- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Trânsito de ônibus de turismo somente até 20 horas
A partir desta sexta-feira, 27, e a poucos dias do Réveillon, todos os ônibus de turismo que estiverem em Balneário Camboriú deverão cumprir determinação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e não circular após 20 horas. A proibição, que já foi observada nos anos anteriores nesta mesma época, tem como objetivo evitar que esses veículos façam passeios noturnos e acabem comprometendo a mobilidade urbana do município, que chega a receber nos últimos dias do ano, uma média de 300 mil pessoas por dia, em deslocamento rotativo (não cumulativo).
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, disse que a regra é rígida, mas se faz necessária, visto o crescente desenvolvimento do setor turístico, que traz como efeito um número maior de veículos e de pedestres nas vias e passeios públicos.
"Essa é a única forma que nos é apresentada, para que possam ser minimizados os problemas no trânsito de Balneário Camboriú. Se todos os motoristas de ônibus de turismo observarem essa e outras regras pertinentes, como a Lei Municipal 2.712/2007 que regulamente o sistema de rotas de ônibus turísticos que vêm para a cidade, teremos uma melhora significativa no trânsito desta época do ano, em que mais recebemos visitantes", analisa Schneider, lembrando que a cidade já se tornou referência para outros grandes centros de turismo, que ainda não organizaram a permanências dos veículos de turismo em suas ruas e avenidas. "Estamos bem a frente nesse sentido", completa.
Determinações observadas com maior rigidez desde 2011:
Não há perdão para motoristas que se digam desavisados, mesmo porque todo ônibus de turismo é obrigado a parar no Portal de Informações Turísticas – PIT e assinar uma declaração, na qual se compromete a cumprir a rota recebida e também o descritivo da viagem e de passeios realizados, através de relatório de viagem registrado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Então:
- Todo ônibus de turismo deverá ter o selo de permanência na cidade, que indica sua rota;
- Ônibus que estiver fora da rota entregue no PIT será multado. No caso de ônibus estrangeiro, será grampeado;
- Os passeios noturnos de ônibus de turismo são proibidos, a partir das 20h;
- Ônibus em fila dupla será multado ou grampeado;
- Ônibus parado em bolsões, sem estar embarcando ou desembarcando passageiros; sem o motor ligado; e/ou sem o motorista, também será penalizado- Os 15 minutos de permanência foram derrubados na resolução 302 do Código de Trânsito Brasileiro. As placas nos bolsões foram retiradas e trocadas pela advertência PROIBIDO ESTACIONAR;
- É extremamente proibida a circulação de ônibus de turismo na rodovia de acesso às praias da região sul, a Interpraias;
- Cada motorista receberá, junto com o selo, o descritivo de seu trajeto, inclusive dizendo qual área da cidade está autorizado a circular: – Área Roxa (Barra Sul a R 3700); - Área amarela (Rua 3700 a R 2500); - Área Branca (Rua 2500 a R 51); - Área Azul (R 51 a R 1901) e Área Laranja (R 1901 a R Miguel Matte-P Norte) – Elas estão entre Av. Estado, Terceira Avenida e Av. Beira Rio;
- Trânsito de ônibus em caráter especial, como de turistas vindos de transatlântico de Porto Belo e Itajaí, recebem selo especial e devem observar orientações do PIT;
- Trânsito para o Unipraias tem rota especial, descrita no selo de permanência, e onde estará definido o dia da visita;
- Todos os passeios regionais durante permanência na cidade devem ser do conhecimento dos funcionários do PIT e de acordo com relatório de viagem (ANTT);
- Toda alteração de rota deve estar assinada por funcionário autorizado do turismo municipal;
- Os hotéis e/ou empresas devem providenciar vans locais para passeios que não estejam determinados no descritivo junto ao PIT;
- Para passeios regionais que não estejam no relatório de viagem, as empresas devem providenciar o traslado dos passageiros em veículos de empresas locais;
- As empresas que tiverem em passeio regional, e não possuírem guia de turismo, será obrigatória a contratação de um guia turístico regional (Conforme lei federal). No PIT estará à disposição uma lista de guias locais aptos a realizar o acompanhamento no interior do veículo. Esses guias estão capacitados em Balneário Camboriú para atuar de acordo com as normais de trânsito da cidade.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo – Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Wagner Heinzen (Arquivo Sectur)
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Hotéis devem ter ocupação expressiva no Réveillon
Faltam poucos dias para a virada 2013/14 e como em anos anteriores, por ser um dos principais polos turísticos do país com especial procura pelo sol e pela praia e por ter um dos maiores shows pirotécnicos do país, a cidade de Balneário Camboriú está praticamente tomada pelos turistas. Na hotelaria, de acordo com as reservas efetuadas, o final de ano deve chegar perto de ter lotação esgotada, mas ainda há vagas para quem se antecipar.
