- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur colabora na divulgação da gastronomia sustentável
Criar uma identidade gastronômica cultural e valorizar alimentos orgânicos. Foi com este objetivo que o chef Ofir Oliveira, o proprietário da pousada Estaleiro Village, Alejandro Oliveira, bem como alunos de bacharel em Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), entre outras pessoas dedicadas à sustentabilidade e a meios que valorizem a identidade gastronômica, estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (13), na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú.
O objetivo do encontro foi apresentar ao secretário Carlos Humberto Silva, o projeto que já existe há quatro anos em Balneário Camboriú, mas que somente agora está ganhando notoriedade, e visa resgatar e preservar a verdadeira identidade da gastronomia brasileira. Além disso, o grupo busca a parceria da Sectur na colaboração de divulgação e fomentação do projeto.
A pousada Estaleiro Vilagge colabora na repercussão de alimentos advindos do extrativismo, e inaugurou no começo do mês o Centro Cultural Gastronômico Sabor Selvagem, que é filiado ao Terra Madre – Slow Food, na praia de Estaleiro. Alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e pesticidas, que colaboram com a saúde do corpo e com o meio ambiente são os principais exemplos que se utilizam de peixes, frutas, temperos e ervas pouco conhecidos em nossa região, como: cupuaçu, bacuri, aviú, filhote, tucupi, jambú, tapioca, cumaru, breu, cacau e chocolates amazônia cacau, alimentos estes cem por cento amazônicos e advindos do extrativismo.
O secretário Carlos considerou excelente a iniciativa do grupo e enfatizou a vontade de colaborar e difundir essa cultura gastronômica. “Temos que criar outras opções de turismo em Balneário Camboriú e com certeza implementar um roteiro de gastronomia será um grande agente multiplicador”, salientou.
Mais informações no telefone (47) 9112. 5300
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto e fotos: Daiane Benso - estagiária Fone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú participa de Festival Internacional de Turismo
O secretário Carlos Humberto Silva e o diretor Ademar Schneider, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, participarão de quinta-feira (16) a sábado (18), com o estande da Santur - do 6º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. O objetivo, mais uma vez, será divulgar e expor as potencialidades da cidade, uma das 65 indutoras de Turismo do Brasil.
Inovação e diversidade são as características da feira deste ano. O 6º Festival tem um aumento de 33% no espaço, com mais de quatro mil metros quadrados para cerca de 400 expositores. Os empresários do Turismo terão a oportunidade de ampliar seus negócios através de uma rodada comercial promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ PR), em parceria com o Festival de Turismo, além de divulgar e mostrar as potencialidades de seus respectivos destinos.
O evento reunirá importantes nomes do trade turístico nacional e internacional, como o ministro do Turismo, Pedro Novais; a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Cramer; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná, Celso Tesser; o secretário de Turismo do estado paranaense, Saleh Faisal; além do secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Azaro, entre outras autoridades.
Conforme o secretário Carlos, divulgar Balneário Camboriú num evento desta importância é formidável. “A feira contará com um público segmentado, agências de turismo, jornalistas de todo o país, e também com palestras que colaboram para a promoção de nosso município”, enfatizou.
Mais informações sobre o 6º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu no site http://festivaldeturismodascataratas.pti.org.br/ ou no telefone (45) 3576-7103.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Foto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Passageiros devem consultar companhias aéreas para confirmar voo
Com o objetivo de colaborar na divulgação de informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú está retransmitindo comunicado oficial. A nota é referente à interrupção do tráfego aéreo causada pela nuvem de cinzas emitidas pelo vulcão Puyehue, no Chile, que está impedindo a realização de voos com o nível de segurança adequado.
Os passageiros com voos marcados de/para os aeroportos da região sul do Brasil, devem consultar sua companhia aérea antes de dirigirem-se ao local. A mesma orientação deve ser seguida pelos passageiros com destino a aeroportos do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
As companhias aéreas devem garantir aos passageiros os direitos previstos pela Resolução nº 141 da Anac:
Assistência material (em casos de atraso, cancelamento ou preterição). A partir do horário previsto para o voo :1h – telefone ou Internet disponível;2h – alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas);4h – Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
ReacomodaçãoImediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. Passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem.
InformaçãoA Companhia deve informar direitos do passageiro e motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações, se for o caso).
Reembolso Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4h, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário).
Os passageiros contam com atendimento durante 24 horas, em qualquer localidade, por meio do telefone gratuito 0800 725 4445 – inclusive em inglês e espanhol, para registrar manifestações na Anac. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Anac). Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Edição: Daiane Benso - estagiária Fone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú estará no Travel Mart Latin America 2011
10.06.2011 às 18:38h
A 34ª edição do Travel Mart Latin America (TMLA) 2011, um dos maiores eventos mundiais que tem como objetivo alavancar negócios de serviços turísticos, terá como participante a cidade de Balneário Camboriú. O município estará inserido em uma das rotas de viagem, que serão expostas a aproximadamente 300 operadoras e agentes internacionais – principalmente europeus e norte-americanos, no evento que acontece em Florianópolis, entre 11 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Centro Sul.
