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Workshop Trade 2012 é lançado em Balneário Camboriú
Foi lançada nesta terça-feira (22), a quarta edição do Workshop Trade SC. O projeto trabalha na divulgação turística de Santa Catarina nacional e internacionalmente. A apresentação, que aconteceu no Hotel DSintra, contou com a presença de parceiros, representantes de entidades de classe, hotéis, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Regional (SDR), prefeituras da região e Santa Catarina Turismo (Santur), órgão oficial do turismo no Estado. A reunião teve como finalidade apresentar as ações realizadas no ano de 2011, esclarecer como funciona o projeto para aqueles que ainda não participam, divulgar a organização do Workshop Trade 2012 e definir os parceiros para este ano. O Workshop Trade Santa Catarina, criado em 2009, é resultado da uma busca incessante por divulgação mais intensa de destinos e equipamentos turísticos. Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile e emissores brasileiros como Paraná fazem parte do roteiro de trabalho para esta edição. Ao todo, serão seis etapas, que começam no mês de maio e seguem até novembro de 2012. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, afirma que este é um trabalho muito importante para Balneário Camboriú e região. “Queremos trabalhar de forma unida, onde todos os prestadores de serviço devem estar sempre em busca de qualificação, pois são também responsáveis pelo turismo, por atender bem os turistas e fazer com que os mesmos desfrutem do melhor que a cidade tem a oferecer”. Isaac Pires evidencia a importância da união entre prefeituras para a divulgação da região como um destino que está capacitado para atender a demanda. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, compartilha da mesma ideia. “Acredito que reforçar o trabalho regional realmente é muito importante. Apresentar entretenimento, lazer e outras opções para que o turista possa desfrutar o melhor das cidades. Precisamos sempre reforçar essa questão de promoção porque os outros estão vindo atrás, não só no mercado nacional, mas o internacional também”. Valdir salientou que a valorização do dólar contribui também para a valorização do mercado nacional, com o decréscimo da procura de pacotes internacionais é a hora do Brasil vender e valorizar os seus principais destinos turísticos. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Assessoria de Imprensa Texto: Nathalia Piloni Donin e Bruna C. Froehner - estagiária Fone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú está entre as melhores cidades para comércio
Versão online da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (www.revistapegn.globo.com), apresenta série de reportagens especiais sobre oportunidades de negócios para empreendedores e destaca Balneário Camboriú como uma das melhores cidades do país para novos empreendimentos nos setores de comércio varejista e prestação de serviços. As demais cidades apontadas estão em Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia.  A PEGN ressalta a importância dos setores do turismo e construção civil para o desempenho da economia local. Registra que a cidade tem oferta muito ampla de comércio e serviços, mas que "ainda há espaços para novos empreendimentos". Observa, entretanto, que estes devem ser "diferenciados e focados na população fixa e não apenas no turista". A facilidade de acesso à cidade por estrada duplicada e a proximidade com aeroportos é considerado pela revista como fator marcante, mas orienta: "o empreendedor deve visar a população fixa e visitantes de fim de semana que vem de cidades próximas, porque é preciso ter receita suficiente para se manter na baixa temporada". E explica: "o faturamento da alta temporada deve ser apenas adicional". A revista utiliza dados de 2007 quando a população estava na casa dos 94,3 mil habitantes. O último senso do IBGE registra 108 mil. A reportagem contabiliza indicadores como Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Potencial de Consumo (IPC), empregos formais, depósitos bancários, frota de veículos e receita orçamentária do município. Recentemente o jornal Folha de S. Paulo publicou resultado de pesquisa do IBGE que descreve a tendência de Balneário Camboriú para empresas que buscam novos mercados medindo seu IPC. Capaz de atrair grupos como Kia Motors e Renner, que atuam em lugares com população acima dos 180 mil, no caso da montadora de veículos, e 250 mil para a rede de vestuário. Nos dois casos o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, vê uma variante importante para o quadro apresentado. "Cresce sobremaneira o número de pessoas que trocam apartamento de temporada por residência fixa na cidade, o que dá sustentabilidade ao comércio o ano todo", acentua. Para a revista, tanto isso é verdade "que hoje o metro quadrado na Avenida Atlântica custa entre R$ 7 e R$ 8 mil, mesmo valor de bairros nobres de São Paulo".   Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Edson MabaFotos: Arquivo PMBCFone: (47) 3267-7139www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Secretaria de Turismo organiza a pesca da tainha na cidade