Segundo informa a vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol), Dirce Fistarol, que também é hoteleira, a previsão é "muito boa", pela confirmação da meteorologia de que na região o sol deve predominar neste final de 2013. "Nos últimos dois dias, tivemos um aumento considerável nas reservas e nas consultas. Houve cancelamentos de grupos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, locais que tiveram muitas chuvas, mas agora estamos com previsão de termos quase 100% de ocupação", menciona animada. "No dia 25 mesmo nossos telefones não pararam de tocar, ainda mais pelo espetáculo de fogos na virada previsto pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo", complementa.
A maioria dos turistas que estão reservando hotéis para o Réveillon é de pessoas vindas de São Paulo e do interior de estados brasileiros, como Mato Grosso, Goiás e Paraná. Também estão acontecendo reservas por famílias e grupos do Norte e do Nordeste, o que não era muito comum em anos anteriores, mas que agora estão sendo conferidos com mais intensidade. "São pessoas mais seletivas, com gostos e costumes diferenciados", disse a vice-presidente. O Sindisol também já registra animação em relação aos turistas que vêm por meio de transporte aéreo, com maior frequência e sem registro de cancelamentos. "O que é uma ótima notícia", finaliza Dirce.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, que tem vasta experiência no setor hoteleiro, a passagem de ano deve ser um novo marco para Balneário Camboriú, assim como foi o Natal, com movimentação nos hotéis acima do esperado. Mas não apenas pelo grande fluxo de pessoas, pois a Sectur aguarda mais de um milhão de visitantes para o Réveillon, mas também pelo público diferenciado, que vem sendo notado nas recepções dos hotéis. "Temos certeza que o final de ano será um sucesso, como foi o nosso Natal. Anteriormente, a data era reservada e as famílias só vinham para Balneário Camboriú depois do dia 25. Isso mudou muito. A presença do turista de final de ano foi notada neste feriadão, nos dando uma ótima expectativa para o dia 31. Alertamos, entretanto, para que as pessoas evitem levar garrafas, copos e objetos de vidro, assim como fogos de artifício, para a orla da praia durante a festa da virada. Haverá barreiras realizadas pela Polícia Militar e Guarda Municipal em todos os acessos à Atlântica, e isso será coibido", observou.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e Fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Réveillon Show abre hoje com música forte na Tamandaré
Balneário Camboriú já vive de alto astral da virada de ano. E para atrair boas energias, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município promove, a partir deste dia 27 e até o dia 4 de janeiro, o Réveillon Show 2013/2014, que levará para o palco montado na Praça Tamandaré, 17 shows, entre regionais e nacionais. As apresentações iniciam sempre às 19 horas, com encerramento previsto para 23h30, sendo que a abertura nesta sexta-feira (27) terá três shows de renome nacional, o primeiro de música eletrônica, o segundo samba e pagode e o terceiro no ritmo sertanejo.
