoto, Rafael Weiss e Silvia BommFone: (47) 3367-8122 www.secturbc.com.br
Sectur entrega donativos para entidade
O Centro de Recuperação Filhos de Israel, da cidade de Camboriú, recebeu na tarde desta segunda-feira (13) das mãos do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, alimentos arrecadados na ação de Natal promovida durante a organização do Encontro de Amigos. Cerca de 200 quilos de donativos serão bem aproveitados por 30 homens jovens e idosos que estão na entidade e buscam inserir-se novamente na sociedade.
Para a presidente do Filhos de Israel, Maria Etuita Dias, a doação é muito importante, principalmente por se tratar da véspera do Natal. “É uma benção de Deus pra gente estes alimentos. Vão nos ajudar e muito”, enfatizou.
Todos os donativos entregues durante a ação serão repassados pela Sectur mediante ofícios de solicitação das entidades interessadas.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto e fotos: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Chegada do Papai Noel emociona as famílias no Pontal Norte
Enfim, Papai Noel chegou oficialmente a Balneário Camboriú. Depois de duas datas canceladas em função da chuva, nesta quinta-feira, no Pontal Norte, o bom velhinho chegou à cidade. O prefeito Edson Piriquito e o vice-prefeito Cláudio Dalvesco chamaram Papai Noel nos microfones do palco. Lá de cima do edifício redondo do pontal norte, Noel apontou para a multidão que o esperava. Papai Noel desceu de tirolesa, chegando até o palco e recebendo das mãos de Piriquito, a chave da cidade. Antes, o presidente da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas, Miro Teixeira, disse que a chegada do Papai Noel é o cume de um projeto que iniciou em 2009, com uma extensa programação de Natal montada em parceria com a Prefeitura na época. Em 2010, o projeto cresceu ainda mais e para Miro, a chegada do Papai Noel é o ápice do sucesso de uma grande parceria entre o município, a CDL e Sincomércio. “O poder público e a iniciativa privada caminhando juntos”, disse Miro. Para o prefeito Edson Piriquito, o momento foi especial mais uma vez. “Lutamos muito para fazer uma cidade melhor, deixar a vida das pessoas mais tranqüila e segura, por isso, aproveito o momento para chamar os integrantes da nossa Guarda Municipal, que está em treinamento para atuar na nossa segurança no próximo ano”, disse o prefeito, chamando para o palco, os mais de 60 alunos que cursam o curso de formação, ministrado pela PM de Balneário Camboriú. Piriquito disse também, que o Natal é um momento de reflexão e de aproximação entre as famílias e as pessoas. “Estou orgulhoso de podermos proporcionar um Natal belo, que nunca houve igual em Balneário Camboriú, é um presente para nosso turista, mas principalmente um presente para nossa gente”, disse o prefeito. Logo após a entrega da chave da cidade ao Papai Noel, o bom velhinho iniciou os trabalhos na Casa do Papai Noel, localizado na Barra Norte, que ficará até o Natal, recebendo milhares de crianças de todas as partes do paí o Natal, recebendo milhares de crianças de todas as partes do país e da região. Os trabalhos na Casa do Papai Noel, localizado na Barra Norte acontecerão até o Natal, sempre das 18h às 22h. Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Rafael Weiss - SC/02094-JPFoto: Silvia Bomm
Segurança reforça regras para o encontro de amigos
Neste sábado, 11, acontece na Avenida Atlântica, a 12ª edição do evento “Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú”. A festa inicia às 11h e finaliza às 17h com apoio das autoridades de segurança, trânsito, limpeza urbana, iluminação pública, obras e realização da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município. Na noite desta quarta-feira (8), os representantes dos mais de 40 grupos que participarão da confraternização, conheceram (ou relembraram) as regras do encontro, em reunião na Casa da Sogra.
Devido à viagem do secretário de Turismo, Ademar Schneider, a Brasília, a reunião foi desenvolvida pelo secretário de Segurança, Adelcio Bernardino, com a participação da Polícia Civil, através do responsável pelo setor de alvarás, Jackson Luiz Huber, da Polícia Militar, com a presença do capitão Delaiti, o supervisor operacional da Secretaria de Segurança, Francisco de Assis Silva, e o diretor da Sectur, Renê Rothenburg Junior.
A grande preocupação das autoridades, é que se cumpram as regras da festa, principalmente com a questão dos horários. O secretário Adelcio e o capitão da PM Delaiti reforçaram que às 17 horas todas as barracas já estejam sem som e sendo recolhidas, para que não atrase a liberação do trânsito. “Pedimos a cooperação, pois sabemos que esse horário ainda é cedo, tem sol, mas se não for cumprido, teremos grandes transtornos de trânsito na cidade”, comentou o capitão. “Lembramos a todos que este evento era para acontecer na Barra Sul, mas por pedidos à Sectur, voltou ao centro. Há muitas reivindicações de quem não aceita o encontro, por isso, pedimos organização e respeito às regras, para que esta edição de verão não seja penalizada.
