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Notícias
Confira os eventos dos 47 anos da cidade para fim de semana
No mês em que o município de Balneário Camboriú completa 47 anos de emancipação político administrativo, a Prefeitura preparou um calendário com diversos eventos para a comunidade. Nesta sexta-feira, 8, tem início o Arraial do Bom Sucesso, com apresentação da dupla Joni e Moretti, na Praça Higino João Pio, ao lado da Avenida Alvin Bauer e entre a Atlântica e a Brasil, a partir das 18h.
No sábado, 9, o dia começa com a atração internacional da 6ª Edição do Anjo da Guarda Fest, a partir das 8 horas. O evento multitemático terá apresentações da Marinha, do Exército e Aeronáutica. Durante todo o dia os moradores e turistas poderão conferir atrações como demonstrações e shows aéreos acrobáticos, simulações de combate e salvamento com avião, helicóptero e navio, paraquedismo, desfiles, exposições multitemáticas e workshops. O Anjo da Guarda Fest acontece também no domingo, 10, na Avenida Atlântica esquina com a Rua 4.800, Barra Sul.
Nos eventos esportivos, neste sábado, 9, acontece o Torneio de Futebol das Escolinhas Municipais Sub 12, no Complexo Esportivo da Vila Real, localizado na Rua Dom Daniel, bairro Vila Real. Já no Complexo Turístico Cristo Luz acontece o 13° Torneio Catarinense de Xadrez, às 10h. Outro evento que vai reunir os enxadristas na cidade é o Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez e o Campeonato Brasileiro de Xadrez Sênior, que acontecem no Hotel das Américas, Rua 501, nº 90, Centro, às 20h, e vai até domingo.
As atrações culturais deste sábado, 9, ficam por conta do Brique da Fundação Cultural, com apresentação de Diogo Rosa, na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 14h e do Arraial do Bom Sucesso com apresentação de Ricardo e Nelson e Floreio Nativo, às 18h, na Praça Higino Pio. No domingo, 10, a festa continua com a Rua do Lazer, que acontece na Rua Angelina, bairro dos Municípios, a partir das 9h.
Para o almoço deste sábado, 9, tem a Feijoada do Lions Clube, na Rua 3.700, às 11h. Já a Festa do Pescador acontece no Centro Comunitário do Bairro da Barra, no sábado a partir das 17h e no domingo às 9h. No sábado ainda tem a Cãominhada, às 14h. A saída será na Rua 2.000, esquina com a Avenida Atlântica.
Por fim, no domingo, 10, tem ações da Secretaria do Meio Ambiente na Praça Almirante Tamandaré, e na segunda-feira, 11, começa a Ação Preventiva para a Osteoporose na terceira idade, no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Dayane Bazzo (estagiária)
Fone: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Festa da Tainha une tradições e gastronomia em Balneário Camboriú
Um grande evento está sendo preparado para os moradores e turistas de Balneário Camboriú, durante as comemorações dos 47 anos da cidade. Pelo segundo ano consecutivo, desta vez na Praça do Pescador, no bairro da Barra, acontece a Festa da Tainha: promoção que une as tradições da Capital Catarinense do Turismo à gastronomia típica açoriana.O evento está programado para os dias 16 e 17 de julho.
Diferentemente de 2010, quando o evento aconteceu no bairro do Estaleiro, na região da Interpraias, neste ano as festividades da Tainha, promovidas pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), acontecerão num lugar que se identifica com a história da cidade e é de fácil acesso à comunidade. A Barra tem colonização centenária, preserva alguns costumes e sua velha igreja inaugurada em meados do século 19.
Conforme o diretor da Sectur, Ademar Schneider, a expectativa é de que um grande público aprecie o evento. “Acreditamos que a Praça do Pescador será o local permanente para a realização da Festa da Tainha e, consequentemente, se firmará como um dos melhores atrativos turísticos e culturais da cidade”, enfatizou.
Para o diretor da Fundação Cultural, Eduardo Ramon Iba, a 2ª edição da Festa da Tainha se diferencia da anterior por unir no mesmo espaço o Brique de Cultura, Arte e Artesanato, apresentações musicais, terno de reis, e outras atividades para homenagear a pesca, a cultura e a comunidade local. Haverá show sertanejo de Ricardo e Nelson no dia 16, de Porto Carreiro, Bernardo Raul e Juan Oliveira no dia 17.
