- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur presente em grandes eventos
Consolidar a marca de Balneário Camboriú como um dos melhores destinos turísticos a ser visitado, é o objetivo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) que no final do mês de agosto participou de dois grandes eventos: 25° Centro-Oeste Tur, em Brasília, e do Encontro Nacional do Turismo, que aconteceu na Bahia. Desde o dia 4 de setembro, a Secretaria participa da 41° ABAV - Feira de Turismo das Américas, que acontece em São Paulo e é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens.
“Estamos constantemente apresentando nossos atrativos turísticos para que eles despertem cada vez mais o interesse das pessoas, consequentemente atraia mais visitantes para a nossa cidade”, ressaltou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
Conforme o secretário, os dois eventos que aconteceram no final do mês de agosto, que receberam milhares de pessoas cada um, são voltados para profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como agentes e operadores de viagens, por isso, o objetivo das ações foram voltadas para apresentar o destino Balneário Camboriú e seus atrativos. “Em cada evento conseguimos ampliar nossos contatos e estreitar os laços com os profissionais do setor e isso é muito positivo, pois podemos atualizá-los sobre nossos atrativos e consolidar nossa marca”, enfatizou.
Sobre a participação da Sectur na 41° ABAV, Schneider considera ser de grande importância, pois o evento recebe visitantes e profissionais do mundo inteiro que poderão conhecer os atrativos de mais de 60 países e dos destinos regionais do Brasil. A feira conta ainda com mais de 2.700 expositores e tem a expectativa de receber cerca 100 mil visitantes até o próximo dia 8.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo - SecturAssessoria de ImprensaFone: (47) 3367-8122Fotos: Divulgaçãowww.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú recebe blogueiros especializados em turismo
Só quem vive a sensação de conhecer Balneário Camboriú, pode descrever o que a cidade tem a oferecer em todos os sentidos, desde gastronomia, hospedagem, infraestrutura, até entretenimento, lazer e diversão. Por isso, no final do mês de agosto ocorreu o 1° Encontro de Blogueiros especializados em turismo e viagens, que estiveram na Capital Catarinense do Turismo, para vivenciarem esta experiência.
“É com prazer que os recebemos, uma vez que para nós é muito fácil falar dos encantos de Balneário Camboriú, pois a vivenciamos todos os dias. A experiência deles é muito importante, pois são profissionais que irão emitir suas opiniões sobre nossa cidade”, avaliou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
Conforme o secretário, ao todo 13 profissionais participaram do encontro, que durou um final de semana inteiro e contou com city tour pelos principais pontos turísticos da cidade. A programação também os deixou à vontade para conhecer detalhadamente o que mais lhes agradasse. “Cada um deles atua de forma especifica em algum tipo de turismo, como moda, família, aventura, entre outros, e nossa cidade atende toda esta demanda, por isso a importância de cada um vivenciar o que mais lhe interessasse”, ressaltou.
Um olhar diferenciado
Raphaella Aretakis, do blog Raphanomundo, já teve a oportunidade de conhecer vários destinos turisticos e disse que apesar do tempo chuvoso, a cidade tem um clima especial e animado. “É aquele típico lugar com clima de férias, sabe? Com uma boa infraestrutura para o cidadão e, consequentemente, para o turista. As opções de lazer são bem diversas, por isso, acredito que atende bem a todos os públicos que a procuram para esse fim”.
Erik Pzado Araújo, do blog Jeguiando.com - com linha editorial voltada às pessoas entre 24 e 45 anos, famílias e casais sem filhos -, “caracterizado por viajantes de experiência”, também comentou que embora o clima não tenha colaborado tanto, o que mais chamou a atenção foi o contraste do grande acesso à natureza de um lado e a ousadia tecnológica em relação às construções da orla.
“Vivenciar o destino faz toda a diferença, pois gostamos sempre de dar ênfase detalhada às dinâmicas da cidade e habitantes”, destacou Araújo, frisando que Santa Catarina era o único estado brasileiro que não conhecia e que tornou a oportunidade inesquecível, principalmente a diversidade e qualidade gastronômica, assim como a proposta temática das várias opções. “A possibilidade de vivenciar uma típica noite de Cancún e no outro dia poder ter uma experiência diferente em um ambiente com charme oriental, transforma Balneário Camboriú em um destino único”, agregou.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo - SecturAssessoria de ImprensaTexto e fotos: Alessandra DamacenoFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Primeira etapa do WST SC é concluída na Argentina
O país que é considerado possuir as melhores vinícolas do mundo, se rendeu na noite de sexta-feira (30) aos encantos catarinenses. Mendoza, na Argentina, foi palco da última apresentação da primeira etapa do Workshop Trade SC 2013, que leva informações turísticas sobre Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur) e todo o trade turistico.
"Acredito que fechamos com chave de ouro esta primeira etapa do projeto, pois os argentinos têm carinho todo especial por nossa região, tanto que todos os anos os números comprovam que eles estão presentes de forma fiel e expressiva, o que nos faz estar na constante busca para mantê-los informados sobre nosso destino", avaliou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
Segundo um dos organizadores do evento, Mariano Palmioli, a convenção em Mendoza, que aconteceu pelo quinto ano consecutivo, reuniu 150 agentes e operadores de viagens que atuam especificamente com destinos turísticos no Sul do Brasil, quando foram apresentadas as novidades de cada cidade e seus atrativos. "Desde o início do projeto, trabalhamos com os profissionais de Mendoza, por compreender que é preciso sempre renovar e reforçar as informações, para que eles estejam atualizados sobre os atrativos catarinenses", explicou.
Para o diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo de Blumenau, Elson Campos Ferreira, a cidade vem avançando na divulgação no Mercosul, por isso, houve a necessidade se inserção ao Workshop Trade SC. “O convite que Balneário Camboriú fez a Blumenau para iniciar no projeto é de grande valia, uma vez que é extremamente compensatório ver o carinho que estes profissionais nos recebem e buscam informações sobre nossa cidade e região, o que nos fez perceber que muitos deles ainda não a conheciam, principalmente os peruanos”, ressaltou.
Conforme Ferreira, esta divulgação é oportunidade ímpar, pois o contato direto com os operadores e agentes de viagens faz com que os profissionais tirem suas dúvidas e tenham o suporte necessário para apresentar os destinos. “Blumenau tem potencial turístico diferenciado, por ser região colonizada por europeus. Acredito que esta união com os municípios da região só vem a somar”, avaliou.
Giancarlos Miguel, diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, comentou que este ano a cidade tem um motivo especial para apresentar seu destino e suas principais atrações, visto que ela vem investindo no desenvolvimento, e pretende atrair e se preparar para receber visitantes o ano inteiro. “Avaliamos o Mercosul como um dos públicos mais fiéis que temos, o que nos faz apostar e investir em ações que mostrem a importância do trabalho cooperado entre as cidades”, salientou.
Balanço da primeira etapa
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, avalia a conclusão da primeira etapa de forma positiva, pois a receptividade em todos os locais trabalhados foi além da expectativa. “Este projeto mostra que estamos no caminho certo nos trabalhos de fomentação do nosso destino turístico, pois além de podermos apresentar nossos atrativos, recebemos o convite para retornar e lançarmos oficialmente a nossa temporada de verão naquele país”, agrega.
Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, a união entre os destinos faz toda a diferença na hora da divulgação. “Estou certo de que, trabalhando em conjunto, o projeto ganha mais força. Ao divulgar as regiões turísticas, divulga-se também Santa Catarina - e todo o Estado ganha com isso", afirma.
Projeto Workshop Trade SC
O projeto conta ao todo com 38 parceiros, entre eles: Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região (Sindisol), Convencion & Visitors Bureau, Parque Beto Carrero e os demais participantes que fazem parte do trade turístico e visam divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing. Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um destes locais haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense.A primeira etapa do projeto, que iniciou no dia 27 e terminou no dia 31 de agosto, contemplou as cidades de Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina.