Um dos shows será com o cantor Jonas Vilar, que participou recentemente do programa ''Encontro'', com Fátima Bernardes, na Rede Globo, onde se encontrou com o cantor Michel Teló, revelação de 2011 e que fez o show nacional do Réveillon Show no mesmo ano, em Balneário Camboriú. Teló se comprometeu a participar do próximo CD do pastor, que tem voz forte e lembra muito o estilo da dupla Bruno e Marrone.
Outra apresentação da noite, é do grupo Linha de Frente. Formado na década de 90, o conjunto de samba e pagode tem como marcas registradas o alto astral, as composições românticas e letras com mensagens sempre positivas. Ao todo o octeto paulista já lançou 7 álbuns: “Turma do Pagode – Ao Vivo” (2001), “Vol. 2 – Festa no Quintal” (2003), “Pagode do Bom” (2005), “Mais Feliz” (2007), “Dom de Sambar” (2009), “Esse É o Clima” (2010) e “O Som das Multidões” (2012).
Para abrir e fechar os dois shows, acontece a apresentação do DJ PV. Com estilo autêntico e renovador, o artista é destaque nacional na linha de música de adoração para balada eletrônica jovem. No Youtube, os vídeos do DJ PV ultrapassam a marca dos milhões de acessos. PV já se apresentou em várias cidades do Brasil e também no exterior; a exemplo de Estados Unidos e Peru. No cenário nacional e internacional, o DJ PV se apresentou em shows de conhecidos nomes da música cristã, entre eles estão: Thalles, Aline Barros, Fernandinho, Christafari, P.O.D e Jeremy Camp.
Segundo explica o diretor de Eventos da Sectur, Edilson de OLiveira Ferreira, todos os shows são muito bons e recomendados, sendo que além dos nacionais, os cantores regionais foram prestigiados, para valorizar o artista local. "São grupos e cantores solos de muito talento. Vale muito a pena assistir. Convidamos todos, pois os shows foram selecionados e totalmente gratuitos", menciona.
O grande espetáculo da virada, com show pirotécnico de pelo menos 15 minutos e que irá utilizar cerca de 25 toneladas de fogos e equipamentos distribuídos em 10 balsas na orla da praia, será no dia 31, com contagem regressiva a partir das 23h55. Quem quiser entrar no clima da virada, poderá ir à Tamandaré a partir desta noite de sexta, quando haverá apresentações do DJ PV, do grupo de pagode Linha de Frente e do cantor Vilar. Acompanhe a programação completa:
27/12 - Sexta-feira
19 às 19h30 – DJ PV
19h30 às 20h30 – Linha de Frente
20h30 às 22h – Jonas Vilar
22h às 23h - DJ PV
28/12 - Sábado
19h às 19h30 – DJ Hillen Chrysthyan
19h30 às 21h30 – Diogo Rosa
21h30 às 22h45 – NBLA
22h45 às 23h – DJ Hillen Chrysthyan
29/12 - Domingo
19 às 19h30 – DJ Hillen Chrysthyan
19h30 às 21h – Clóvis Martinez
21h às 21h30 – DJ Hillen Chrysthyan
21h30 às 22h45 – Máquina Viva
22h45 às 23h – DJ Hillen Chrysthyan
30/12 - Segunda-feira
19h30h às 20h30 – DJ Hillen Chrysthyan
20h30 às 22h30 – Felipe Ponte
22h30 às 23h15 – Origami
31/12 – Terça-feira
20h às 21h – DJ Barak Sienra
21h às 23h – Pedra da Lua
23h às 0h30 – DJ Barak Sienra
01/01 – Quarta-feira
20 às 21h – DJ Hillen Chrysthyan
21 às 22h45 – Stirred – AC/DC Cover of Brazil
22h45 às 23h15 – DJ Hillen Chrysthyan
02/01 – Quinta-feira
19h às 20h – DJ Hillen Chrysthyan
20h às 21h – Pianista Marcos Antônio Pereira
21h às 23h – Projeto Estadual Jesus no Litoral – Igreja Matriz
E ainda, Banda Single Core e Diego Fernandes
03/01 – Sexta-feira
19h às 20h – DJ Hillen Chrysthyan
20h às 21h30 – Código Z
21h30 às 23h – Banda Flux Inside Rio do Sul SC
04/01 – Sábado
20h às 21h – DJ Hillen Chrysthyan
21h às 23h – Karina Samba (revelação no samba em 2013)
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Arquivo Sectur
www.balneáriocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Celesc alerta a população para ações de Réveillon
Serpentinas e papel laminado são itens comuns utilizados pelas pessoas para comemorar o ano novo, mas esses materiais são responsáveis pela maioria dos casos de problemas na rede elétrica durante as festividades. Objetos jogados nos fios da rede elétrica podem interromper o fornecimento de energia e causar acidentes, na maioria das vezes, os fios acabam sendo danificados por causa dessas ações.
A empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que fornece energia para Balneário Camboriú e região, distribui cartazes pela cidade para que a população fique atenta e evite acidentes. O gerente da Celesc, Arilson Vieira, alerta que esse ato pode ser considerado vandalismo e pode representar riscos para a pessoa que arremessa os objetos.
"Quem estiver nas ruas, deve tomar cuidado ao arremessar o canhão de confete e serpentinas perto das redes elétricas. Esses materiais são condutores de energia e podem levar à morte de pessoas ao redor", afirma.
A Celesc criou uma equipe para fazer a limpeza dos fios na quinta-feira (2), no primeiro dia útil de janeiro. Os funcionários da empresa irão retirar os objetos que ficaram enroscados nos fios durante a virada do ano.
Vale informar que se algum objeto atingir e danificar um cabo de baixa tensão, aproximadamente 50 consumidores podem ficar sem luz, e se o cabo for de alta tensão, cerca de consumidores podem ser prejudicados, é o que alerta a Celesc.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Emily Prado
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Atrativos turísticos preparados para receberem os visitantes
No sábado (21) iniciou o verão em todo o país e em Balneário Camboriú, os preparativos estão a todo o vapor, para que a temporada que mais recebe visitantes possa oferecer atrativos turísticos que satisfaçam turistas de várias regiõ?es do Estado, do Brasil, do exterior, bem como os moradores da cidade.
São inúmeras opções que podem ser aproveitadas, algumas delas durante todo o ano, mas para auxiliar quem está no município pela primeira vez, e quer conhecer os equipamentos turísticos mais visitados, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico elaborou uma síntese do que encontrar, para levar toda a família a um inesquecível passeio. Nessa primeira matéria, acompanhe os complexos Cristo Luz, Unipraias e Cyro Gevaerd.
Cristo Luz
O Complexo Turístico Cristo Luz funciona o ano todo, mas nessa época, o atendimento se estende e há atrativos em maior quantidade. No local, que fica no alto do Morro da Cruz a 150 metros de altura e com acesso pela Rua Indonésia (há pontos de embarque para o Cristo Luz em ônibus especiais e gratuitos, desde o Hotel Marambaia, no Pontal Norte, até o Hotel Geranium, na Avenida Brasil, próximo a Rua 3100), o mais visitado é o monumento do Cristo Luz.
A estátua de cimento, ferro e aço com 33 metros de altura e 22 metros de largura, pesa 528 toneladas e emite luzes de sete cores diferentes, cada uma com um significado especial. As atrações diárias também apresentam o Memorial Histórico Descritivo de Balneário Camboriú em fotografias; Gastronomia com restaurante, pizzaria e lanchonete; lojas de lembranças; Presépio permanente; Gruta de Nossa Senhora Aparecida; e Pavilhão de Eventos, onde estão acontecendo apresentações de música e shows temáticos todos os dias. Funcionamento: Das 16h à 1h , segunda a sábado e das 10 à 1h, nos domingos. Mais informações no (47) 3367-4042 ou www.cristoluz.com.br
Parque Unipraias
O complexo Unipraias se destaca por ser o único bondinho aéreo do mundo a ligar duas praias por esse meio de transporte. São 47 bondes, entre a Barra Sul, o Morro da Aguada e a Praia de Laranjeiras. Nos 202.000m² de área total, com área de preservação de 132.000m², estão reunidos atrativos para quem procura aventura, adrenalina e encantamento. O trajeto completo dos bondinhos aéreos, ida e volta, tem 3.250 metros e dura aproximadamente 30 minutos, se for realizado sem paradas.