Conforme Iba, todos os artesãos de Balneário Camboriú são convidados a participar do Brique e expor suas técnicas. “Esperamos ter cerca de 40 a 50 barraquinhas de artesanato”, reiterou o diretor, salientando que além da Tainha e de seus pratos típicos, os visitantes poderão experimentar lanches, pipoca, quentão, crepe, churros e outras iguarias. As inscrições para o Brique da Festa da Tainha podem ser feitas até a véspera do evento, pelo telefone (47) 3366-5325, com Edina, na Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiáriaFoto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Arraial do Bom Sucesso será neste final de semana
Um mês de muitas comemorações, alegria e diversão. Os 47 anos de Balneário Camboriú não poderiam ficar sem um grande festejo julino, por isso, a Secretaria Municipal de Educação realiza, neste dias 8, 9 e 10, de sexta-feira a domingo, o grande “Arraial do Bom Sucesso”, que faz jus ao nome e promete ser, novamente, uma grande atração para a comunidade moradora, visitantes da região e turistas que estarão na cidade. A festa é aberta a todos, com entrada gratuita e acontece na Praça Higino João Pio, ao lado da Avenida Alvin Bauer e entre a Atlântica e a Brasil.
O tradicional Arraial do Bom Sucesso está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contará, neste ano, com 42 barracas que irão ofertar além de guloseimas típicas das festividades julinas, apresentações artísticas e culturais promovidas pela Fundação Cultural e pelo Projeto Oficinas da Secretaria Municipal de Educação.
Atrações culturais – a partir das 18hDia 8 – Joni e MorettiDia 9 – Ricardo e Nelson Floreio NativoDia 10 – Osmar Fernandes Porto Carrero Invernada Artística – CTG Barra Mansa
Informações adicionais pelo telefone (47) 3363-7144.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria Municipal de EducaçãoTexto: Silvia Bomm/Sectur(47) 3363-7144www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Workshop Trade SC estreia no Salão de Turismo em SP
O 6º Salão de Turismo – Roteiro do Brasil, que acontece de 13 a 17 de julho no Anhembi, em São Paulo, é o evento que abre a programação do projeto Workshop Trade SC – Itapema, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Costa Verde e Mar e Santa Catarina, que está em seu terceiro ano consecutivo e já se consagra como o maior planejamento de divulgação regional do Estado pelo Brasil e exterior. Neste ano, o Workshop Trade SC está mais abrangente. Terá nove etapas e passará por 21 eventos em 16 cidades.
Fazem parte da estratégia de marketing deste ano, 38 parceiros entre hotéis, pousadas, equipamentos turísticos, agências de viagem, promotores de eventos, Beto Carrero World, Parque Unipraias, Prefeitura de Itapema, Prefeitura de Balneário Camboriú (Sectur), Consórcio Costa Verde e Mar, Santa Catarina Turismo- Santur, além do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau responsável pela administração do projeto e o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região – Sindisol, como apoiador na operacionalização do mesmo.
As etapas de trabalho passarão pelas cidades de São Paulo (SP) – primeira fase -, Belo Horizonte e Uberlândia (MG) na segunda; Porto Alegre e Caxias do Sul (RS) na terceira; Montevideo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina) na quarta etapa. Já na quinta jornada, o grupo viaja para Córdoba e Rosário (Argentina) e Santiago de Chile (Chile); prosseguindo em Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu (Paraná), sendo que a sétima etapa o trabalho retorna ao Mercosul, para Corrientes(Argentina). A grande fase de número oito terá a nossa região em feiras internacionais de turismo: FIT, em Buenos Aires e FITPar, no Paraguai, em outubro e novembro, e o último compromisso dos parceiros na cidade argentina de Mendoza, em 11 de novembro.
O projeto, que inicia na próxima semana e finaliza daqui quatro meses, terá workshops de capacitações, divulgações diversas e diferenciadas, encontros com autoridades como embaixadores, empresários, administradores de agências de viagem e operadores de turismo, entre outros profissionais com potencial para atrair turistas para nossa região, assim como trabalhará com público final, o turista, em vários dos eventos programados. As estratégias de divulgação terão, entre dezenas de materiais de cada empresa e instituição parceira, uma revista institucional do projeto com 68 páginas elaborada pela empresa BMCI Comunicação, e que será lançada oficialmente durante o Salão de Turismo em São Paulo, em coquetel programado para o dia 14 de julho, entre 18h30 e 20h, e com estimativa de público de aproximadamente mil participantes.
Detalhes do que será divulgado nesta publicação foi exposto no dia 1º de julho, em reunião realizada na Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, com a organização do evento, os parceiros de base e ainda com o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, que deu seu parecer sobre o Workshop Trade SC:
“A concorrência está cada vez maior e ela não está só no Brasil. Cada vez mais, é necessário fazer ações promocionais do porte do Workshop Trade SC para não ficarmos fora do mercado. Com ações bem pensadas, executadas em conjunto - toda a região da Costa Verde e Mar – faz com que o destino se incorpe cada vez mais, este é o grande segredo”, avalia o presidente. Para ele, o concorrente continua elaborando ações. “Talvez, melhores que as nossas. Mas, com certeza, o projeto vai ser um sucesso e incutirá na cabeça de nossos clientes e futuros clientes, o grande destino que é a região de Balneário Camboriú, não só para o Brasil e Mercosul, mas para toda a América do Sul”, qualificou Walendowsky, revelando que o trabalho também irá promover a Costa Verde e Mar para visitantes da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. “Nosso diferencial é que nosso estado está trabalhando o turismo para receber bem esses visitantes, enquanto que os outros estados estão tendo que se preocupar com a infraestrutura do esporte, de forma geral”.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, analisa que o Workshop Trade SC tem a função, primordial, de divulgar Balneário Camboriú e toda a região, mostrando suas potencialidades turísticas. “É uma grande oportunidade para que nossos parceiros ofereçam o seu produto ao promotor de vendas do destino. Dessa maneira, todos irão atingir o público final, que é o turista”. Humberto também lembra da promoção das cidades durante o Workshop Trade. “Nós, da Secretaria de Turismo, temos o papel de levar o nome de Balneário Camboriú como principal destino de Santa Catarina”, complementou.
Na análise do diretor geral de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o "Workshop Trade SC veio para ficar". Para ele, a cada ano o projeto ganhar maior importância e destaque, e hoje já representa a mídia não só de uma região, mas de Santa Catarina. "Além da sua função de divulgação do destino e de seus empreendimentos, o projeto está promovendo a união do trade do turismo e o desenvolvimento turístico e econômico da Costa Verde e Mar", pontua Schneider.
Parceiros Workshop Trade SC
Hotéis e pousadas: Bella Camboriú, Camboriú Palace, Centromar, D´Sintra, Geranium, HM Plaza, Itália, Marambaia, Marimar, Mércure, Plaza Camboriú, Rieger, San Remo, Blumenau, Gracher Praia, Hamburgo Palace, Camboriú Pecon, Praiamar, San Felice, San Marino, Tropikalya, Vieiras, Hotel Imperador (Penha), Albacora Pousada (Bombinhas) e Estalagem Don Pablo (Bombinhas).
Equipamentos Turísticos: Cristo Luz, Unipraias, Beto Carrero World. Promotores de Eventos e receptivos turísticos: Tudo Bem Eventos, New Option, Vip Mar e Camboriú Estudantil.Prefeituras e secretarias de Turismo: Balneário Camboriú e Itapema.Região turística: Costa Verde e MarTurismo oficial de SC: SanturAdministração: Balneário Camboriú Convention & Visitors BureauApoio Operacional: Sindisol
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo de Balneário CamboriúTexto: Silvia C. BommAss. Imprensa p/ Workshop Trade SCFotos: Daiane Benso(47) 3367-8122
Aumento no turismo de junho em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú recebeu um número expressivo de turistas no mês de junho. O setor de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) informou que houve uma estimativa de 255.680 visitantes na cidade, entre os dias 1º e 30. A quantidade representa um crescimento de 22,03% em relação ao mesmo período do ano passado, visto que em 2010 foram estimados 209.513 turistas no município. A pesquisa se utiliza dos números da coleta de resíduos sólidos, pelo ítem lixo domiciliar, enviados mensalmente pela empresa Coneville - Engepasa Ambiental. Eles proporcionam o cálculo pela permanência média do turista na cidade e o resíduo excedente ao produzido pelos moradores. Informações adicionais com Assessoria de Imprensa da Sectur.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoAssessoria de ImprensaTexto: Daiane Benso - estagiáriaFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Comtur apoia plano de desenvolvimento turístico regional - DTS
Na noite de quarta-feira (29), um importante passo foi dado, para que haja avanço no projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) na Zona Costeira, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O planejamento, que vem sendo feito na região desde meados de 2009 e que pretende desenvolver municípios turística e economicamente valorizando a cultura, as tradições, a agricultura e a pesca, foi apresentado ao Conselho Municipal de Turismo – Comtur, de Balneário Camboriú. A entidade manifestou total apoio ao projeto, que unirá os municípios de Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú em um novo produto turístico, com ênfase na sustentabilidade de pequenas comunidades.
Os encontros que esclareceram o DTS da Zona Costeira (que é desenvolvido também no sul do Estado na região de Laguna) iniciaram em meados de 2009 com oficinas de capacitação para membros do trade do turismo, principalmente secretarias municipais, associações, técnicos de turismo e pequenos produtores, tanto no ramo da gastronomia, quanto em artesanato, pesca artesanal, e motivadores da cultura e história de cada cidade. Segundo explica o técnico regional da Epagri, Jorge Luiz Tagliari, que apresentou o DTS na reunião do Comtur, a estratégia já se encontra em fase avançada de pesquisa, troca de experiências e identificação das necessidades de cada região. “É necessário criar produtos importantes para o turista, que venham de encontro ao desenvolvimento sustentável da região, através da valorização da arte, ecologia, das tradições de cada comunidade”.
Jorge afirma que é importante oferecer algo a mais ao visitante, além do sol e do mar. “Temos pesca artesanal, maricultura familiar, produções ecológicas, artesanato organizado, manifestações culturais, culinária típica, casarios e igrejas antigas, turismo comunitário, e tantos outros diferenciais que podem impulsionar econômica e turisticamente nossa região”, detalha.
O DTS é um projeto que deve ser aproveitado, na opinião do secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva. “Temos que criar esse roteiro histórico-cultural, pois precisamos alternativas de impulsionar o turismo o ano inteiro. Devemos apresentar opções sustentáveis de turismo, mas também lembrarmos de preservar nossos produtores e identidade cultural”, analisa o dirigente, lembrando dos excessos que acontecem em vários setores, como a pesca predatória e a possível extinção de atividades, que por enquanto ainda são realizadas também em Balneário, a exemplo da produção de farinha de mandioca, em um engenho de Taquaras. Por isso, a Secretaria de Turismo está em esforço conjunto com os coordenadores do plano DTS, para que sejam trazidos para a cidade eventos que venham a discutir o projeto da Epagri, como um seminário de desenvolvimento sustentável entre países latinos ou a feira territorial, agendadas para o final deste ano.
Workshop Trade 2011 na pauta do Comtur
O projeto de divulgação turística regional, Workshop Trade 2011, também foi apresentado na reunião do Comtur. As divulgações iniciam no dia 13 de julho, com a exposição da Costa Verde e Mar através de 35 parceiros no Salão de Turismo em São Paulo. Entre os parceiros estão a Santa Catarina Turismo (Santur), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), o Consórcio da Costa Verde e Mar (Citmar) da Associação dos Municípios (Amfri), o parque Beto Carrero World, a Prefeitura de Itapema, o Parque Unipraias, além de hotéis, pousadas e outros segmentos do trade, com o gerenciamento e parceria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BC Com Vida) e do Sindicato dos Hotéis e Similares (Sindisol).
Segundo explicou o diretor de Turismo da Sectur, Ademar Schneider, o projeto de 2010 foi um verdadeiro “sucesso”. “Tivemos um grande respaldo da imprensa, dos operadores e agências de viagens, das cidades e embaixadas que nos receberam, e tudo isso se reverteu em desenvolvimento do nosso turismo, principalmente dos equipamentos parceiros. Este ano estaremos fazendo o trabalho também no Brasil, que é o diferencial, além de aumentarmos as etapas de três para nove”, complementou, citando a divulgação em cidades como Buenos Aires, Santiago, Corrientes, Belo Horizonte, Uberlância, São Paulo, entre várias outras.
Estudo de Competitividade (fotolegenda)
Com 27 páginas, o Estudo de Competitividade Turística de Balneário Camboriú, elaborado pelo Grupo Gestor do destino indutor, foi entregue na reunião do Conselho Municipal de Turismo. O documento, que tem como objetivo permitir que o destino estudado utilize suas informações para medir a sua eficiência na atividade turística e auxiliar na evolução do setor, foi repassado à presidente da entidade, Olga Ferreira, pelas mãos de Margot Rosenbrock Libório, membro do GG.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoTexto e fotos: Silvia Bomm Fone: (47) 3367-8122 E-mail: imprensa@secturbc.com.br www.secturbc.com.br
Cãominhada acontece neste sábado em Balneário Camboriú
No aniversário dos 47 anos de Balneário Camboriú, os animais de estimação também fazem a festa. No próximo sábado, a partir das 14h, acontece a 2ª edição da Cãominhada, evento que é promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e organizado pela ONG Viva Bicho.