O terceiro dia de evento, em Mendoza, iniciou com uma recepção especial para os operadores e agentes de viagens, quando os participantes do projeto apresentaram seus atrativos, motivando a venda de pacotes turísticos para a temporada de verão. Além disso, oferecendo ainda as opções para a Copa do Mundo 2014 que ocorrerá no Brasil, já que Santa Catarina, mesmo não sendo sede dos jogos, foi apontada como destino a ser visitado durante os eventos. Em seguida, foi aberta a de rodada de negócios, na qual os profissionais puderam buscar mais detalhes sobre as novidades de cada localidade e equipamento turístico. Em seguida, os participantes se reuniram em confraternização.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaTexto e fotos: Alessandra DamacenoFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sai a programação do Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) concluiu a programação do primeiro Acampamento Farroupilha da história da cidade. Além da invernada artística, tertúlia, trovadores, mateada, missa crioula e baile na Praça Higino Pio, haverá muitos shows e espetáculos de dança marcando as comemorações da Semana Farroupilha, a exemplo da apresentação de Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto (FOTO).Confira a programação.14 a 21 de setembro, Praça Higino Pio, CentroDia 14 (Sábado)18h - Chegada da Chama Crioula e cerimonial de abertura19h - Tertúlia Livre19h30 - Apresentação dos grupos de dança: Gaúcho do Litoral, Sem Fronteira e AGASC20h - Show Raul Quiroga / Dorval Dias e Grupo AmericantoDia 15 (Domingo)11h - Missa Crioula12h - Almoço Campeiro14h - Tertúlia livre17h - Declamações Antônio Milton Garcia - 1º Peão Mirim da 8ª RT do MTG / SC ; Ana Karine Vieira - 1ª Prenda da 8ª RT do MTG / SC ; Andressa Estrela - 1ª Prenda Adulta do CTG Barra Mansa;18h - Invernada Artística Tropeiros do Litoral19h - Show - Kevin Eger e Grupo Mescla de Campo e Alma - Segundo colocado no 3º Festival da Canção de Balneário CamboriúDia 16 (Segunda-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Declamações - Priscila P Bertotti - 3ª Prenda Juvenil do CTG Barra Mansa ; Laura Coelho - 1ª Prenda Mirim do CTG Barra Mansa 19h30 - Apresentação da Academia de Dança Gaúcho de Fato 20h - Apresentações Musicais: Gedir da Silva - CTG Barra Mansa ; Almir dos Santos Pasqualini - CTG Barra Mansa20h30 - Show com Teixerinha Filho e Teixerinha NetoDia 17 (Terça-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação da Academia de Dança CTG Barra Mansa19h30 - Show com Porto Carreiro e Neguinho da Gaita22h - Encerramento.Dia 18 (Quarta-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação dos grupos de dança gaúcha: Sou do Sul e Amigos do Pampa19h30 - Show com o Grupo Legião Gaúcha22h - Encerramento.Dia 19 (Quinta-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação Musical - Franciele Gomes - 1ª Prenda Juvenil - CTG Barra Mansa ; Guiseppe Bortolini - 1º Peão Juvenil - CTG Barra Mansa ; Anna Karine Vieira - 1ª Prenda Adulta da 8ª RT do MTG/SC19h30 - Apresentação de Dança do Facão com a Invernada Artística do CTG Barra Mansa19h50 - Show com o grupo Misturadão.comDia 20 (Sexta-feira)18h - Tertúlia Livre19h - Apresentação de Dança: Grupo Artístico Charruas - Invernada Artística do CTG Barra Mansa20h - Show com Ricardo Porto e os Campeiros de Fato22h - EncerramentoDia 21 (Sábado)14h - Cavalgada - Saída da Praça das Bandeiras (Avenida do Estado)17h30 - Chegada na Praça Higino Pio18h - Tertúlia Livre19h - Baile de encerramento com o grupo Lida CampeiraMais informações: Paulo César Brito de Oliveira - (47) 9233.1614 ou (47) 3366.5325, das 13h às 19h.Prefeitura de Balneário CamboriúAssessoria de ImprensaFundação Cultural de Balneário CamboriúTexto: Vânia de Campos Imagem: DivulgaçãoFone: (47) 3366-5325www.balneariocamboriu.sc.gov.br
União do segmento turístico visa atrair mais visitantes do Mercosul
Os profissionais de turismo de um dos países mais prósperos da América do Sul receberam na manhã de quinta-feira (29), toda a atenção e informação turística de Santa Catarina. O Workshop Trade SC 2013, que traz informações turísticas sobre Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur) e todo o trade turístico, passou por Santiago, capital do Chile.
"É com satisfação que trazemos todo o suporte turístico de Balneário Camboriú e região para este povo tão receptivo e que busca cada vez mais informações sobre nossos destinos", ressaltou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider.
Conforme o organizador do evento, Mariano Palmioli, 120 agentes e operadores de viagens que atuam diretamente com pacotes de destino turístico no Sul do Brasil participaram da convenção, onde foram apresentados cada cidade e seus atrativos. "Unindo forças conseguimos mudar o conceito do turismo, pois oferecemos mais recursos e atrativos para que os profissionais possam repassar a seus clientes", destacou.
Para a diretora do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região (Sindisol), Dirce Fistarol, é muito importante estreitar os laços e renovar os contatos com os profissionais que atuam neste segmento para apresentar as novidades. "Anualmente, abrem-se novos destinos turísticos, por isso, temos que estar sempre atentos e sair na frente para apresentar nossas atrações e diferenciais", avaliou. Dirce comenta ainda que a integração dos municípios da região vem somar e dar uma nova dinâmica ao setor, uma vez que os profissionais terão mais opções a seus clientes, podendo assim fazer com que eles prolonguem suas estadias.
Parceria que faz a diferença
Segundo o gestor do Brusque Convention & Visitors Bureau, Jorge Luiz Ramos, que participa do projeto Workshop Trade SC pela primeira vez, os brusquenses estão aprendendo a fazer turismo diferenciado, apresentando além de seu comércio atrativo, suas belezas naturais. "A grande parceria que existe entre os municípios da região e a proximidade geográfica faz com que possamos planejar ações estratégicas que atraiam ainda mais visitantes, fazendo com que eles permaneçam mais tempo por aqui", enfatizou, complementando que Brusque possui diversos potenciais turísticos ainda não explorados.
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, também avalia de forma positiva para o turismo a parceria entre Balneário Camboriú e as cidades da região. “A divulgação conjunta dos destinos impacta muito mais, despertando assim maior interesse do visitante, pois quem viaja busca o maior número de atrativos possíveis e nós mostramos que temos condições e estamos prontos para recebê-los bem”, salientou.
Ana Beatriz Frigerio Prates, do Convention & Visitors Bureau da Costa Esmeralda, Bombinhas, Porto Bela e Itapema, lembra que os potenciais turísticos dos destinos, unido à proximidade geográfica, faz com que a região catarinense se torne ainda mais atrativa. “Unindo forças somos mais fortes e mostramos que a região da Costa Verde Mar e do Vale Europeu tem todo o suporte necessário para atender aos visitantes”.
Lançamento da temporada
Ao final do evento, a operadora de turismo, Paola Góngora Torreblanca, fez um convite especial ao secretário de Turismo, Ademar Schneider, estendendo-o ao prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, de Balneário Camboriú, convidando-os a retornar a Santiago para o lançamento oficial da temporada de verão catarinense no Chile, que reunirá mais de 400 profissionais que atuam diretamente no setor turístico.
"É com muita satisfação que recebemos este convite, pois demonstra todo o carinho que os chilenos tem com nossa cidade", comentou Schneider ao lembrar do forte vínculo existente com os chilenos, que iniciou em 2011, onde o país passou por um momento difícil após um terremoto e Balneário Camboriú acolheu todos os visitantes chilenos que estavam fora de seu país, visitando Balneário Camboriú. "Nossa cidade tem um carinho especial pelos chilenos e a reciproca é verdadeira, tanto que o prefeito Edson Piriquito foi homenageado neste país em 2011".
Workshop Trade SC
O projeto conta ao todo com 38 parceiros: Sindicato dos Hotéis (Sindisol), BC Convention & Visitors Bureau , Beto Carrero World e os demais participantes que fazem parte do trade turístico e visam divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing. Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um destes locais haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense. A primeira etapa, que iniciou no dia 27 de agosto, passou por Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina.
O segundo dia de evento, em Santiago, iniciou com um café da manhã para recepcionar os operadores e agentes de viagens. Os participantes apresentaram os destinos e seus atrativos, frisando a expectativa para a Copa do Mundo 2014 que ocorrerá no Brasil, uma vez que mesmo Santa Catarina não sendo sede dos jogos, foi apontada como destino a ser visitado durante os eventos. Em seguida, foram abertas as mesas de rodadas de negócios, nas quais os profissionais puderam buscar mais detalhes sobre as novidades de cada localidade e equipamento turístico.
Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e Fotos: Alessandra Damaceno
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Balneário Camboriú entre as dez cidades preferidas por estrangeiros
01.09.2013 às 10:55h Pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério do Turismo(MTur), realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe, aponta que a Capital Catarinense do Turismo é também uma das preferidas para o visitante internacional. No ano passado, Balneário Camboriú recebeu 5% do total dos visitantes estrangeiros que estiveram no país, posicionando-se entre as dez cidades brasileiras escolhidas pela maioria desses turistas. Em Santa Catarina, a cidade está em segunda colocação, atrás apenas da capital, Florianópolis. Também apresentou resultado positivo em relação a 2010, quando apareceu na pesquisa como a nona colocada na preferência do turismo estrangeiro, exibindo-se, agora, na sétima colocação. O estudo da Fipe apurou, além da procedência e dos principais destinos preferidos, o perfil, gastos efetivados, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre. Dados de Balneário Camboriú/turismo estrangeiro Entre os emissores de turistas a Balneário Camboriú, aparecem nas primeiras colocações a Argentina(61,4%), Chile (16,7%) e Paraguai(13,7%), sendo que a cidade é a preferida para os paraguaios, que a elegeram como primeiro destino a ser visitado a lazer; a terceira na preferência dos chilenos; e, embora não se destaque como emissor, a Suíça qualificou a cidade também como terceiro destino (13,5% dos turistas suíços que chegaram ao Brasil, vieram para a praia catarinense em 2012, sendo em 2011 esse percentual era de apenas 0,6%). O motivo da viagem continua sendo o lazer (92,5%) e o motivo do lazer, o Sol e a praia (92,2%). Para a maioria, o alojamento utilizado foram os hotéis, pousadas ou flats (50,6%). Dos grupos que vieram, também na maior parte foi composto por familiares (57,4%). O gasto médio em Balneário per capita foi de US$ 57,95(dólares) e a permanência média na cidade de 8,5 dias. A principal fonte de informação do destino esteve em amigos e parentes (35,1%), seguida da internet (26,2%); Um grande percentual de pessoas que esteve no destino (77,7%) já tinha estado na cidade anteriormente e nada menos do que 98% deseja retornar. A faixa etária do visitante estrangeiro está entre 41 e 50 anos (25,5% do total), seguido de 32 a 40 anos (24,9%). Quase metade dos viajantes (49,7%) tem ensino superior completo e 47,9% qualificaram a viagem com satisfação máxima - superando suas expectativas-, seguido daqueles que disseram que a viagem atendeu plenamente suas necessidades (44,7%). Outro item que chamou a atenção foi a avaliação da infraestrutura. O total de 98,9% qualificou a segurança pública como melhor oferecimento na cidade, e a limpeza pública figurou na segunda colocação (96,7%). Os restaurantes foram citados por 99,4% dos turistas internacionais como infraestrutura turística de destaque e a hospitalidade foi o serviço turístico que mais agradou para 99,2% dos visitantes de outros países. 'Estamos na preferência dos turistas que vem de fora, e também somos o principal destino para turistas brasileiros. Além de nos deixar com grande satisfação, pois isso mostra que o trabalho que vem sendo realizado está no caminho certo, também nos revela que há muito a fazer. Não apenas para nos manter entre os destinos top do país e atrair novos visitantes, mas também para agradar os que já se habituaram a vir para nossa cidade para lazer, negócios entre outros motivos', declarou o secretário de Turismo do município, Ademar Martins Schneider.Acompanhe o Estudo de Demanda Turística Internacional do Mtur 2006 a 2012 no anexo desta matéria ou ainda em: http://zip.net/brkNNY Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Imprensa Departamento de Comunicação Texto e fotos: Silvia Bomm (47) 3267-7139 www.balneariocamboriu.sc.gov.br Baixar arquivo anexo desta matéria
Workshop Trade SC divulga estado e Balneário Camboriú na rota andina
27.08.2013 às 23:47h
Expandir a divulgação no mercado andino, para atrair cada vez mais visitantes do Mercosul para Santa Catarina, este é o objetivo do Workshop Trade SC 2013, que iniciou nesta terça-feira (27) em Lima, no Peru. Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur), representam no país vizinho a região catarinense. "Compreendemos o grande potencial turístico deste público, por isso, apresentamos todos os atrativos de nossa cidade e região para que despeter o interesse de quem ainda não nos conhece", ressaltou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
O secretário lembra que desde o início do projeto aumentou expressivamente o número de visitantes dos países que compõem o Mercosul a Balneário Camboriú. "Os dados comprovam que estamos no caminho certo e a cada evento percebemos que aumenta o número de profissionais que atuam no setor turístico, e que nos procuram para obter mais informações da nossa cidade e região", destacou Schneider.