No alto do Morro, a uma altura de 240 metros , está a Estação Mata Atlântica, com a maioria das atrações do Parque. No local há quiosques, loja de lembranças, o auditório Angelo Bogo, onde são dadas palestras e acontecem exposições, além de mirantes com vistas maravilhosas da orla central e de Laranjeiras. Ainda há o Youhooo!, o mais moderno trenó de montanha do mundo, com um passeio radical em meio ao verde da mata atlântica e com vista para a praia Central de Balneário Camboriú. São 710 metros de percurso, podendo atingir uma velocidade de até 60 km/h.
Há também a mais nova sensação para os amantes da adrenalina, a Zip Rider, uma espécie de tirolesa, de onde descem quatro pessoas simultaneamente em cadeiras presas por cabos, com a diferença de que foi construído com tecnologia de ponta, exclusiva da América Latina. A descida é feita a uma velocidade média de 60 km/h, percorrendo 750 metros, desde o morro até a Estação Laranjeiras. Funcionamento: De 20 a 31/12, aberto todos os dias das 9h às 20h, menos dias 24 e 31/12, com encerramento às 18h. A bilheteria encerra suas atividades 1 hora antes do fechamento do Parque. O último embarque nos bondinhos é às 18h. A bilheteria das atrações na Estação Mata Atlântica (Youhooo, Arvorismo e ZipRider) encerra às 17h30. Saiba mais sobre o parque no (47) 3404-7600 ou www.unipraias.com.br
Zoo do Complexo Cyro Gevaerd
O Complexo Ambiental Cyro Gevaerd é onde se localiza um dos maiores zoológicos de Santa Catarina, com centenas de espécies, entre aves, mamíferos, répteis, peixes, entre eles serpentes, araras, macacos, leões, coelhos, tigres, camelos, antas, e várias outras que proporcionam um passeio de conhecimento e descontração, principalmente para as crianças. Também no local há cinco museus: Arqueológico, com muitos itens que rememoram a história, inclusive com peças com mais de 3 mil anos de idade e sambaquis, entre os quais o esqueleto de uma índia grávida.
No Museu do Artesanato Catarinense, a diversidade étnica do nosso Estado: cerca de 30 povos diferentes, a maioria de origem européia, que através de suas artes manuais não só demonstram as tradições regionais, como também enfeitam com suas cores e formas diferenciadas. É um acervo de 716 peças predominando cerâmicas, vimes, madeiras, couros, esculturas em madeiras, entre outras.
O Museu Oceanográfico, com exemplares das riquezas submersas de Santa Catarina, como peixes da costa catarinense, diversas espécies de moluscos, crustáceos, equinodermos, corais e algas, além de tubarões e raias encontradas em nosso litoral.
O Museu do Pescador é uma homenagem a umas das profissões mais antigas dos antepassados catarinenses da costa. O ambiente reproduz o seu trabalho, reunindo embarcação, equipamentos e acessórios utilizados na pesca artesanal.
No Museu de Taxidermia, a extraordinária arte do empalhamento de animais, quando se é possível conhecer de perto - sem correr riscos - as características físicas e biológicas de diversas espécies, além de ser uma maneira de preservar esses animais.