Conforme explica o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, que trouxe a notícia da capital nesta quinta-feira (9), onde esteve reunido com autoridades do TMLA, Santur (órgão oficial de turismo de Santa Catarina) e outras entidades do trade, “este será um evento de extrema importância para o Estado, pois é um acontecimento conhecido mundialmente e que reunirá mais de 500 fornecedores de serviços turísticos de toda a América Latina”.
"Os operadores e agentes estarão aqui para procurar os melhores e mais atrativos roteiros e, entre eles, Balneário Camboriú estará inserido em uma proposta previamente planejada”, analisa Carlos, lembrando que tem interesse em construir uma rota diferenciada para Balneário Camboriú, que envolva, principalmente, o turismo histórico-cultural do bairro da Barra e praias agrestes. “Necessitamos um apelo turístico, que saia do que a cidade já oferece. Assim, teremos mais opções aos operadores e agências, para trazer turistas para nossa cidade”, pontua.
Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, cada vez mais o Estado procura por meio desse tipo de ação trazer os compradores de Turismo nacional e internacional para Santa Catarina. “Este será um evento de grande importância para o Estado, pois teremos aqui muitos agentes internacionais, que farão negócios e que conhecerão de perto o turismo catarinense”, afirmou.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de TurismoTexto: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PRFone: (47) 3367-8122e-mail: imprensa@secturbc.com.brwww.secturbc.com.br
ExpoBento é o próximo alvo de divulgação de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú participará a partir desta quarta-feira (8) até domingo (12), de uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, a 21ª ExpoBento. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), em parceria com a Santur – órgão oficial de Turismo do Estado - estará no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves, divulgando todas as qualidades que tornam o município uma potencialidade turística conhecida nacional e internacionalmente.
A ExpoBento, promovida pelo Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves, reúne durante os 11 dias de feira ( 2 a 13), mais de 400 empreendedores interessados em mostrar e comercializar produtos e serviços. Além disso, a feira é uma ótima opção de compras, cultura e diversão, responsável por atrair visitantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Durante o evento, acontecem shows, palestras, oficinas, desfiles, degustação de vinhos, gastronomia típica, compras, entre outras atrações. A ExpoBento é realizada no Parque de Eventos, na Al Fenavinho, 481. Mais informações no site: www.expobento.com.br.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Foto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Dirigentes de Turismo são favoráveis à qualificação dos meios de hospedagem
Dirigentes dos sindicatos patronal e de empregados da rede hoteleira de Balneário Camboriú são favoráveis à portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Com a assinatura do ministro de Turismo, Pedro Novais, na manhã desta terça-feira (7), os hotéis brasileiros deverão se adequar ao padrão mundial de serviços turísticos para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
O novo sistema mantém a classificação por estrelas, em escala de 1 a 5, porém, tem novo critério de avaliação. Conforme o ministro, somente poderá usar as estrelas o hotel que passar pela inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Ainda, com a nova regra, os estabelecimentos serão divididos em hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. As matrizes da classificação serão compostas por condições de infraestrutura, prestação de serviços e práticas de sustentabilidade. Para ser classificado, o meio de hospedagem deve demonstrar o atendimento de 100% dos requisitos mandatórios e 30% dos eletivos. Já quanto aos itens optativos, são observados serviços de recepção, guarda-valores e alimentação; tamanhos de apartamentos e de banheiros; disponibilidade de restaurantes; medidas para redução de consumo e coleta seletiva de resíduos, entre outros.
Decisão positiva
Para a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Karina Peters, a nova classificação é positiva. “Sou favorável que retorne a categorização por estrela em hotéis, pois desta maneira, estarão sendo preenchidos requisitos que realmente vão selecionar os meios de hospedagem e ampliar a visualização do cliente”, explicou.
A presidente do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Similares, Serviços em Geral de Hospedagem, Bares, Restaurantes, Fast Foods e Assemelhados de Balneário Camboriú e Região (Sechobar), Olga Ferreira, concorda com Karina. Conforme analisa, a nova classificação permite que ocorra uma didatização entre os hoteleiros com os clientes. “A hotelaria de nossa cidade não demorará muito para aceitar e colocar em prática essa padronização, que somente beneficiará o trade turístico”, enfatizou.
“Adequar-se à normatização é prioridade para a rede hoteleira de Balneário Camboriú”. Com esta afirmação, o secretário de Turismo Carlos Humberto Silva, disse ser muito favorável à nova padronização que será feita em hotéis do Brasil. Para Carlos, com a portaria do SBClass, realizada pelo Inmetro, há o retorno da credibilidade à classificação de estrelas da hotelaria nacional e também de Balneário Camboriú.
