- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Cerca de cinco mil fiéis são esperados para o Cristo Vive!
A Sexta-feira Santa, 18 de abril, será novamente de mobilização em Balneário Camboriú. Aproximadamente cinco mil pessoas devem se reunir a partir das 18 horas na Rua Indonésia, próximo ao Viaduto Zeferino Pretto, para participarem da procissão e posterior encenação teatral da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O evento, que é realizado há 18 anos pelo Complexo Cristo Luz e Igreja Católica além de outros parceiros, ganhou melhor produção a partir de 2010 com a denominação Cristo Vive!, para revigorar ainda mais a fé dos moradores e turistas da cidade, nesse momento tão importante para a comunidade cristã.
A concentração inicia pela Rua Indonésia, antes do viaduto que atravessa a Avenida Martin Luther (Binário) e, por volta das 18h45min, segue em procissão pelo Morro da Cruz, quando serão lembradas as passagens da Via Sacra, com as estações da “via dolorosa” de Cristo rumo à crucificação. A encenação do tribunal de Pilatos até os momentos de Cristo no calvário e ressurreição, será iniciada às 19h15min, no estacionamento do complexo turístico Cristo Luz. Tanto a procissão quanto o evento teatral serão guiados pela palavra do pároco Padre Pedro Daboit, da Igreja São Sebastião.
Os fiéis são convidados a levar uma vela, que será acesa quando iniciar a procissão. Vale lembrar que, por ser um objeto perigoso, a vela deverá ser levada com proteção de uma base, como no bico de garrafa pet, por exemplo, e apenas por pessoas maiores.
O Cristo Vive! é realizado pela direção do Cristo Luz, pela Igreja Católica São Sebastião, com encenação teatral do grupo cênico do Instituto de Psicologia Sentir, além da parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fundação Cultural de Balneário Camboriú e apoio da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, que fará a coordenação do trânsito no local, além da colaboração da COSIP e da empresa Minister.
Secretaria de Segurança prestará apoio
A Procissão conta com o apoio da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, por meio dos Agentes de Trânsito e Guarda Municipal, que deverão controlar o trânsito e orientar os participantes. “Os Agentes vão fechar o trânsito na subida do morro, próximo ao viaduto, durante a procissão e deverão orientar os motoristas sobre o evento”, explica o supervisor dos Agentes de Trânsito, Francisco de Assis Silva.
O diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernardino, explica que a GM sempre se coloca a disposição para eventos que reúnem grande número de pessoas. “É um evento pacífico e religioso, mas a corporação está à disposição para orientar os participantes e fazer com que a procissão aconteça sem nenhum contratempo”, acrescenta Bernardino.
Mais informações e entrevistas: Rosane Pretto/Cristo Luz – 8467-9004; Padre Pedro Daboilt/Paróquia S. Sebastião – 3360-4321; e Secretário de Turismo Ademar Schneider -9244-9327.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Silvia Bomm e Liliane Giacomello (jornalistas)
Fotos/Arquivo: Silvia Bomm/Sectur
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Balneário Camboriú apresenta balanço do verão em Florianópolis
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) participou nesta semana da reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo, realizada na sede da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis. No evento, apresentou dados referentes à temporada 2013/2014 e conheceu os resultados dos setores envolvidos com o verão, além de manter contato com o novo secretário de Estado do Turismo, Filipe Mello.
Foi apresentada na reunião, a movimentação de ônibus de turismo durante a temporada de Balneário Camboriú, a Pesquisa de Demanda Turística realizada no início do ano e demais números do fluxo turístico, que foram repassados em cópia ao setor do turismo estadual. Entre os dados observados, o destaque foi para o registro de 1,6 milhão de turistas durante os três meses do verão; o cadastro de 2.457 ônibus nesse período, no Portal de Informações Turísticas (PIT); e que por países, os brasileiros lideraram a vinda em dezembro e janeiro, mas em fevereiro, os argentinos voltaram a ser o maior público da cidade, vindos por ônibus de turismo. Foram ainda repassados os números de ônibus do Réveillon (27/12 a 01/01 foram 163 veículos, sendo a maioria de brasileiros); e a rotatividade de turistas na cidade no mesmo período e ainda no Carnaval, entre 237 mil e 278 mil, diários, não cumulativos.