Há também no complexo Cyro Gevaerd uma mini-cidade e uma mini-fazenda. Horário de funcionamento: 01/12 a 28/02: Das 9 às 19h; 24/12 : Das 9 às 12h; 25/12: Das 12 às 19h. Como chegar : De automóvel, para quem vem de Balneário camboriú, basta seguir a BR 101 em direção à Florianópolis, fica no quilômetro 137; Para quem vem de Florianópolis, basta seguir a BR 101 em direção à Balneário Camboriú, acesso pelo viaduto da Barra, tomando a direita do condutor. De ônibus urbano a partir de Balneário Camboriú: linhas 110, 109, 106 e 103. Outras informações pelo fone (47) 3367-3300 ou no site http://www.zoobalneariocamboriu.com.br/
Outros pontos turísticos podem ser conhecidos no portal da Secretaria de Turismo, no www.secturbc.com.br ou pelo telefone do Portal de Informações Turísticas (47) 3367-8005, no horário entre 6 e meia-noite, de segunda-feira a domingo.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação - Sectur
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Arquivo Sectur
www.balneáriocamboriu.sc.gov.br
Aberta oficialmente a temporada em Balneário Camboriú
Praia cheia, céu praticamente claro e temperatura na marca dos 29 graus. Com toda essa perspectiva de um verão efervescente que vem por aí, a Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), decretou na tarde deste sábado (21) aberta a temporada de verão na cidade com um animado Desfile Show, que percorreu toda a extensão da Avenida Atlântica. Dele participaram carros alegóricos, com demonstração do que o visitante pode encontrar em termos de pontos turísticos na cidade e na região, e ainda as entidades públicas que fazem a segurança no município.
O Desfile Show apresentou aos moradores e turistas a alegria e irreverência dos piratas que realizam performances nos barcos Pirata, escunas de passeio da Barra Sul, os personagens que promovem a alegria no Beto Carrero World, em Penha, as atrações do Parque Unipraias, como o trenó de montanha Youhooo! e a tirolesa Zip Rider, e a força do comércio local por meio da bicicleta articulada do Atlântico Shopping. O Papai Noel do projeto Brilhos de Natal, que segue até o dia 25 em vários pontos da cidade, esteve presente. O desfile também revelou, pelas engenhocas vindas de Blumenau, o turismo intenso que vive a região, principalmente pelas festas de outubro e pela estação mais quente do ano.
Todo o esforço foi para dizer ao turista que Balneário Camboriú e as cidades vizinhas estão preparadas para recebê-lo com inúmeras atrações e com a infraestrutura que ele necessita. "Realmente, o evento foi bem agradável, as pessoas que assistiram interagiram com os participantes, que nos ajudaram a fazer uma ótima abertura de temporada. Marcamos história. Hoje temos dois grandes desfiles na região, o da Oktoberfest, em Blumenau, e o nosso, nesta data", analisou o secretário de Turismo Ademar Schneider, complementando que caracterizar o momento inicial da temporada e mostrar isso com alegria, é valorizar a estação que mais movimenta a economia do litoral.
O evento contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do ex-governador Paulo Afonso, do prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), do vice-prefeito Cláudio Dalvesco, do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Marcelo Martinez Hipólito, e do Comandante da 3ª região da Polícia Militar, tenente-coronel Atair Derner Filho, além de outras autoridades que pedalaram com muita vontade em uma das bicicletas articuladas do universo Planetapéia de Blumenau.
O prefeito Edson Piriquito ficou muito satisfeito com o evento e comemorou a abertura da temporada. "Balneário Camboriú vem vivendo um momento único e poder estar nas ruas da cidade comemorando mais uma temporada é fantástico. Agradeço a todos que desfilaram conosco e a todos os moradores e turistas que prestigiaram um pouco do que a nossa cidade e a nossa região têm a oferecer. Tudo foi feito com muito carinho e com a alegria de quem vive Balneário Camboriú", ressaltou.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Silvia Bomm; Celso Peixoto; Alessandra Damaceno; Amanda Weber
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Policiais militares recebem capacitação sobre turismo
Duas turmas, num total de 65 policiais militares, participaram na manhã desta sexta-feira (20), na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú, da capacitação em Turismo e Qualidade no Atendimento, realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A qualificação foi direcionada aos profissionais que vieram para trabalhar no litoral durante a Operação Veraneio da corporação.