O diretor de Turismo, Ademar Schneider, pontua que o novo modelo vai qualificar os melhores hotéis de cada destino. “Estava se perdendo essa característica e, com essa nova padronização, acreditamos que a rede hoteleira de Balneário Camboriú vai se configurar positivamente e estar entre os melhores meios de hospedagem do país”, finalizou.
Informações oficiais podem ser obtidas através do site do Ministério do Turismo, no link: http://www.classificacao.turismo.gov.br/.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Foto: Bruno Lima/ DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú poderá integrar roteiro religioso
A cidade paranaense de Piraí do Sul, distante 178 quilômetros de Curitiba, está colocando em ação planejamento estratégico de turismo, que tornará o município ponto de partida para uma rota de turismo religioso, e que culminará com a chegada no santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC). Os secretários municipais de cultura e de turismo estiveram em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (3), para conhecer novos pontos turísticos que poderão integrar o roteiro.
Marcelo Miró Cioffi, secretário de Turismo, e Paulo Henrique Capille Fernandes, secretário de Cultura, foram recepcionados em Balneário Camboriú pelo diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, que entregou kits de divulgação da cidade e se propôs a participar desse planejamento junto com a Universidade do Vale do Itajaí, Univali, que realiza a consultoria para a ação turística.
“Temos grande interesse de participar dessa parceria, recebendo os peregrinos em nossa cidade, que poderão ter o Cristo Luz em seu caminho de fé. Assim como desejamos aproveitar esse contexto para fazer a divulgação de Balneário Camboriú e da região da Costa Verde e Mar no norte paranaense”, assinala o diretor.
Piraí do Sul recebe por ano, em seu Santuário de Nossa Senhora das Brotas, aproximadamente 140 mil turistas. Nova Trento tem uma estimativa de estar recebendo no mesmo período, mais de 500 mil peregrinos. “Queremos fazer esse intercâmbio de pessoas, e também futuramente construir um santuário com espaço para 4 a 5 mil fiéis”, explica Cioffi.
Em Balneário Camboriú, os secretários conheceram o centro histórico do bairro da Barra, o Parque Unipraias e o Cristo Luz, acompanhados da consultora Marlene Novaes e de Aldo Novaes Filho.
Na foto: Aldo e Marlene Novaes (Univali), diretor Ademar (Sectur BC), e os secretários Cioffi e Fernandes (Piraí do Sul).
Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de TurismoTexto e fotos: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PRFone: (47) 3367-8122e-mail: imprensa@secturbc.com.brwww.secturbc.com.br
Sectur registra aumento de turistas em maio
Balneário Camboriú mais uma vez se configura por receber números significativos de turistas. Durante o mês de maio, a cidade obteve crescimento de 15,61% em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme dados fornecidos pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). A pesquisa, que se utiliza dos números da coleta de resíduos sólidos (lixo domiciliar) enviados pela empresa Coneville - Engepasa Ambiental - e calcula a permanência média do turista na cidade em dois dias (neste mês), apontou que 251.176 visitantes passaram por Balneário Camboriú em maio. Em 2010, foram 217.248 turistas.
Já o Portal de Informações Turísticas (PIT) da Avenida do Estado, registrou aumento de dois ônibus de turismo no município. Enquanto que em maio do ano passado, Balneário Camboriú recebeu 66 veículos, em 2011, foram 68, o que totalizou 2.230 visitantes.
Mesmo com o aumento de apenas dois ônibus em maio de 2011, comparado com o ano passado, Balneário Camboriú teve um crescimento expressivo nos primeiros cinco meses deste ano em relação a 2010. Foram registrados 3.444 ônibus de turismo, ou 138.757 turistas, que passaram pelo PIT de 1º de janeiro a 31 de maio. Essa diferença representa um aumento de 26,38%. Neste mesmo período do ano passado, foram 2.725 veículos.
A maioria dos turistas de maio veio de países do Mercosul: Mar del Plata, na Argentina (414 pessoas), e também de Montevideo, no Uruguai (165), seguido das cidades brasileiras: São Paulo, SP (157), Florianópolis, SC (155), Curitiba, PR (108), Chapecó, SC (106), Joaçaba, SC (105), Maravilha, SC (82) e Porto Alegre, RS (77).
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, e o diretor Ademar Schneider, explicam que um dos fatores de a cidade ter recebido mais turistas de veículos particulares se dá pela intensa promoção e divulgação que se está fazendo do trade. “Visitantes que fiquem maior tempo e gastem mais no município é o que buscamos”, enfatizou Schneider, apontando que o trabalho realizado já está surtindo efeito. “Precisamos cada vez mais mostrar o nome da cidade em feiras, exposições e eventos do Brasil e do exterior”, concluiu.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de ImprensaTexto: Daiane Benso - estagiáriaFoto: Silvia BommFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br