O objetivo principal da Cãominhada é combater o abandono e maus-tratos dos cães, incentivar às doações dos "pets" de abrigo e reforçar a limpeza de eventuais detritos animais em passeios públicos. Além disso, a festa contará com um belo e divertido concurso, que elegerá o Maior e o Menor Cão, a Miss Dog Balneário Camboriú 2011, Mister e Miss Simpatia, o Cão Mais Exótico (raças diferentes ou misturas), o Cão mais Parecido com o Dono e também a Melhor Fantasia. Os ganhadores receberão troféus, medalhas e presentes.
As inscrições para o concurso podem ser feitas em pet shops, pelo e-mail codigoanimal@hotmail.com ou na hora do evento. A concentração da 2ª Cãominhada acontece na Avenida Atlântica, na Rua 2000, a partir das 14h e a chegada será na Praça Almirante Tamandaré. Todos são convidados a prestigiar, e claro, se quiserem, colaborar com 1 kg de ração para cão ou gato. As doações serão destinadas à ONG organizadora do evento.
Mais informações com Heloísa, pelo telefone (47) 3367-8355 ou (47) 9616- 6033.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Daiane Benso - estagiária Fotos: Arquivo Sectur BCFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Sectur participa da divulgação de pesquisa de demanda turística
30/06 - 18h30
Uma importante ferramenta de trabalho está sendo disponibilizada, a partir desta quinta-feira (30), para os 11 municípios que integram o Consórcio da Costa Verde e Mar(Citmar), entidade ligada à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde e Mar 2011 será um instrumento que poderá ser usado pelas secretarias municipais de turismo e setores interessados na coleta de dados, que foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, entre os dias 4 de janeiro de 11 de março deste ano.
Foram entrevistadas 2.578 turistas, em vários locais, vias públicas, praia, pontos turísticos entre outros, com margem de erro de 1,87% aproximadamente. Entre os questionamentos realizados, foi analisado o perfil do turista da região, que indicou 61,68% de visitantes “padrão”, ou seja, que vem com grupo de familiares, amigos ou individual, que pernoitam na cidade, e ficam pelo menos 24 horas no destino.
Dos entrevistados, 79,91% são brasileiros, 15,90% argentinos e 2,33% paraguaios. Do total, ainda se descobriu que 35,18% tem nível superior completo e outros 29,51% já concluíram o segundo grau, o que revelou o provável bom nível de conhecimento dos turistas. Seu principal meio de chegada é o automóvel (70,95%), sendo que 12,23% apontaram ônibus de turismo, 9,85% ônibus de linha e 4,87% avião (destes, 0,92% em voos fretados).
As cidades que mais motivaram os visitantes foram Balneário Camboriú (45,14%); Bombinhas (10,67%);Itapema (10,30%); Balneário Piçarras (8,47%) e Navegantes (7,10%). Já em relação aos meios de hospedagem, a maioria apontou aluguel de casas, apartamentos ou residências de amigos (26,84%); casa própria (21,57%) e hotel (21,45%). Também a maioria (92,5%) afirmou que o motivo da viagem foi realizar turismo ou passear a lazer; 2,81% negócios; 2,36% visita a famíliares e amigos. Outro dado revelado, foi o período de permanência no destino, que mostrou que 66,64% ficam até 10 dias na região, sendo que destes, 22,30% , de sete a oito dias e 16,95% de nove a dez dias.
Os principais atrativos são a praia/mar (43,96%), bondinhos aéreos (5,58%), Beto Carrero World (4,04%) e o Cristo Luz e Madre Paulina, além de outros religiosos (2,91%). A intenção de retorno é de 97,75%, sendo que 80,68% aprovaram a escolha do destino e 1,90% não gostaram da visita. Os setores de segurança, alimentação e limpeza pública estiveram na aprovação, respectivamente, para 76,07%; 84,37% e 79,01%.
Vários outros dados foram obtidos com a pesquisa, que será fonte para os municípios durante dois anos, até a contratação do próximo trabalho.
Turismo de Eventos
Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, é necessário aumentar a demanda de turistas que veem à região pelo transporte aéreo. “O turismo de eventos e negócios se faz importante, para que possamos ter um percentual maior desse visitante”. A colocação foi compartilhada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL da cidade, Altamir Teixeira.
“A hotelaria permanece ociosa fora da temporada, pois nos falta o turismo de negócios”. Teixeira aproveitou o encontro para solicitar adesão das autoridades de turismo presentes, em prol da campanha pela construção do centro de eventos de Balneário Camboriú. No próximo mês, o trade deve se reunir em audiência com o governador Raimundo Colombo, para pressionar o andamento do projeto.
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