- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú estará na exposição da etapa brasileira da Volvo Ocean Race
A Prefeitura de Balneário Camboriú terá estande para divulgação e promoção turística no pátio de exposição da Volvo Ocean Race a partir da próxima quarta-feira (4), no centreventos de Itajaí. A expectativa dos organizadores é que passem pelo local em torno de 180 mil pessoas de diversos países. Essa é a 11ª edição do certame que acontece a cada três anos e percorre 39 mil milhas náuticas dos cinco continentes.
O secretário de Turismo Carlos Humberto Silva, afirma que "Balneário Camboriú participará da exposição montada para o evento com estande temático e equipe para distribuição de material de divulgação da cidade". Já Ademar Schneider, diretor da secretaria, acrescenta que por orientação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, "a ideia é potencializar a ação reforçando a posição de cidade turística". Segundo o Ministério do Turismo, Balneário Camboriú é um dos principais destinos do setor no Brasil.
"Vamos aproveitar a oportunidade para divulgar nosso potencial turístico", reforça o prefeito, que vê no evento “uma vitrine mundial para a região". A regata que percorre o mundo partiu de Alicante, na Espanha, foi à cidade do Cabo, na África do Sul, depois a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Sanya, na China e Auckland, na Nova Zelândia. Agora, as seis equipes com 11 competidores cada, navegam rumo a Itajaí. A etapa final termina em Galway, na Irlanda. Antes passa pela Flórida, Portugal e França.
A presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú, Karina Peters, afirma que "a cidade está sabendo dimensionar a importância de um evento dessa natureza", pondera. Na opinião dela, "é possível que tenhamos resultado excelente, através de mídia espontânea e oportunidades futuras", concluiu.
Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de ImprensaFotos: Divulgação PMBC e Volvo Ocean RaceFone: (47) 3267-7139www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Workshop Trade SC de 2011 é avaliado como grande indutor do turismo em Balneário
A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur) realizou nesta quarta-feira (28), no Hotel San Felice, reunião com os parceiros do projeto Workshop Trade SC, para avaliação da temporada de verão 2011/2012, bem como das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2011 e apresentação de novas ideias para o trade turístico em 2012.
Em sua 3ª edição, o Workshop participou, entre julho e novembro de 2011, de 16 eventos em 12 destinos, entre nacionais e internacionais. De acordo com Ademar Schneider, diretor-geral da Secretaria de Turismo, “o trabalho de divulgação do destino Costa Verde e Mar é de grande importância e vem trazendo resultados muito positivos para o fomento do turismo na região”.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, disse que vê no trabalho do trade turístico forma de valorizar ações para consolidar posição da região, como grande polo indutor do setor. "É visível que temos crescido sistematicamente e isto é aferido pelo Ministério do Turismo, com reflexo direto para a economia local, sobretudo, na geração de emprego e aumento da renda", concluiu.
Além da apresentação de contas e ações realizadas, foi apresentado ao público presente o cronograma de eventos previstos para este ano. Na rota de trabalho do Workshop Trade SC, serão realizadas 23 ações de marketing em 15 cidades. O diretor de Marketing da Santur, Flávio Luiz Agustini, ressaltou o desempenho de toda equipe envolvida com o Trade, parabenizando este trabalho que vem somando com todos os esforços dos órgãos parceiros para a promoção do turismo.
Na ocasião, o secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, apresentou o relatório de atividades realizadas durante a temporada de verão 2011/2012, que envolveu o próprio Workshop Trade até cursos de capacitação e pesquisa de demanda turística. “Quando promovemos esses eventos e outras ações direcionadas ao turista, estamos divulgando Balneário Camboriú e fidelizando esses turistas, prova disso, é o aumento do fluxo turístico observado todos os anos, que passou de 2.203.844 em 2006 para 4.453.730 em 2011”, concluiu o secretário.
Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de ImprensaFotos: Divulgação PMBCFone: (47) 3267-7139www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Esta matéria conta com imagens disponíveis para download, na Sala de Imprensa.
Para ler outras matérias, basta clicar aqui.
Coelhinho na Praia 2012 começa a ser montado em Balneário Camboriú
A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou nesta quarta-feira (21), a montagem da decoração do projeto Coelhinho na Praia 2012. O primeiro local a receber os objetos alusivos à Páscoa é o Calçadão da Avenida Central e as ruas 11 e 43, que terão cerca de 120 coelhos de diversos tamanhos, ovos decorados, iluminação cênica, entre outros. As praças Ambrósio Eble e Almirante Tamandaré, Avenida Atlântica e o jardim da prefeitura também serão decorados.
O projeto, que está em sua quarta edição, é uma parceria com o Clube de Mães, uma entidade onde trabalham mais de 300 mulheres que produzem artesanato sustentável para o aumento da renda familiar. O coordenador do Coelhinho na Praia 2012, Celso Schneider, ressalta a importância desta parceria, pois as peças são montadas com materiais reaproveitáveis e a divulgação desse trabalho reflete em renda para as famílias participantes do projeto.
No total, serão cerca de 300 coelhos que irão enfeitar os principais pontos da cidade, encantando crianças e adultos. Na praça Almirante Tamandaré terá o Coelhinho na Praça. A proposta é para ser colocado um coelho de 5 metros de altura, uma carroça com ovos de isopor, bancos, postes, guirlandas, flores, muitos coelhos e um playground de porte médio, com roda gigante, gangorra e trenzinho. Na praça Ambrósio Eble, na Avenida Martin Luther, serão colocadas árvores decoradas com doces, flores, coelhos, carrinhos decorados, cogumelos e três pergolados com iluminação e decoração especial. Já na prefeitura a decoração terá um ambiente familiar, com ovos em formato de casas, gangorras, bancos de madeira, balanços, arranjos florais, cerca de madeira e coelhos variados. E ao longo da Avenida Atlântica serão pendurados nos postes backlight com figuras alusivas à Páscoa.
O prefeito Edson Piriquito vê nos programas em comemoração a datas do gênero "oportunidade para a prefeitura promover o fomento da cadeia de turismo do município". Ele também disse que, “outro aspecto importante está na reunião de famílias e de toda a população nas festividades, marcadas por visitas aos ambientes temáticos criados nos principais pontos da cidade", concluiu.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaFotos: Divulgação PMBCFone: (47) 3267-7139www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú participa do 37º Braztoa
Nos dias 22 e 23 de março a cidade de São Paulo recebe os trabalhos de divulgação do município de Balneário Camboriú. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) participa, em parceria com a Santur, órgão oficial do turismo no Estado, do 37º Encontro Comercial Braztoa, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca.
A Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, promove todos os anos quatro encontros comerciais. Nesta edição o tema é Mídias Sociais. O objetivo é que os operadores de turismo se identifiquem e aproveitem as oportunidades de negócios incrementados por meio dessas novas mídias. Em 2012, participam operadores de todo o Brasil e também do exterior. O evento oferece exposições e uma programação paralela voltada para a atualização do profissional da área. A expectativa da organização para esta edição é receber aproximadamente 3.500 agentes de turismo.
Segundo o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, este é um dos maiores eventos de turismo do Brasil. “É necessário Balneário Camboriú estar presente para estreitar laços com o trade turístico e continuar firmando o nome da cidade como um dos principais destinos turísticos do país”.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo Assessoria de Imprensa Texto: Bruna C. Froehner - estagiária Foto: Divulgação Fone: (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Prefeitura entrega placa de reconhecimento ao grupo Latarte
A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú entregou nesta semana ao grupo Socioeducacional e Cultural Latarte, de Camboriú, uma placa de reconhecimento pela participação no Carnaval de Balneário Camboriú e também no BC Criança, realizado em outubro do ano passado.
A placa é obra do artista plástico Reiner Wolff de Balneário Camboriú e retrata a orla da praia Central da cidade. A entrega simboliza o agradecimento da prefeitura ao grupo. “Ficamos muito felizes com o presente, isso é muito importante para as crianças saberem que o trabalho que elas fazem é algo valorizado”, afirma Rose Figueiredo, coordenadora e idealizadora do projeto.
O Latarte é um projeto que existe desde 2006 e atende 150 crianças na cidade de Camboriú, entre seis e 17 anos. Através da música, com instrumentos de percussão alternativa, como latas e pedaços de cabos de vassouras, o grupo faz diversas apresentações. Segundo Rose, 98% das apresentações do Latarte são realizadas em Balneário Camboriú.
O secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, disse que o município agradece muito a participação do Latarte nos eventos da prefeitura. “Esse projeto é muito bonito e de grande valor. Nós nos sentimos honrados por ter o Latarte por perto. No Carnaval, o grupo também participou e fez sucesso nas areias da praia Central, com os turistas e os moradores”, concluiu.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo Assessoria de Imprensa Texto: Bruna C. Froehner - estagiária Fotos: Arquivo PMBCFone: (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Lançada revista turística de Balneário Camboriú
Com design moderno e atraente, a nova revista institucional da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) já está disponível para os turistas que visitam a cidade e para os trabalhos de divulgação do município em feiras, congressos e demais eventos, por todo o Brasil e também no exterior.
Com 54 páginas, a revista tem como slogan “Deixe Balneário Camboriú Surpreender Você”. A tiragem inicial é de 20 mil exemplares com textos em português, inglês e espanhol. Nela é possível ter um panorama geral sobre as praias, atrativos turísticos, esportes, infraestrutura, eventos e localização.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, conta que esse material é de extrema importância para o fomento do turismo na cidade. “Em todas as viagens da equipe da secretaria, em conversa com o trade turístico, é possível mostrar um pouco do nosso município através da revista”.
Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, a revista é mais um adicional para o desenvolvimento da imagem do município, porque dá a oportunidade de pessoas de diversos estados e países conhecerem Balneário Camboriú. "Esta é mais uma iniciativa que leva o nome de nossa cidade, que tem passado por processos de reurbanização na infraestrutura e merece divulgação", finaliza o prefeito.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo Assessoria de Imprensa Texto: Bruna C. Froehner - estagiária Fone: (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Temporada continua com a chegada da terceira idade em Balneário Camboriú
Depois do Réveillon e do Carnaval movimentarem a cidade com turistas vindos de todas as partes do país e do mundo é chegada a hora do público da terceira idade aproveitar o que Balneário Camboriú tem de melhor. O mês de março é visto pelo comércio e rede hoteleira como uma extensão da temporada de verão.
É um público que busca a tranquilidade das praias, dos atrativos turísticos, dos passeios às lojas. “A cidade já está com a estrutura da temporada toda montada, as ofertas são maiores, a movimentação da cidade é menor. Tudo isso atrai esse perfil de turista”, afirma Dirce Fistarol, diretora de hospedagem do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol). Segundo o Sindisol, a expectativa de taxa de ocupação para o mês de março é de 72%. No ano 2011 a ocupação ficou em 70%.
“A cidade oferece muita promoção, renovação de estoques nesta época, o que possibilita a este público consumir com mais facilidade”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL) José Roberto Cruz. Helder Couto Vieira, diretor executivo da entidade conta que este é um público seletivo. “Eles gostam de um bom restaurante e investem para levar presentes para a família. O mês de março é uma extensão da nossa temporada”. A expectativa de vendas da entidade é de 2,5% a mais que no ano anterior.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, diz que a alta taxa de ocupação na rede hoteleira ainda no mês de março mantém a cadeia do turismo aquecida, com resultado bom para o comércio e, sobretudo, contribuindo para a geração de emprego e aumento de renda. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú Carlos Humberto Silva afirma que este segmento é muito importante para a cidade. “Nós valorizamos muito o público sênior, ele faz com que nossa temporada se estenda, principalmente nesta época quando a água do mar está mais quente e o clima é mais agradável. Tivemos uma temporada com dois milhões de turistas e esse público vem a somar”.
Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo Assessoria de Imprensa Texto: Bruna C. Froehner - estagiária Fone: (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Portal IG diz que Balneário Camboriú é Guarujá dos moradores de Curitiba
O Portal IG (www.ig.com.br), controlado pela Brasil Telecom, afirma em reportagem da última sexta feira (2), que "Balneário Camboriú é o Guarujá do curitibano". A matéria, assinada pelo jornalista paulistano Dubes Sônego, constata que a cidade se tornou para os moradores da capital paranaense ao longo da última década, versão sulista do que representa para os paulistanos a badalada praia do litoral de São Paulo.
A reportagem diz também que "muitos moradores da capital paranaense adotaram a cidade como principal destino praiano e carregam o tráfego na BR-101 na volta dos finais de semana". E arremata: Os curitibanos apelidaram Balneário Camboriú de "Becê", em referência as primeiras letras do nome. O portal menciona pesquisa da Secretaria de Turismo, indicando que as três cidades que mais enviaram turistas para o balneário catarinense foram Curitiba, Buenos Aires e Córdoba.
O IG vê entre os motivos que ajudam a explicar a preferência dos paranaenses por Balneário Camboriú, as praias para todos os gostos, infraestrutura e vida noturna agitada. "Há notadamente muitos restaurantes e casas que promovem shows de bandas de rock, de sertanejo universitário e outros ritmos populares ao longo do ano", pontua.
A duplicação da principal estrada de ligação entre Santa Catarina e Paraná também figura entre as variantes para o crescimento turístico, assim como aumento no número de voos de companhias aéreas a partir de grandes centros urbanos para Navegantes, onde está o aeroporto mais próximo de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Texto: Edson Maba Fotos: Arquivo PMBCFone: (47) 3267-7139 www.balneariocamboriu.sc.gov.br