Vindos de cidades como Canoinhas, Capinzal, Lajes, Joaçaba, Chapecó, entre várias outras, os policiais demostraram grande interesse por Balneário Camboriú e por fazer um bom trabalho durante a temporada de verão. "Em termos de trabalho que realizamos, senti bom aproveitamento, que eles estão dispostos a atender bem, sejam os cidadãos da cidade, ou os turistas", disse o professor ministrante do curso, Eliézer Souza, citando a curiosidade, o interesse e a preocupação em fazer um bom trabalho, demostrados pela maioria dos presentes.
A capacitação iniciou com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, que deu boas vindas à turma e mencionou que espera contar com todos durante o verão e principalmente no Réveillon, já que a cidade chega a receber mais de um milhão de turistas nesse período. "Agradeço a todos o tempo disponibilizado para receber a capacitação, e aproveito para solicitar o apoio de vocês para que todas as nossas forças de segurança possam trabalhar em parceria, e assim fazer um trabalho ainda melhor em nossa cidade", pontuou Schneider.
A Guarda Municipal de Balneário Camboriú, os agentes de trânsito, as polícias Civil, Militar e até o Corpo de Bombeiros são as instituições que mais os turistas confiam no momento de solicitar informações turísticas. Por isso, a importância do curso realizado pela Sectur/Senac, principalmente para que as informações possam chegar corretas e de forma agradável. Na capacitação, os profissionais receberam informações sobre os pontos turísticos, o mapa da cidade e a infraestrutura em geral oferecida no município.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.secturbc.com.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Réveillon Show Espetáculo de fogos poderá ser acompanhado em toda a extensão da orla
Uma grande queima de fogos está programada para acontecer na Praia Central de Balneário Camboriú, no próximo dia 31, durante a virada de ano na cidade. O Réveillon Show, que é um dos mais procurados do país com público superior a 1 milhão de espectadores nos quase 6 quilômetros de orla, Avenida Atlântica e nos edifícios a beira mar, promete ser inesquecível. O evento contará com fogos que serão acionados por sinal automatizado de rádio, num comando único a 10 balsas, dispostas no mar da Barra Sul até o Pontal Norte. Elas estarão a uma distância aproximada de 400 metros uma da outra, com a mesma distância da praia, o que permitirá a visualização dos efeitos em qualquer local da orla central.
Serão 25 toneladas de equipamentos, entre fogos, tubos e demais itens do show, sendo 2,5 toneladas de peso bruto por balsa. Segundo informa a empresa paulista Fogos Xingu, vencedora da licitação (Indústria de Fogos Tremulante) de São José do Rio Preto, serão pelo menos 15 minutos de cores, brilhos, luzes e várias figuras desenhadas no céu de Balneário Camboriú. O proprietário da empresa que tem 30 anos de experiência em pirotecnia, Wladen Porto, adiantou que o equipamento será montado em uma marina de Navegantes, por questões de segurança, sendo transportado pronto para a cidade. Nos próximos dias 20 e 21, serão feitos os ''desenhos'' do trabalho realizado em Balneário Camboriú, com colocação das boias que indicarão o posicionamento das balsas na praia. Também será feita a montagem até o dia 24, com retorno no dia 26 e trabalho em dois turnos do dia até o dia 31. Tudo para deixar pronto o grande show da virada.
"Esperamos promover um grande espetáculo", disse Porto, que estará na cidade promovendo o show com auxílio de 30 profissionais. "Teremos bombas plastificadas com vedação hermética e também lonas preparadas para o caso de instabilidades. Possuímos grande experiência com pirotecnia de Réveillon, já realizada duas vezes na praia de Copacabana; seis vezes consecutivas na praia de Santos, em São Paulo, com seis balsas; e no Guarujá, São Vicente e Praia Grande, onde também estaremos nesse ano, e ainda em outras cidades onde não há praia", informa.