Segundo o embaixador do Brasil em Lima, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, no ano de 2003 mais de 40 mil peruanos visitaram o Brasil. Já no ano de 2012, foram mais de 100 mil turistas que optaram por destinos brasileiros. "Os eventos que ocorreram recentemente no Brasil nos deram uma amostra da capacidade que o país tem em receber bem seus visitantes, principalmente os estrangeiros. Acreditamos que, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aumentará ainda mais o interesse pelo destino, principalmente porque o Brasil está preparando seus atrativos e pacotes especiais", comentou. Teixeira salientou ainda a parceria existente entre o Brasil e o Peru, enfatizando os potenciais de Santa Catarina que atraem cada vez mais visitantes. "A distância entre os países é pequena quando as pessoas querem estar juntas e os catarinenses acolhem bem todos seus visitantes".
Para a gerente do Comitê Descubra Brasil, Norma De Navarro, o Brasil não é um destino popular, mas maravilhoso, por isso, Workshop Trade, que está em sua quarta edição, vem crescendo a cada ano. No período da manhã, 500 agentes participaram da rodada de negócios, na qual cada representante apresenta diretamente seu destino aos profissionais de turismo peruanos. No período da tarde, 700 profissionais do turismo participaram da convenção que contou com palestras, e os representantes puderam explanar um pouco mais sobre seus atrativos. "Os peruanos buscam informações sobre Santa Catarina porque é um estado completo, onde eles podem aproveitar belas praias, um parque temático sem precisar ir à Disney, conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã e fazer compras, tudo isso muito perto", explicou.
Para o gerente de Marketing da Santur, Eduardo Simon, o Peru é um mercado em crescimento e a demanda nos últimos 10 anos comprova que a economia local está em ascensão. "Há muitas pessoas viajando e Santa Catarina é o destino de sol, mar e montanhas, que concorre diretamente com os principais destinos do mundo. Os números apontam que atualmente temos uma demanda significativa, tanto para Florianópolis, como para Balneário Camboriú. É um mercado latente, e temos que estar presentes com nossos atrativos", agregou.
Projeto Workshop Trade
O projeto conta com 38 parceiros, entre eles: BC Convention & Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Parque Beto Carrero e os demais particiapantes que fazem parte do trade turístico. O grupo visa divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing.
Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um deles haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense.
A primeira etapa contempla as cidades de Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina, e já começou nesta semana. Em Lima, no Peru, nesta terça-feira(27), o evento contou com 16 mesas com rodada de negócios, almoço de confraternização, palestras de capacitação para os profissionais do turismo, e foi finalizada com happy hour e show de música brasileira, oferecido por Santa Catarina. "O vínculo criado cada vez mais vem se destacando e fortalecendo a vontade dos peruanos em conhecer nosso estado", agregou Ademar Schneider, do Turismo municipal de Balneário Camboriú.
Prefeitura Municipal de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo - SecturAssessoria de ComunicaçãoTexto e Fotos: Alessandra Damacenowww.secturbc.com.brimprensa@secturbc.com.br www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Sectur participa da 28ª Contesc
Balneário Camboriú está sempre presente nos grandes eventos, por isso, na última semana a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) participou da 28ª Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (Contesc), no Centro de Eventos Marejada, em Itajaí.
Conforme o secretário de Turismo, Ademar Schneider, o evento impulsiona o turismo de negócios para a região. “Como polo indutor do turismo catarinense, não poderíamos ficar de fora deste evento, pois a maioria destes participantes, mesmo sendo de Santa Catarina, não conhecia nossos atrativos, ou seja, agora eles podem retornar com seus familiares para aproveitar ainda mais nossa cidade”, avaliou.
Segundo o secretário, a convenção durou quatro dias e reuniu centenas de profissionais da área contábil de todo o estado e diversas secretarias de Turismo de outros municípios também participaram com estandes, inclusive da região da Costa Verde e Mar.
Prefeitura de Balneário CamboriúSecretaria de Turismo – SecturAssessoria de ImprensaFone: (47) 3367-8122www.balneariocamboriu.sc.gov.br