A pesca artesanal faz parte da cultura de Balneário Camboriú e a da tainha em especial serve como auxílio na renda para muitos pescadores. A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Colônia de Pescadores realizou neste mês de maio reunião com os representantes da pesca na cidade para definir a estrutura de trabalho, dar suporte e auxiliar na organização da pesca deste ano. O bairro da Barra é conhecido por ser habitado principalmente por pescadores. Na temporada de inverno pode-se observar a movimentação das famílias, com canoas e redes de pesca artesanal, muitas vezes fabricadas pelos próprios pescadores, sendo transportadas para as praias da cidade. O pescador Silvio Baltazar que participou do encontro ressalta a importância desse planejamento. “Até que enfim alguém do poder público teve iniciativa de incentivar os pescadores, nossas canoas são referências para moradores e turistas. Graças ao prefeito Edson Piriquito tivemos o primeiro retorno”, aponta o pescador.Afonso Martins, presidente da Colônia dos Pescadores, afirma que a pesca é uma tradição e deve ser mantida. “Existe há muito tempo, nossos avós já realizavam esta prática, que passou de geração em geração.” Segundo Afonso, no ano passado a pesca não atingiu a expectativa. “Esperamos que neste ano, as tainhas venham em maior quantidade para nossa praia. Com o frio e o vento ajudando, vamos ter uma boa safra”.O presidente explica também que estruturar a pesca é incentivar esses trabalhadores. “Acho que é bom porque fica um ambiente mais bonito, mais organizado. Antigamente era aquela barraca com lona preta. A pesca chama muito atenção tanto de moradores como de turistas, por isso deve ser valorizada”.A Associação dos Pontos de Milho e Churros da cidade viabilizou três pontos na Barra Sul para os pescadores montarem as barracas e fazer a vigília da tainha. “Na baixa temporada isso não atrapalha ninguém e realmente fica algo mais organizado”, esclarece o vice - presidente da associação Wilson Xavier. Segundo o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, a secretaria está trabalhando em projetos que incentivem os pescadores e possibilitem o aumento na renda de muitas famílias. “Estamos trabalhando para divulgar essa cultura que é tão importante para o município. Projetos como a festa da tainha e o Festival da Tainha deverão ser apresentados em breve, e darão uma nova cara para esta tradição e uma oportunidade para estas famílias”, conclui o secretário. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo Assessoria de Imprensa Texto: Nathalia Piloni Donin e Bruna C. Froehner (estagiária) Foto: Divulgação Fone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Comemoração do Dia das Mães movimenta o comércio da cidade
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) estima em 4,5% aumento nas vendas no comércio na véspera do Dia das Mães, considerada a segunda melhor data para o varejo. Outros setores como de hotelaria e também de restaurantes e bares mantém expectativa de bom movimento neste fim de semana. A comerciante Suzete Santos, dona de floricultura na região central, diz que a data alusiva ao dia das mães a faz vender mais. "Quase sempre há um aumento entre 40 e 50% em relação a outras datas até mesmo no Dia dos Namorados", revela. Já a comerciária Terezinha de Freitas, gerente de loja de calçados, calcula que “as vendas nessa época podem superar até mesmo as do Natal". A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) faz uso de projeção da federação do setor, para reforçar a aposta em vendas no período. "Há no momento indicador favorável para o comércio, com a prorrogação pelo governo do prazo que reduz a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), para a chamada linha branca", conta Beto Cruz, da CDL de Balneário Camboriú. A diretora de Marketing da Secretaria de Turismo, Jamile Santana, diz que com a comemoração do Dia das Mães deve aquecer o movimento de toda a cadeia do turismo. "Tem muita gente que comemora a data hospedada em hotéis, além de famílias inteiras de toda a região principalmente veranistas com casas e apartamentos na cidade se reúnem aqui para almoço festivo", observa. Balneário Camboriú é um dos principais polos indutores do turismo no Brasil. "E a cada ano temos o privilégio de receber mais visitantes", diz o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, que mantém política de fomento para o setor. Para ele "isso representa antes de mais nada geração de emprego e renda para a população". Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo e Desenvolvimento EconômicoTexto: Nathalia Piloni Donin e Bruna Froehner (estagiária) Assessoria de ImprensaFotos: Divulgação PMBCFone: (47) 3367 - 8122 www.secturbc.com.br
Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú participa do 1º. Seminário de Turism A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur) esteve presente em Florianópolis nesta quarta-feira (9), no 1º Seminário de Turismo Sustentável e Infância SC, promovido pela secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, em parceria com o Ministério do Turismo.   Os painéis de palestras discutiram a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual infantil nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. A intenção é possibilitar a integração de agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil e alertá-los sobre a importância deste tema.   Entre os presentes estavam, Adelino S. Neto, coordenador geral do programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo (TSI/MTUR), José Natal Pereira, secretário de Estado de Turismo Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joseli Ulhoa Cintra, presidente do Conselho Estadual de Turismo, Leonardo Floriani Thives, presidente do Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescente.   Adelino S. Neto, falou da relevância deste debate, “é inadmissível que o Brasil, um país que caminha para o desenvolvimento e está prestes a se tornar a quinta maior potência do mundo não verifique estas questões sociais. O turismo econômico tem que estar de mãos dadas com estas questões sociais. É dever do estado, da família e da sociedade trabalhar para proteger as crianças e adolescentes.” O coordenador geral TSI-MTUR salientou a importância de investimentos em educação que possibilitariam mudanças na realidade de vida de muitas crianças e adolescentes. “A educação é cara? Então experimenta viver com a ignorância.”   Valdir Walendowsky foi enérgico em suas colocações. “Dentro das nossas promoções este tipo de atividade de exploração sexual de crianças e adolescentes jamais vai acontecer. Em 2001 fomos procurados pelo representante de uma empresa italiana especializada em turismo sexual, e eu deixei bem claro que não estamos nem um pouco interessados neste tipo de atividade e que ele não era bem vindo em nosso estado.” Walendowsky afirmou também que continuará trabalhando para fazer de Santa Catarina o melhor destino turístico do Brasil.   José Natal Pereira ressaltou a importância de Santa Catarina sediar um evento como este, que afirma a preocupação do governo federal. “No Brasil o turismo representa 5% da economia, já em Santa Catarina, o turismo representa 12,5% do PIB. Alcançamos este nível porque o estado vêm se aprimorando e nós temos a preocupação e a responsabilidade de erradicar práticas como esta da exploração sexual da criança e do adolescente.”   Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, eventos como este são de extrema importância para o estado. “Santa Catarina possui um dos menores índices de exploração sexual de crianças e adolescentes do país. Para que este índice continue baixo, ou melhor, seja zero, é necessário um trabalho conjunto entre país, estado e municípios informando, conscientizando e prevenindo este tipo de prática, que pode ser vista em muitos outros lugares atrelada ao turismo.”   Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Texto: Nathalia Piloni Donin - jornalista Colaboração: Wagner Heinzen (estagiário)Foto: Nathalia Piloni DoninFone: (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú participa da 40º Expoingá
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) participa, até o dia 20 de maio, da 40ª Expoingá, na cidade de Maringá (PR). Durante o evento, a Sectur vai divulgar as potencialidades do município com estande próprio. A Expoingá é uma grande feira agropecuária, de agronegócio e entretenimento. O evento conta com uma ampla programação que inclui shows nacionais, palestras, cursos e apresentações culturais.O público que visita a feira vem de todas as partes do Brasil e do mundo, já que este é o 17º ano que ela é considerada internacional. Para este ano os organizadores do evento aguardam a presença de representantes de países como Argentina e Paraguai e de estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo entre outros.O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, afirma que a iniciativa de representantes da secretaria participarem do evento se deve a boa relação com a cidade de Maringá e a dimensão do evento. “Maringá tem muita representatividade para Balneário Camboriú e o público desta feira é grande e diversificado, possibilitando a ampla divulgação do nosso destino”.De acordo com dados disponibilizados pela organização do evento, no ano passado a Expoingá recebeu aproximadamente 536 mil pessoas. Neste ano a expectativa é superar este número. Prefeitura de Balneário Camboriú Secretaria de Turismo Assessoria de Imprensa Texto: Nathalia Piloni Donin e Bruna C. Froehner - estagiária Foto: DivulgaçãoFone: (47) 3367-8122www.secturbc.com.br
Isaac Pires marca presença na Festa do Trabalhador do SECHOBAR
Na segunda-feira (07) o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, participou da comemoração da festa do trabalhador e lançamento do 15º Campeonato de Futebol organizado pelo Sindicato dos Empregados em Hotéis, Serviços de Hospedagem, Bares, Restaurantes e de Fast Foods de Balneário Camboriú e Região ( SECHOBAR). O evento aconteceu na sede da Celd Futebol, complexo esportivo localizado no Bairro Nova Esperança e contou com a presença de membros da diretoria, associados e convidados do sindicato. A presidente do SECHOBAR, Olga Ferreira, aproveitou a ocasião para falar a respeito dos trabalhos que estão sendo realizados e informar sobre novos projetos. Olga salientou a preocupação do sindicato com a saúde dos associados e apresentou a nova campanha proposta pela diretoria para este ano. “No ano passado tivemos a campanha de prevenção do câncer de mama e colo de útero, neste ano teremos a campanha do câncer de próstata, que tem como meta informar a todos sobre a importância da prevenção e incentivar os trabalhadores a realizarem o exame.” Outro assunto abordado foi à luta pela dignificação da profissão de garçom, uma das principais bandeiras do sindicato. “Precisamos conscientizar as empresas que o garçom não é faxineiro, ele não tem obrigação de limpar salão, de limpar banheiro”, salientou Olga. Isaac Pires evidenciou em seu discurso a importância do trabalho feito pelo SECHOBAR, dando aos trabalhadores o suporte que necessitam, preparando, informando e incentivando a capacitação de profissionais através de cursos. “A realidade de Balneário Camboriú hoje é muito boa, nós temos uma cidade que está preparada para receber os turistas. É visível o aumento no número de ofertas de emprego. Agora precisamos de profissionais capacitados para atender a esta demanda, para preencher estas vagas. Um hotel deixa de ser só um prédio a partir do momento em que fazem parte deste prédio profissionais responsáveis e treinados para torná-lo um hotel. O mesmo acontece com os restaurantes, lojas, lanchonetes que sem os devidos profissionais são meras salas de comércio”.   Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo Assessoria de ImprensaTexto: Nathalia Piloni Donin – JornalistaFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
CDL de Joinville se espelha em projetos de Balneário Camboriú
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, recebeu na tarde desta segunda-feira (7), na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), Carlos Grendene, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville. Grendene veio buscar informações dos projetos Brilhos de Natal e Coelhinho na Praia que serão utilizados como exemplo para futuros projetos desenvolvidos pela CDL de Joinville. Jorge Ribas, coordenador do Projeto Brilhos de Natal, evidenciou a importância da parceria do CDL de Balneário Camboriú com a prefeitura no Projeto Brilhos de Natal. “A CDL busca apoio dos empresários. Cerca de 30% do investimento do projeto vêm destes apoios. Outro ganho foi que esta parceria possibilitou que o projeto tivesse uma coordenação isenta, que conseguiu comandar tudo da maneira necessária”. Angelina Schneider, diretora do Centro de Treinamento Comunitário (CTC), falou a respeito do trabalho conjunto entre o Clube de Mães e o CTC no projeto Coelhinho da Praia. “Neste ano foi tudo feito 100% com mão de obra de Balneário Camboriú. Temos cerca de 20 mulheres trabalhando, tudo é guardado e reaproveitado no ano seguinte”. O secretário de Turismo, Isaac Pires, salientou a importância do envolvimento da comunidade nestes projetos e aproveitou a ocasião para sugerir uma parceria na divulgação de Balneário Camboriú em Joinvile. “É muito importante a divulgação dos projetos que temos, projetos tão bem elaborados e que só agregam valor para estas datas. É imprescindível fazer que eles sejam cada vez mais conhecidos em outras cidades”. O presidente da CDL de Joinville, Carlos Grendene, elogiou a organização e o trabalho desenvolvido em Balneário Camboriú e demonstrou interesse em fazer em Joinville projetos similares, que possibilitem tornar o Natal e outras datas comemorativas atrativas e com a cara da cidade. “Seria interessante fazer uma parceria, buscar um material que vocês já produzem e inserir isso nos nossos projetos. Poderíamos trazer grandes shows que agregariam mais atrações e que se trazidos em parceria entre Joinville e Balneário Camboriú, por exemplo, possibilitariam uma redução nos custos”. Grendene também ressaltou a necessidade de conscientizar os hoteleiros da importância de um trabalho conjunto entre as cidades. “Enquanto continuarmos pensando em dividir vamos continuar perdendo. Devemos pensar em um polo, que envolva um trabalho conjunto entre Balneário Camboriú, Joinville e região, trazendo opções para que esta região atraia pessoas o ano todo. Teríamos aí a maior rota turística do Sul do Brasil.”   Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo Assessoria de ImprensaTexto: Nathalia Piloni Donin – JornalistaFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br

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