Outro ponto discutido foi a cessão de energia elétrica pelos quiosques. Alguns participantes reclamaram de não ter um ponto de luz comum para poder captar a energia e, com isso, muitos ficam obrigados a pagar preços fora da realidade para comerciantes do calçadão. A Secretaria de Segurança se comprometeu conversar com o responsável pela associação dos comerciantes e solicitar um preço comum e justo, para aqueles que puderem ceder a energia.
Também foi exposto à organização, que todos precisam ter responsabilidade e agilizar a colocação e retirada de materiais, para não trancar a pista da esquerda da Atlântica. A via deverá ficar liberada para passagem de veículos de emergência. Essa questão deverá retornar com mais vigor nas próximas edições, para que os transportes de banheiros químicos, de tendas pelas empresas que alugam o equipamento e outros grandes materiais sejam cronometrados, com tempo de chegada e saída para organização da via.
Lembretes importantes - As tendas não podem ser armadas invadindo a pista da esquerda. As que forem montadas em locais que tem estacionamento, devem ser dispostas aproveitando esse espaço e sendo colocadas a partir do meio-fio; - É obrigatório deixar espaço de 2,50 metros em frente às barracas, para circulação dos veículos de emergência; Não será permitido o uso das calçadas; - Só podem participar os grupos que estão devidamente inscritos na Secretaria de Turismo e tiverem feito a doação dos brinquedos e alimentos requisitados para a ação social de Natal da Secretaria; - É proibida a venda e a propaganda de produtos com panfletagem em barracas, apenas o nome do grupo pode fazer alusão às empresas; - Cada grupo deverá acondicionar o lixo de sua barraca, evitando resíduos de alimentos, carvão, copos plásticos, etc; - O asfalto deverá ser protegido no caso do uso de churrasqueiras ou outros equipamentos que danifiquem o piso; - É obrigatório o uso do extintor de 4 quilos de pó químico (não serve o de automóvel) em barracas que usarão fogo de qualquer natureza – fogão, churrasqueira,etc; - É expressamente proibido o som mecânico, automotivo ou de bateria; Somente ao vivo e com instrumentos permitidos pela Sectur; - É proibido o uso de copos e garrafas de vidro e ainda de lenha verde para assar carne, pois produz muita fumaça; - É proibida a permanência e circulação de motos, automóveis, bicicletas e outros veículos no horário e trecho da festa.
Fechamento da Avenida - 3h - O fechamento da via ocorrerá às neste horário, para montagem das barracas; - 7h - Será feita a liberação da área para montagem dos equipamentos dos grupos; - 9h - Será proibida a circulação de veículos envolvidos na montagem; - 9h30 – Fechamento total das ruas laterais; - 11h – Abertura oficial do evento; - 17h – Encerramento do evento com início da desmontagem e proibição de som nas tendas; - 18h – Limpeza da Avenida e em seguida, liberação do trânsito.
Obs – Haverá rigorosa fiscalização para o cumprimento das normas que já estão com todos os grupos.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo – Sectur Assessoria de Imprensa Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR) Foto: Divulgação Sectur Fone: (47) 3367-8122 www.secturbc.com.br
Prefeito recebe premiação para a Costa Verde e Mar
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Piriquito) recebeu na noite desta terça-feira, 7, no Centro de Eventoa Ulisses Guimarães, em Brasília, o prêmio oferecido pelo Ministério do Turismo à Costa Verde e Mar, pelo projeto Cicloturismo na região. O prêmio refere-se a 1ª Chamada das Melhores Práticas dos 65 Municípios Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010, pela criação de um novo roteiro turístico que envolve os 11 municípios da Associação dos Municípios da Costa Verde e Mar, Amfri, o Cicloturismo.
Além do prefeito, a premiação contou com a presença do secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, da técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMar), Vivian Floriani, e da coordenadora Margot Rosembrock, do Grupo Gestor de Balneário Camboriú, entidade que sugeriu e realizou a inscrição do Cicloturismo para o prêmio.
O Cicloturismo da Costa Verde e Mar foi construído pelo CITMar em 2009, para valorizar o interior e litoral desta região turística, além de criar uma opção de turismo para os amantes da bicicleta. Em Santa Catarina, Balneário Camboriú foi o único a receber a premiação na dimensão Cooperação Regional com a melhor prática para o “Circuito de Cicloturismo Costa Verde e Mar”.
Plano de Marketing a caminho
Enquanto Balneário Camboriú e região eram premiados como uma das melhores práticas dos 65 indutores de turismo, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, se preparava para anunciar, nesta quarta-feira, 8, a liberação dos recursos para a implementação do Plano de Marketing dos Destinos Indutores do Turismo Regional desenvolvido pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) em parceria com o órgão federal. O anúncio acabou sendo feito hoje ao presidente da entidade, Marco Antonio Castello Branco, durante o almoço realizado em homenagem a Barreto por sua gestão na pasta.
Ontem, o secretário de Turismo Ademar Schneider, assim como os associados da Anseditur, se mostravam preocupados com a troca do Governo e a possibilidade da perda dos recursos garantidos neste ano. Hoje, mais tranqüilo, Ademar se mostrou confiante que no próximo ano Balneário Camboriú possa receber o plano, que contará com o trabalho da Secretaria de Turismo do município.
Já para o presidente Castello Branco, “este foi o melhor ano da Anseditur, pois culminou com essa notícia”. Segundo disse, os recursos liberados, no valor de R$ 4 milhões, permitirão que os projetos já desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tenham início imediato nos 20 destinos selecionados para a primeira fase do programa. A partir de agora, a Anseditur trabalhará pela liberação do restante, e beneficiar todos os indutores do país.
LEGENDANa foto, a coordenadora Margot Rosembrock, a técnica Vivian Floriani, o presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, Marco Antonio Castello Branco, o secretário Ademar Schneider, e prefeito Piriquito, que recebeu o prêmio inscrito por Balneário Camboriú pela região.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo – Sectur Assessoria de Imprensa Texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR) Foto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122 www.secturbc.com.br
Rádios paraguaias realizam primeira transmissão internacional de BC
Tudo o que há de bom e bonito em Balneário Camboriú será divulgado no Paraguai, pelo segundo ano consecutivo, neste mês, diretamente da orla. Comunicadores da rádio Latina 97.1 FM e rádio Canal 100.1 FM, da capital de Assunção, estão em um estande montado na Praça Almirante Tamandaré e levam aos paraguaios, internautas e aos apreciadores da Praia Central, das 8h às 21h, além de muita música, diversas entrevistas sobre vários assuntos ligados ao verão e a Balneário Camboriú.
Desde a última segunda-feira (6), os jornalistas Marcelo Antunez e Antonella Barrese, bem como o responsável pela parte técnica, Luiz Delgado, realizam a 1ª transmissão internacional das rádios Latina e Canal. “Estamos muito felizes de estar novamente em Balneário Camboriú. No ano passado estive na cidade e trabalhei como comunicador de outra emissora”, explicou Antunez.
Conforme disse, neste ano, no comando das duas importantes rádios de Assunção, os comunicadores pretendem realizar mais uma vez um bom trabalho e colaborar na divulgação para atrair visitantes do Paraguai à Balneário Camboriú. “Acreditamos que deverá aumentar em cerca de 30% a 40%, o número de paraguaios nesta cidade. Eles estão fascinados com todos os atrativos deste lugar alegre e feliz”, enfatizou Antunez, destacando que a hospitalidade dos balneocamboriuenses com os paraguaios “é incrível, e faz com que as pessoas se sintam muito à vontade”.
O comunicador Antunez também destacou a importância do trabalho do provedor de internet que viabilizou as transmissões junto à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). “Através da parceria entre a Sectur com a Redel, conseguimos equipamentos de alta tecnologia que possibilitam que os paraguaios, internautas e turistas, além de escutar as rádios, possam ver a Praia Central de Balneário Camboriú e os nossos entrevistados em tempo real”.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, frisou que a parceria com as rádios colabora massivamente para a vinda de turistas do Mercosul à cidade. De acordo com ele, o trabalho só deverá somar na divulgação do município, que é um dos 65 indutores de turismo do Brasil.
As rádios Latina 97.1 FM e Canal 100.1 FM podem ser escutadas através do site www.radiolatina.com.py e www.cana100.com.py, respectivamente. Mais informações sobre a divulgação, na Secretaria de Turismo, pelo telefone (47) 3367- 8122.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de Imprensa - (47) 3367-8122 Texto e foto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação SocialSupervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR www.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br
Turismo de Balneário Camboriú recorre à Anac
Mais um contato foi realizado na tarde desta segunda-feira (6), em Florianópolis, para agilizar uma solução em prol da temporada, na questão do pouso de centenas de voos charters (fretados). O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, esteve reunido com a superintendência da Infraero na capital, e afirmou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deve dar sua resposta ainda nesta semana, se vai ou não liberar uma pista secundária daquele terminal para o uso de 680 voos fretados, que devem chegar para este verão trazendo turistas de vários países, principalmente do Chile e Argentina.
A problemática foi levantada na semana que passou, quando agências e operadores de turismo do exterior procuraram o secretário para colocar o impasse apresentado no aeroporto Hercílio Luz. O trade explicou a Schneider, que o aeroporto sinalizava a possibilidade de não ter infraestrutura necessária para o recebimento das aeronaves, que necessitariam da pista e também pernoite no terminal. Naquele momento, foi repassado que 250 voos necessitavam confirmação do uso de pista, mas o número correto era de quase três vezes mais.
“Tivemos essa reunião ontem (segunda, 6) e foi muito importante termos procurado a Infraero de Florianópolis para tentar finalizar esse impasse. Hoje estamos em Brasília para tentar um contato direto com a Anac, para ver como resolveremos este problema”, adiantou o secretário.
Segundo informou, a Infraero de Florianópolis deu parecer positivo para que Navegantes receba parte desses pousos, mas para o trade, segundo o secretário, repassar esses pousos e decolagens para o aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, encareceria as operações já realizadas.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)(47) 3367-8122www.secturbc.com.br