Porto também adiantou que o espetáculo contará com desenhos de várias figuras como anéis, a palavra ''OK'', sorrisos, corações e disparos em forma de crisântemos. No início, haverá uma série de bombas com efeito de estrobo (espécie de sinalizador), que promoverão forte brilho por 20 segundos. Todos os disparos serão simultâneos nas 10 balsas, sendo que ao final, um espetáculo a parte de 15 segundos deve tirar o fôlego do público, com formação de mais de mil efeitos. "Pedimos a todos que forem prestigiar que façam a contagem regressiva com pensamento em boas energias, para termos uma grande festa da virada, com muito sucesso para todos", complementa.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, convida todas as famílias da região para virem prestigiar a virada do ano em Balneário Camboriú. "Temos infraestrutura preparada para receber todos os nossos turistas, e com um show feito de 10 balsas, mais as apresentações na Praça Tamandaré, alcançaremos um público maior. Quem for à praia para ver os fogos no dia 31, não precisará se deslocar ao centro, basta ficar na visualização de uma das balsas, que terá um grande espetáculo", pontua.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider destaca que há grande expectativas por parte da hotelaria e comércio em geral, uma vez que os visitantes de cidades mais distantes já estão programados e devem lotar hotéis, apartamentos e casas da cidade.
Nove dias de shows
A Praça Tamandaré, agora remodelada, será novamente a prévia e a extensão da festa de Réveillon, que acontecerá nas águas da Praia Central, na virada de ano. Os shows serão realizados por meio de artistas locais, regionais e também por uma sambista nacional, entre os dias 27 de dezembro e 4 de janeiro, em horários entre 19h e 23h30, totalizando nove dias de alegria e descontração. Acompanhe a programação:
27/12 - Sexta-feira
19 às 19h30 – DJ PV
19h30 às 20h30 – Linha de Frente
20h30 às 22h – Jonas Vilar
22h às 23h - DJ PV
28/12 - Sábado
19h às 19h30 – DJ Hillen Chrysthyan
19h30 às 21h30 – Diogo Rosa
21h30 às 22h45 – NBLA
22h45 às 23h – DJ Hillen Chrysthyan
29/12 - Domingo
19 às 19h30 – DJ Hillen Chrysthyan
19h30 às 21h – Clóvis Martinez
21h às 21h30 – DJ Hillen Chrysthyan
21h30 às 22h45 – Máquina Viva
22h45 às 23h – DJ Hillen Chrysthyan
30/12 - Segunda-feira
19h30h às 20h30 – DJ Hillen Chrysthyan
20h30 às 22h30 – Felipe Ponte
22h30 às 23h15 – Origami
31/12 – Terça-feira
20h às 21h – DJ Barak Sienra
21h às 23h – Pedra da Lua
23h às 0h30 – DJ Barak Sienra
01/01 – Quarta-feira
20 às 21h – DJ Hillen Chrysthyan
21 às 22h45 – Stirred – AC/DC Cover of Brazil
22h45 às 23h15 – DJ Hillen Chrysthyan
02/01 – Quinta-feira
19h às 20h – DJ Hillen Chrysthyan
20h às 21h – Pianista Marcos Antônio Pereira
21h às 23h – Projeto Estadual Jesus no Litoral – Igreja Matriz
E ainda, Banda Single Core e Diego Fernandes
03/01 – Sexta-feira
19h às 20h – DJ Hillen Chrysthyan
20h às 21h30 – Código Z
21h30 às 23h – Banda Flux Inside Rio do Sul SC
04/01 – Sábado
20h às 21h – DJ Hillen Chrysthyan
21h às 23h – Karina Samba
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Foto: Silvia Bomm/Arquivo Sectur
Foto: Jaime Batista da Silva/Arquivo Pessoal
www.balneáriocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria