- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Jornal Noticias do Dia dá destaque às praias agrestes de Balneário Camboriú
21.03.2013 às 17:04h
A edição desta quarta-feira (20), do Jornal Noticias do Dia, da Rede Independência de Comunicação (RIC) que controla veículos da mídia imprensa, emissoras de rádio e Televisão nos estados do Paraná e Santa Catarina, destaca as praias agrestes na regiao sul de Balneário Camboriú, que considera "pequenos paraísos distribuídos ao longo da Rodovia Interpraias, uma das mais belas do país".
O texto assinado pelo repórter Everton Paloro chama a atenção para "um balneário agreste" assinalando que as praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, estão a poucos minutos da região central. "Mesmo com a popularização da cidade, ainda há locais considerados agrestes nos 46.238 quilômetros quadrados do Município" constata. "Os 16,5 quilômetros da Interpraias entre o bairro da Bairro da Barra e a praia do Estaleirinho, com percurso sinuoso revelam cenários paradisíacos formados pelo verde da Mata Atlântica e a água cristalina do mar" descreve o repórter, que sugere: "Para quem quer ficar longe do agito da região central as praias agrestes tem hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos", O jornal menciona ainda que Balneário Camboriu é um dos principais polos indutores do turismo brasileiro, com registro de cinco milhões de visitantes ao ano.
Mas nem por isso descuida da preservação ambiental na região agreste e restringe o avanço da especulação imobiliária, fazendo valer um plano diretor moderno que é referencia no país. "Isso nos permite divulgamos essas praias paradisíacas como fruto da conservação" acentua o Secretário Municipal de Turismo, Ademar Schneider. Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Edson MabaFotos: Divulgação Secturwww.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário: uma cidade para pessoas
20.03.2013 às 18:22h
Além de proporcionar maior qualidade de vida à população, a implantação da ciclovia na Avenida Atlântica abrirá um novo modelo de disciplinamento da beira-mar, em Balneário Camboriú. Para isso, a Prefeitura implantará espaço destinado à ciclistas do lado direito da via, com proibição dos estacionamentos de veículos desse lado da avenida, mas oferecendo bolsões do lado esquerdo quando for possível, e transformando transversais em vias de sentido único com maior número de espaços para estacionamento. Essa grande mudança na área central prioriza a humanização do trânsito, com redução de apenas 92 vagas de estacionamento nesta primeira fase, em toda a orla da cidade.
Atualmente, são 250 vagas do lado direito da Atlântica, outras 40 criadas nos bolsões e 1.747 entre Barra Sul e Pontal Norte, Atlântica/transversais às avenidas Brasil e Normando Tedesco. Após a implantação da ciclovia, serão 40 vagas do lado esquerdo da Atlântica, 1.905 no eixo sul a norte e transversais, mas com uma grande e positiva diferença, a existência da via própria para ciclistas.
Segundo explica o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) durante reunião com o secretário de Planejamento Auri Pavoni, a criação dessas vagas faz parte de uma primeira fase do projeto, que no futuro pretende chegar a um número ilimitado de vagas. “Pretendemos aumentar o número de vagas, implantando o novo modelo de estacionamento em alguns pontos das transversais da Atlântica e Brasil. É um novo sistema de criação de vagas de embarque e desembarque com manobristas, conhecido como valets, em regiões de maior movimento de pessoas”, analisa Piriquito. Ele explica que a intenção é licitar empresa especializada no serviço, em locais de acesso às duas mais importantes avenidas do município.
Essas empresas passarão a explorar o serviço, levando os veículos mediante entrega de um vale ao motorista, que é apresentado no seu retorno, ao manobrista. O veículo ficará em estacionamentos particulares, durante sua permanência na região da vaga rotativa.
Além dos valets, e na mesma intenção, o prefeito entregará Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, que visa e incentiva a construção de edifícios-garagem. “O futuro de estacionamentos em Balneário Camboriú é bem promissor”, garante o prefeito Piriquito, antevendo a segunda fase da reestruturação de vagas, com a implantação das vagas temporárias de embarque e desembarque. “Estaremos criando um serviço inovador, que vai diferenciar nossa cidade das outras. É uma nova dinâmica para Balneário Camboriú. O que queremos é uma cidade para pessoas”, pontua.
Para o secretário de Planejamento, Auri Pavoni, o foco do prefeito Piriquito está nas pessoas. “Estamos inovando na questão. Além de apresentarmos uma Atlântica mais humana, a ideia da criação de vagas é excelente. Se estacionamento era o problema, já não é mais. Ninguém vai perder”, qualifica. “A Prefeitura está criando vaga onde não tem, fazendo o que pode, o que nós precisamos é a criatividade e a parceria da iniciativa privada”.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto e fotos : Silvia Bomm(47) 8883-7799Fotos: Celso Peixotowww.balneariocamboriu.sc.gov.br
Executiva chinesa da construção civil recepcionada pelo Turismo
19.03.2013 às 17:09h
Balneário Camboriú está estreitando laços com o mercado global. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu a visita de Nancy Zhang, gerente de projetos da CNBM International Corporation, acompanhada de empresários locais. A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Turismo, Ademar Schneider.
A China National Building Materials – CNBM – é uma gigante chinesa da área da construção civil e conta com 130 mil funcionários. A princípio, a passagem de Zhang por Balneário Camboriú é social, mas o desenvolvimento crescente apresentado pela cidade desperta interesse.
A curiosidade da executiva pelo município e a abertura de negócios entre a China e o Brasil foram os temas da conversa. Desenvolver parceria para que Balneário Camboriú receba um "showroom" com os produtos da CNBM foi uma das ideias lançadas, até para que se ratifique que o país oriental tem alta qualidade de mercadorias.
Ademar Schneider destacou que o prefeito Edson Renato Dias(Piriquito) busca dar estrutura e condições para o progresso de novos negócios, o que, por consequência, geram emprego, renda e qualidade de vida para moradores e turistas. Osecretário de Turismo ainda presenteou Zhang com os materiais de divulgação onde é apresentada a infraestrutura turística e econômica e as potencialidade do município. “Balneário Camboriú tem características de metrópole, tem praias agrestes e grande poder turístico. Temos uma ampla imagem para ser apresentada”. A executiva destacou que a China é muito populosa e tem um público que gosta de viajar. “Vou falar de Balneário Camboriú às pessoas do meu país”, garante.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de TurismoTexto e fotos: Wagner Heinzen (estagiário)(47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Jovens incentivados a pensar como empreendedores
15.03.2013 às 14:29h
Os empresários dos próximos anos estão sendo preparados na atualidade, em Balneário Camboriú. Parte desta ideia, as palestras que aconteceram na segunda (12) e quarta-feira (14), nos auditórios dos centros educacionais municipais (CEM) Ariribá e Vereador Santa. As atividades fazem parte da Semana de Incentivo ao Jovem Empreendedor, comemorada anualmente na segunda semana do mês de março.
Estima-se que pelo menos 1.050 alunos do último ano do ensino fundamental estejam sendo beneficiados com a iniciativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, em parceria com a Secretaria de Educação e o núcleo jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor entre os alunos das unidades escolares pertencentes a cidade de Balneário Camboriú, as palestras tem em paralelo um concurso que premiará textos dissertativos. Instruídos pelos professores, os estudantes vão escrever redações com o tema “o futuro está no empreendedorismo”. As três melhores produções vão receber como prêmios tablets, cursos de idioma, de informática e caderneta de poupança. A etapas seguem nomês de março e o resultado final deve ser divulgado em abril.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL) José Roberto Cruz, “este é o momento para ser plantada no jovem a semente da criatividade. A fase escolar, transição entre o ensino fundamental e médio é ponto do amadurecimento. Queremos incentivar futuros líderes, empreendedores, empresários e investidores a nascerem”.
O palestrante Gilberto Batista Perassa, que trabalhou os conceitos de empreendedorismo com os estudantes, salienta que pensar na vida profissional desde cedo é tendência mundial. “O jovem que se prepara antes está se garantindo na conjuntura global” e completou que “empreendedorismo é ter uma grande ideia e colocá-la em prática.”
“Estou buscando orientação, saber mais sobre o mercado de trabalho, além de pensar sobre uma faculdade. Quero fazer as melhores escolhas”, disse a estudante Maria Eduarda Basso de Castro, momentos antes do início da palestra, já com papel e caneta nas mãos, para tomar nota dos fundamentos principais.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, deixou aos estudantes a mensagem do prefeito Edson Piriquito: “Nós queremos incentivar ainda mais vocês jovens”, motivou, completando que “as oportunidades noBrasil, com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, vão favorecer quem estiver preparado. O bom empreendedor busca as oportunidades.”, lembrou.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de TurismoTexto e fotos: Wagner Heinzen (estagiário)/ Supervisão: Nathalia Piloni Donin - jornalista(47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Membros internacionais da IAAPA visitam Balneário Camboriú
12.03.2013 às 14:50h
O forte potencial de empreendimentos de lazer em Balneário Camboriú e região foram acompanhados de perto e na prática por membros da IAAPA - International Association of Amusement Parks and Attractions (em tradução livre, associação internacional de parques e atrações de diversão). O grupo com 27 pessoas, vindas dos EUA, México, Filipinas, entre outros países, se hospedou sábado (9) no município para uma visita técnica. A intenção foi conhecer parques temáticos que chamam atenção internacionalmente pela estrutura de lazer e entretenimento oferecidas.Com quase um século de existência, a IAAPA representa mais de 4.000 instalações, fornecedores e os membros individuais de mais de 93 países, como uma forma coletiva de aumentar as operações, mantendo os padrões profissionais. Seus congressos, como o da semana passada em São Paulo (com visita ao Hopi Hari e O Mundo da Xuxa, entre outros empreendimentos) valorizam a liderança, marketing, rentabilidade e a segurança, primando pela qualidade do trabalho oferecido ao público.O tour turístico na cidade teve início na Barra Sul, onde a comitiva embarcou no Barco Pirata “Capitão Gancho”. Antes de partir rumo à Praia de Laranjeiras para o almoço, a embarcação passou em frente à Praia Central, fazendo o contorno por trás da Ilha das Cabras. Assim como o turista ou morador que fazem uso dos equipamentos de diversão, os membros também apresentam esta característica, de utilizá-los, adquirindo além do conceito técnico a experiência prática.Durante o almoço, em conversa com o secretário de turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o presidente da IAAPA, Will Morey, disse que no período de baixa temporada nos Estados Unidos a sazonalidade é contornada com a criação de eventos. Como exemplo, citou um torneio de futebol, onde times com cinco jogadores se enfrentam, reunindo no parque de Nova Jersey - localizado na região centro-atlântica do país - dez mil estudantes.
O diretor do Parque Unipraias, Evódio João de Souza e o gerente comercial Mário Oliveira, juntamente com representante do Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú, recepcionaram a comitiva. No domingo (10), aconteceu a visita ao Parque Beto Carrero World. Na segunda-feira (11), um passeio de bondinho aéreo, Youhooo, trilhas e ZipRider, no Parque Unipraias, encerrou as atividades do grupo no sul do Brasil.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de TurismoTexto e fotos: Wagner Heinzen (estagiário) / Supervisão: Nathalia Piloni Donin(47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sectur empenhada em qualificar ainda mais o turismo da região
11.03.2013 às 18:21h
Definitivamente, o turismo de Balneário Camboriú e região é referencial para o resto do país. A avaliação, que é feita ano a ano pelo Ministério do Turismo - com exceção de 2012 por ter sido ano político - aponta o centro do litoral norte de Santa Catarina, que é um dos três destinos indutores de turismo do Estado ao lado de Florianópolis e São Joaquim, como detentor dos melhores índices de competitividade do setor turístico. Mas para continuar sendo essa referência, é necessário manter e melhorar os esforços, para que quesitos como infraestrutura geral, marketing e promoção do destino, aspectos sociais, ambientais e culturais, cooperação regional, atrativos turísticos, entre outros, se mantenham em evolução, impulsionando não só Balneário Camboriú, mas toda a região para um turismo mais eficiente e melhor .
Por isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, que é o orgão oficial dessas atenções, participa constantemente de reuniões, workshops, encontros e qualificações diversas, para poder repassar essas informações ao trade local e regional. No final da última semana, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, esteve em Brasília para participar de novos encontros com esse objetivo, o de qualificar ainda mais o destino.
Schneider participou da Assembleia Ordinária da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destino Indutores (Anseditur), órgão que será utilizado pelo Ministério do Turismo para o repasse de verbas aos destinos e a ponte para o cadastro de novos projetos, na qual foi eleita nova diretoria da entidade. Durante o encontro, o presidente da Embratur, Flávio Dino, palestrou sobre a linha de trabalho da entidade, sua competência em grandes eventos e na competitividade do turismo brasileiro nesses acontecimentos. Chamou à atenção para a vitrine na qual o Brasil irá se transformar - e já vem sentindo isso - como sede da Copa do Mundo em 2014. "Dino nos explicou a importância de se trabalhar a boa imagem dos destinos brasileiros, aliando-se a preocupação em atender bem os consumidores do turismo", especificou Schneider.
A FIFA reforçou a mensagem, explicando que cidades que não serão sede, mas servirão de corredor entre duas sedes de jogos, o que é o caso de Balneário Camboriú, também terão enfoque especial. Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas por parte dos municípios sede e dos candidatos a Campo de Treinamento de Seleção (CTS), o representante da FIFA, Paul Whelan, realizou uma pequena apresentação mostrando que as cidades brasileiras, mesmo não estando nos roteiros da Copa, ainda tem "uma janela aberta para buscar seleções para treinamento". A FIFA deverá realizar visita nos municípios indutores que poderiam sediar esses treinos, para incentivar a busca em ser um CTS. Schneider afirmou que o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) não irá medir esforços para tentar transformar Balneário Camboriú em um desses centros.
O coordenador do Programa Nacional de Regionalização do Turismo do Mtur, Yun Yamamoto, declarou em palestra o seu amor por Balneário Camboriú, já que sua família reside na cidade. Também mostrou as formas de integração de fortalecimento e abertura de sistemas que recebem os projetos na área de turismo, e como irão funcionar esses sistemas. "A capacitação chamou nossa atenção para a forma correta de pleitearmos e cadastrarmos esses projetos junto ao Ministério", alinhava o secretário.
Outro planejamento que a Sectur pretende motivar qualificação em Balneário Camboriú é o Viaja Mais Melhor Idade. Segundo Schneider, até o momento esse programa, que incentiva pacotes turísticos customizados além de crédito consignado para estimular as viagens entre os idosos, teve pouca funcionalidade no ponto de vista do MTur. O órgão procurou deixar o projeto mais prático e acessível, e agora eles serão repassados ao trade turístico.
A classificação hoteleira - SB Class- foi outro foco do Ministério do Turismo, durante a convenção da Anseditur. Schneider, disse que a Sectur irá realizar palestras de incentivo e conscientização, sobre a importância da qualificação entre os hotéis. O SB Class dará maior visibilidade aos hotéis e além de conhecer melhor o estabelecimento antes de se hospedar, o hóspede irá poder preencher a ficha de hospedagem via internet.
MTur retorna o apoio
Neste ano, o Ministério do Turismo quer retomar a ajuda aos municípios indutores, no que tange a sua estruturação e fortalecimento. Balneário Camboriú continua sendo o destino indutor com os melhores índices de competitividade, inclusive sobre a média nacional de todos os demais destinos. O índice geral brasileiro é de 57,5%, e entre as não capitais, 51,8%. Balneário Camboriú detém 67,1% , a melhor média nacional. "Este ano, será oferecido prêmio nacional de turismo, e com esse apoio do MTur, queremos manter ou criar novos e melhores índices. Teremos a visita de equipes do Governo aqui, e seremos o primeiro destino indutor a receber workshop de qualificação, que será dado a todo o trade regional", alertou, chamando a atenção dos profissionais do turismo da Costa Verde e Mar.
Também ficou agendada para o primeiro semestre do ano, uma reunião com dirigentes de turismo e prefeitos das capitais e destinos indutores, provavelmente em maio, para articular e desenvolver ideias na troca de experiências e fortalecimento de parcerias. A intenção é buscar articulação junto ao Governo Federal e MTur, para aumentar a força do turismo regional. "Esse trabalho de articulação junto aos orgãos federais é importante, pois iremos buscar, com a carta branca que ganhamos do prefeito Piriquito, todas as vertentes de crédito e projetos que beneficiem nossa cidade. Necessitamos dessa aproximação, para termos o entendimento de estruturar bons projetos, de como e quando fazer, porque dinheiro tem, o que nos faltam são projetos fortes. Vamos estar cem por cento focados para que Balneário Camboriú se mantenha como referência turística que é", detalhou o secretário de Turismo.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Silvia Bomm(47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Melhor idade mantém movimentação turística em Balneário Camboriú
10.03.2013 às 19:16h
Balneário Camboriú não para. Prova disso é que março estica a alta temporada de verão – dezembro a fevereiro - com a vinda dos turistas da melhor idade. Abril e maio também fazem parte do calendário de viagens desse grupo, que cresce em números, buscando lazer, cultura e religiosidade.
Segundo a Santur (Santa Catarina Turismo S/A), Balneário Camboriú lidera a preferência do segmento no Estado, recebendo entre março e maio a média de 500 mil visitantes. Outro forte sinal da presença deste segmento de visitantes no município está na pesquisa de demanda turística da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município - Sectur, referente a março do ano passado, que apresenta 30,37% de turistas na cidade na faixa etária entre 51 e 65 anos.
A cada ano, 800 mil pessoas completam 60 anos no Brasil. Estima-se que 20 milhões de pessoas estejam acima dessa faixa etária, dos quais três milhões com alta renda financeira, informa o site da Santur. Organizados, eles investem em conforto e entretenimento, fazendo com que a cadeia que envolve o turismo, como hotéis, comércio e restaurantes - isso só para citar alguns meios – esteja preparada para recebê-los.
De acordo com Dirce Fistarol, diretora de hospedagem do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), em 2013 houve uma antecipação para a chegada da melhor idade no que se refere aos valores das estadias: “Com o Carnaval no início de fevereiro, as promoções e preços especiais aconteceram mais cedo”. Ainda segundo o Sindisol, em março do ano passado a rede hoteleira da cidade registrou taxa de ocupação de 76%, mantendo o alto percentual dos três meses de alta temporada.
Para Mari Studt, do departamento operativo de uma agência de eventos especializada em melhor idade, a cidade tem agora exatamente o ponto ideal que esta demanda de visitantes aprova. O clima ameno desta época do ano, com temperaturas próximas aos 22ºC se soma ao ritmo mais tranquilo das pessoas nas ruas, se comparado ao agito dos três meses anteriores. “Faremos o receptivo em março, abril e maio, completando com um grande evento entre os dias 16 e 21 de abril destinado a eles. Serão pelo menos 1.400 turistas brasileiros, argentinos, chilenos, uruguaios, paraguaios, bolivianos e colombianos”.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, “Balneário Camboriú apresenta atrativos naturais de fácil acesso, como praia na região central e tem uma localização privilegiada na questão de turismo religioso. É tradição a recepção do turista da melhor idade no nosso município, o que muito nos orgulha", acrescentou.
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaTexto: Wagner Heinzen (estagiário)Fotos: Divulgação PMBC(47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Secretário de Turismo do Estado faz elogios a Balneário Camboriú
06.03.2013 às 20:04h
O anúncio de novas políticas para o setor de turismo em Santa Catarina, e o lançamento de nova sinalização turística para a chamada Costa Verde e Mar, marcaram a reunião desta quarta-feira (6) do secretário Beto Martins com funcionários da Santur, prefeitos, representantes de associações comerciais e outros de 11 municípios do litoral centro do Estado.
O Secretário de Estado reafirmou politicas públicas do Governo para o crescimento do setor e teceu elogios às iniciativas regionais como a que acontece em Balneário Camboriú, onde o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), anunciou a construção de um centreventos para abrigar feiras, congressos e exposições de grande porte.
"Essa obra será um marco para Santa Catarina", disse Martins ressaltando o fato de Balneário Camború ser reconhecida pela Embratur como importante polo indutor do turismo no País. Ainda segundo o secretário, a realização de eventos de grande porte representa "uma vitória não só para a cidade mas para toda a região".
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, que foi a reunião, disse que se sentiu lisonjeado com o elogio do secretário à cidade, "que tem na atividade turística importante matriz econômica, que por sua vez gera trabalho e renda, e riqueza" observou.
Em outra reunião, no mês passado, Beto Martins e Valdir Walendowski, da Santur, garantiram ao prefeito Edson Piriquito, que o governo estadual vai dividir com o município o custo do projeto do centreventos orçado em R$ 2 milhões de reais.
A pauta do encontro do secretário de Estado com representantes dos municipios do litoral norte também abordou a questão do plano de marketing para divulgação da região. As autoridades catarinenses se comprometeram em disponibilizar um banco com dados e imagens que destacam os destinos turísticos e suas potencialidades.”
Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaSecretaria de TurismoInformação e fotos: Nathalia Piloni DoninEdição: Edson Maba(47) 3367-8122www.balnbeariocamboriu.sc.gov.br