O resultado da hotelaria foi apresentado pela Sectur, com ocupação de 75% em dezembro, 88% em janeiro e 69% em fevereiro. No Réveillon a ocupação ficou em 98% e no Carnaval de 80%. Por Balneário Camboriú ainda falaram o Sindicato dos Hotéis e Similares (Sindisol), por meio do presidente Alessandro Fondini, o Convention & Visitors Bureau, o receptivo Vipmar e a Associação dos Corretores e Imobiliárias ACIBC, através do presidente Marlon Olsen. No geral, o balanço mostrou que a cidade necessita urgente da construção do Centro de Eventos e de receber mais efetivo policial militar nas ruas. Em relação ao Centro de Eventos, o presidente da Santur, Valdir Walendowski lembrou que o processo está em fase de licitação e passa por uma tramitação burocrática, a qual não é passível de interferência pela entidade.
Novo secretário
O novo secretário Filipe Mello disse que estará trabalhando para somar e desenvolver os setores de sua secretaria. "Desejo fazer bem feito e espero ter competência para desenvolver o trabalho a que me propus e me foi confiado. Quero aprender muito com a experiência do presidente da Santur, Valdir Walendowski, pois o turismo é um setor em constante movimento, que emprega mais de 700 mil catarinenses e que movimenta 13 a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina", colocou Mello. Já o presidente da Santur citou a importância dos trabalhos, lembrando que "50% do turismo do mundo é de Sol e Mar" e que "quanto mais incentivarmos o turismo em nosso estado, mas irá melhorar a nossa economia". Walendowski mencionou a organização empenhada pelo trade: "Não há Estado no Brasil que seja tão planejado para o verão como Santa Catarina e nossa temporada 2013/2014 foi um sucesso, principalmente na questão da segurança", emendou.
Pelas entidades convidadas, participou da exposição o presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewerdt, que apesar de ter enfrentado críticas pela falha do sistema em alguns momentos do verão, citou melhorias, investimentos e causas da falta de energia elétrica. Siewerdt relatou o esforço da companhia para satisfazer os consumidores e que muitos dos problemas foram gerados por construções erguidas sob a rede elétrica, intervenção climática e acidentes de trânsito, além do grande consumo gerado pelas altas temperaturas.
Na sequência, descreveram resultados da Operação Veraneio o sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Gladimir Murer, que garantiu a permanência dos guarda-vidas em Balneário Camboriú durante o ano todo, o Tenente-coronel PM Ricardo Elói Spíndola, pela Polícia Militar, e o Tenente-coronel PM José Norberto de Souza Filho, pela Polícia Militar Rodoviária (BPMRv). Logo depois, esteve na bancada o delegado da Polícia Civil, coordenador da Operação Veraneio, Antonio Marlus Malinverni, que se colocou à disposição de Balneário Camboriú, e o policial federal Silvestrin, que pontuou o aumento dos chilenos em Santa Catarina, durante o verão, em detrimento dos argentinos, que enfrentaram obstáculos cambiais e restrições internacionais, e acabaram sendo diminuídos em número de turistas. Silvestrin disse que a PF atendeu 101 mil turistas na temporada anterior, contra 91 mil na última. Já na fronteira de Dionísio Cerqueira, o número de turistas aumentou, passando de 105 mil para 107 mil.
De acordo com o representante da Infraero, Ricardo May, houve um pequeno aumento de voos fretados na última temporada, passando de 378 para 382 charters . Ele observou que a expectativa das agências receptivas pelos voos charters era "muito grande" e que muitas empresas acabaram frustradas com a redução dos turistas pelo aéreo. "Entretanto, conseguimos aprovar o dobro de chegadas efetivamente realizadas, que totalizaram 68% do esperado", disse May. Por sua vez, o vice-consul da Argentina no Estado, Alejandro Verdier, lembrou que antigamente, o consulado argentino funcionava apenas no verão, mas que atualmente o atendimento é diário, devido ao fortalecimento dos laços de cooperação entre a Argentina e Santa Catarina.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto: Silvia Bomm
Foto: Adriana Both de Pin
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Semana do Turismo no Uruguai movimenta Balneário Camboriú
Na próxima semana, em dias que antecedem a comemoração da Paixão de Cristo e da Páscoa, Balneário Camboriú deverá estar aquecida pelo turismo uruguaio. Isso porque o país vizinho tem nesse período a Semana do Turismo desde 1962, comemorado pelo Governo Uruguaio com feriado, para aquecer o setor naquele país.
Mas como nem todos preferem fazer turismo interno, quem sai ganhando são os países vizinhos, principalmente o Brasil, como explica o uruguaio Miguel Angelo Fajardo, que reside em Balneário Camboriú e nessa época, presencia o grande número de conterrâneos que vem para a cidade. "A realidade do turismo no uruguai é o de exportação. O movimento maior é o de saída do país e a grande preferência é por Santa Catarina", analisa.
Apenas uma operadora de turismo local está trazendo para a região 46 ônibus com uruguaios. Mas também estarão chegando centenas de visitantes de várias localidades do uruguai, por meio de carro próprio ou de amigos. Essa foi a situação do casal Álvaro Rodriguez e Margot Gadea. Vindos de Punta del Este, no litoral sul do Uruguai, Álvaro e Margot aproveitaram a Semana do Turismo e vieram a cidade nesta semana. A antecedência se justifica pois ele é aposentado e ela dona de casa. "Quem trabalha, tem que deixar para vir a partir desta sexta-feira (11)", aponta.
O feriado no Uruguai acontece a semana toda, inclusive para os escolares. Conforme explica Álvaro, o comércio funciona parcialmente, pois grande parte dos uruguaios saem de suas cidades e viajam para destinos como Buenos Aires, Porto Alegre, Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú. "Nós já estamos acostumados. Sempre viemos para Balneário Camboriú com nosso carro e alugamos apartamento. Nessa viagem, passamos por várias praias, mas nunca mudamos nosso destino. Sempre viemos para Balneário pois aqui o clima é ótimo, as águas ainda quentes e passeamos em vários locais como Cristo Luz, pelas praias e pelas cidades da região. Quando se vem de carro, se aproveita mais", garante. Um dos passeios sugeridos para a Semana Santa é o de conhecer a igreja centenária de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Barra, primeiro templo da cidade.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, destaca a presença dos uruguaios na próxima semana, entre os dias 13 e 20 de abril. "São turistas que vem com objetivo de descansar, conhecer e aproveitar. Muitos preferem deixar o planejamento de visita para quando chegam aqui e assim, toda a região acaba aproveitando economicamente a presença dos uruguaios na Semana Santa", destaca Schneider. Ele lembra ainda que pela variedade de opções apresentadas em Balneário Camboriú, o município acaba se tornando o destino principal dos visitantes.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e foto: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Vice prefeito recebe representantes do Espirito Santo
O vice-prefeito Claudio Fernando Dalvesco recebeu na tarde da última terça-feira (8) os representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Guarapari, Espirito Santo. Durante a visita técnica, Dalvesco aproveitou para apresentá-los algumas questões administrativas da cidade e diz ter ficado lisonjeado com a visita. "É muito bom perceber que que nossas ações vem sendo reconhecidas, esses são os frutos do nosso trabalho", salientou.
O secretário de Turismo de Guarapari, Adriani Serpa, ressaltou a qualidade da sistematização de ações de implementação em prol do turismo no município. "Durante nossa visita constatamos que todos os setores comungam da mesma ideia é um trabalho em conjunto impressionante. As ações refletem claramente o conceito de humanização da gestão administrativa. Chegamos a conclusão de que Balneário Camboriú é uma cidade impressionante", enfatizou.
Ainda essa semana, os representantes do município de Guarapari visitaram também outras secretarias e departamentos de Balneário Camboriú, como a Fazenda, Fiscalização, Planejamento Urbano, Turismo e Desenvolvimento e Segurança Pública.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Juliana Nascimento (estagiária)
Foto: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267 7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Turismo de Balneário estará na Centro-Oeste Tur
~A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) representará e realizará o marketing da cidade aos profissionais de turismo durante a 26ª Centro-Oeste Tur, que acontece nesta sexta-feira (11), em Goiânia. O evento contará com exposições de produtos e serviços do trade do turismo, sala de capacitações, treinamentos e atividades voltadas a vários segmentos e estilos de vida. A promoção ocorre no Centro de Convenções de Goiânia.
A Sectur marcará presença através de parceria com a Santa Catarina Turismo (Santur), em estande estadual. O funcionário do departamento de Marketing e Projetos Turísticos, Nagel Mello, levará ao evento materiais como a revista institucional, mapas da cidade e das praias, material com divulgação de equipamentos turísticos e meios de hospedagens, vídeo e imagens de Balneário Camboriú que expõem a nova identidade visual do turismo local, além de banners e de folhetos que exploram a capacidade econômica e turística do município.
A Centro-Oeste Tur é o maior evento de turismo do Estado de Goiás e, segundo a promotora Promove Eventos Especiais, as principais operadoras do mercado apresentarão suas novidades e diferenciais para conquistar a atenção do agente de viagens durante a feira. Com um mercado já consolidado e ainda com novas frentes de operação a serem constituídas, a Promove afirma que as operadoras estão otimistas e as negociações se mostram aquecidas, mesmo que o ano esteja apenas começando para as divulgações do turismo.
"Queremos aproveitar esse otimismo e também mostrar aos profissionais do setor por todo o país, que Balneário Camboriú tem muito a oferecer, por ser um mercado turístico altamente competitivo e de referência nacional e internacional", revela o secretário de Turismo Ademar Schneider, recém chegado da Europa, onde realizou divulgação junto aos clientes da mais antiga operadora de Portugal.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Arquivo/Sectur
www.balneariocamboriú.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Comitiva de Guarapari leva experiência de Balneário Camboriú
Na tarde desta quarta-feira (9), a comitiva do Poder Público da cidade capixaba de Guarapari se despediu de Balneário Camboriú, encantada com todas as informações obtidas na cidade. O secretário de Turismo do município, Adriani Serpa, a secretária de Fiscalização, Elizabeth Picciafuoco, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Expansão Econômica, Danilo Bastos, o vereador Anselmo Bigossi e ainda a presidente do Conselho de Turismo e do Convention, Adriana Marquez, realizaram balanço da visita à Capital Catarinense do Turismo, durante almoço com representantes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur). O grupo afirma que levará as melhores impressões do que presenciou em serviços oferecidos pela administração municipal, através das equipes municipais e do chefe do Executivo, Edson Renato Dias (Piriquito).
"Realmente, o que a Sectur divulgou em palestra em nossa cidade a convite do nosso Convention, em outubro do ano passado, cumpriu as expectativas em nossa viagem", disse o secretário Serpa. "Já sabíamos que a cidade era referência nacional, mas ficamos surpreendidos com a administração, o setor de Planejamento, a Segurança e Turismo da cidade", revelou.
O que mais chamou a atenção do Executivo e do Legislativo de Guarapari foi a maneira de arrecadação do espaço aéreo junto a construção civil de Balneário Camboriú, a organização das embarcações e das marinas, a gastronomia, o transporte turístico alternativo, os selos que determinam a permanência e localização dos ônibus de turismo e ainda o trabalho da Guarda Municipal Armada.
"Absorvemos muitas coisas e o que se tornou bom para Balneário Camboriú, vamos verificar a implementação em nossa cidade", disse o secretário Danilo, informando que o principal objetivo da vinda técnica do grupo era o de procurar elementos para fomentar o turismo com base em experiências positivas da gestão no município catarinense. Entretanto, a visita mostrou que há outros projetos que demonstram eficiência em Balneário e que serão levados para a sociedade, de forma geral, e principalmente para os vereadores, secretários e prefeito de Guarapari.
A cidade capixaba recebe, durante a temporada, quase 800 mil visitantes, dos quais perto de 300 mil somente no Réveillon. Apesar de não ter no show da virada seu principal visitante, é a tradição da praia que atrai durante o período. A maioria dos que procuram a cidade é do interior do próprio estado do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. "Nosso turismo é mais forte perante o morador de nosso estado, por isso, queremos desenvolver o trade, para que sejamos referência nacional como Balneário Camboriú já o é", conclui Serpa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Vice prefeito recebe a comitiva do Espírito Santo : http://goo.gl/7IEYbE
Representantes de Guarapari visitam Balneário Camboriú: http://goo.gl/ytypzF
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e foto: Silvia Bomm
www.balneário Camboriú.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Muitas atrações movimentam outono em Balneário Camboriú
Nem só de praia vive o turista que vem a Balneário Camboriú. Conhecida como a “Capital Catarinense do Turismo”, a cidade poderia ser também denominada a capital das opções, por oferecer uma variedade de atrações não apenas no verão, mas em todas as estações do ano. No outono, por exemplo, a cidade tem um charme todo especial, com sua agitada vida noturna; o turismo cultural que está em alta; o gastronômico, que é marca registrada em centenas de empreendimentos do ramo, dos quais cerca de 90 apenas na Avenida Atlântica; e ainda o turismo de aventura, o religioso e o de compras, afinal, é em Balneário Camboriú que se encontram todas as tendências, sejam através da moda, ou pelas preferências especiais.
Melhor Idade
Entre abril e junho, a cidade reúne um público muito especial, o da melhor idade. Esses grupos encontram, nesse período um clima menos quente, ruas e calçadões menos agitados e algumas promoções como festas, atividades esportivas e de lazer, onde os seniores têm muita descontração como concursos, dança e muita música. Uma dessas promoções é o Encontro da Feliz Idade do Mercosul, promovido anualmente nessa época pela empresa Tudo Bem Eventos, com apoio logístico da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município. Ele acontece entre 7 e 12 de abril, e promete agitar a vida de 2,5 mil participantes vindos de vários estados brasileiros e ainda da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru.
O evento está em sua 17a edição e contará com apresentações artísticas, bailes, desfiles das delegações, dia de praia, passeios, sorteios, show de talentos e até a apresentação do cover oficial do cantor internacional Luiz Miguel, entre outras atividades em vários locais da cidade e da região. Informações no (47) 3361-5556.
Turismo Religioso
O turista ainda poderá encontrar na cidade uma programação especial dedicada à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com a procissão e a encenação Cristo Vive!, também promovida com apoio da Sectur, e realizada pela direção do Complexo Turístico Cristo Luz, na Sexta-feira da Paixão (18/04). Aliás, o final de semana da Páscoa será de feriadão com o Dia de Tiradentes, na segunda-feira, o que deverá movimentar de forma expressiva os hotéis da cidade. Informações sobre o Cristo Vive! No (47) 3367-4042. Ainda haverão celebrações especiais nas igrejas de Balneário Camboriú, como por exemplo na Matriz Santa Inês e na Paróquia São Sebastião. O turismo religioso ainda pode ser realizado com a experiência de visitar a primeira igreja da cidade, construída por escravos com óleo de baleia.
Turismo de Aventura
A cidade não para os 365 dias do ano e também não cessam as atividades do turismo de aventura, espalhadas em vários parques, complexos e outros locais dedicados, por exemplo, ao voo livre, à prática da tirolesa, ao passeio de bondes aéreos, quadriciclos em subidas e descidas que arrepiam, de helicóptero ou uma aventura no mar, com o passeio de barco temático. Entre dezenas de atrativos estão o Parque Unipraias, onde pode-se experimentar a Zip Rider! (tirolesa com descida a 60 km/h do alto do Morro da Aguada até a Praia de Laranjeiras, o cenário estonteante dos bondinhos que ligam a Praia Central a Laranjeiras, o Parque de Aventuras, trilhas e ainda o trenó de montanha Youhooo!. Informações no (47) 3404-7600.
Ainda entre opções de aventura, estão os voos de parapente feitos no Morro do Careca, que são feitos por grupos associados com mais de uma dezena de pilotos federados. A experiência é única e recomendada por quem já vez o voo. Informações no (47) 3361-5322.
Também há em Balneário Camboriú uma associação de ciclismo (ACBCC), que poderá indicar passeios de cicloturismo e como usar os mais de 25 quilômetros de ciclovias construídas pelo Município na cidade, nos últimos anos. Entre elas, estão os seis quilômetros recentemente preparados na Avenida Atlântica. Também o evento Atlântica Ativa, com diversas atividades de lazer na Barra Sul, e que terá mais uma edição no dia 27/04 . Informe-se pelo (47) 9694-8327.
O passeio de barco tem a diversão de piratas, com o passeio de Barco Pirata, feito a partir da Barra Sul. Informações no (47) 3367-2815.
Turismo Cultural
Dentro das atividades de cultura, o turista terá no outono muitas opções, programadas pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Com o Teatro Municipal recém inaugurado e as promoções que estimulam o setor, o visitante que aprecia a cultura terá atrativos como exposições de arte, encenações de teatro, o Cinerama BC, um evento com exibição de filmes que prossegue até o dia 13 de abril, a mostra permanente do Arquivo Histórico Municipal, onde é possível conhecer detalhes do passado da cidade, entre outras atividades. Informe-se no (47) 3363-5325.
Gastronomia e Vida Noturna
Outros dois setores que não param e que também impulsionam o turismo de outono em Balneário Camboriú são o de alimentação e da diversão noturna. O extenso leque de opções gastronômicas da cidade é perfeito, pois agrega ambientes, sabores e temas, a um serviço de qualidade. A cidade dispõe desde a cozinha catarinense, com seus pratos a base de peixe, siri, camarão, sardinha, pirão de peixe e de feijão, entre outros, e ainda as regionais como a gaúcha e mineira, e as internacionais, como mexicana, chinesa, italiana, alemã, entre várias outras.
A vida noturna também é marcada pela variedade de empreendimentos que oferecem música, dança e muita diversão, para todos os tipos de gostos como o rock, o samba e o pagode, o axé, a música eletrônica e o sertanejo universitário. Informe-se sobre a gastronomia e a vida noturna no (47) 3367-8005 (Portal de Informações Turísticas).
Infraestrutura
Balneário Camboriú apresenta também centenas de opções em compras com dois grandes shoppings, comércios desde os mais simples aos especializados, com preços para todos os bolsos. Um grande parque hoteleiro, com mais de 20 mil leitos, e também cafés, lounges, cinemas, o Zoológico Cyro Gevaerd, o Parque Natural Raimundo Malta, enfim, sem dúvida, Balneário Camboriú é o lugar para se viver e aproveitar, principalmente no outono. Saiba detalhes de programações, passeios e opções junto à Secretaria de Turismo. Das 13 às 19 horas, no (47) 3367-8122 ou das 7 às 22 horas no PIT: (47) 3367-8005, e ainda no www.secturbc.com.br .
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo – Sectur
Texto : Silvia Bomm
Fotos: Sectur
(47) 3367-8122
www.secturbc.com.br
Balneário aceita convite da Embratur e expõe na Europa
Uma das maiores feiras de turismo da Europa, direcionada à venda de pacotes turísticos ao consumidor final, pelo segundo ano consecutivo recebe a participação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur). No ano passado, o secretário de Turismo, Ademar Schneider, incluiu a feira Mundo Abreu, realizada em Portugal, no calendário de divulgações do município no exterior. Este ano, a cidade estará novamente sendo mostrada em Lisboa, nos dias 5 e 6 de abril, mas desta vez, a convite da Embratur e com espaço próprio dentro do grande estande do Governo Federal.
Balneário irá ocupar uma área reservada como coexpositor do Brasil, ao lado de outros nove participantes: os Estados da Bahia, Paraíba, Amazonas e Sergipe e ainda das cidades de Palmas(TO), Recife (PE) e Manaus (AM). O espaço de Balneário Camboriú será o de número "um", logo na entrada da exposição brasileira. "Será uma grande oportunidade de fixarmos o município neste que é um dos maiores acontecimentos comerciais de turismo do mercado europeu e que reúne o trade turístico do mundo inteiro", credita o secretário Ademar Schneider.
A Viagens Abreu possui, somente em Portugal, 83 lojas de comercialização de pacotes turísticos. O evento Mundo Abreu, que acontece na Feira Internacional de Lisboa (FIL), recebe a participação do Brasil desde 2004, através da Embratur. O órgão oficial do turismo nacional realiza durante o acontecimento workshops próprios, treinamentos aos agentes de viagens, apresentações do destino, o projeto Caravana Brasil, ações de publicidade e de relações públicas, além de comunicação digital. O foco desta edição será os megaeventos que acontecerão no Brasil: a Copa do Mundo, daqui a dois meses, e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Segundo explica o secretário, Balneário Camboriú é a única cidade do Sul do Brasil que recebeu o convite da Embratur. "Queremos ampliar essa participação, e por isso, estaremos complementando a agenda com visitação à empresas do segmento do turismo, alinhavando a segunda parte do projeto que já iniciamos em 2013", ratifica. A Sectur pretende ainda incluir a feira Mundo Abreu nas divulgações do Workshop Trade SC 2015. "Teremos maior visibilidade e colocaremos o nome de Balneário Camboriú definitivamente no evento e no mercado consumidor de turismo da Europa, assim como toda a nossa região estará sendo divulgada através de nossas ações", complementa.
Perfil português
- Portugal tem 10 milhões de habitantes e o Produto Interno Bruto - PIB - per capita é de 23,8 mil dólares (2012);
- As relações entre Brasil e Portugal cresceram 38% em 2011, chegando à soma total de importações e de exportações em 2,8 bilhões de dólares; em 2011, o saldo comercial entre os dois países foi positivo para o Brasil em 1,2 bilhões de dólares;
- Em 2012, Portugal enviou ao Brasil 168.649 turistas, sendo que 22,8% viajaram a lazer; o gasto médio desse tipo de viagem foi de 66,92 dólares por pessoa, ao dia, com permanência média de 19,1 dias no país;
- A maioria dos turistas é de homens (62,1%), com idades entre 32 e 40 anos(26,5%); e com nível superior (35,5%); a renda média individual ficou em R$ 3.578,94 e o nível de satisfação foi, para a maior parte (49,2%), de atendimento pleno;
- Vale ainda ressaltar que 95,8% dos entrevistados pelo Ministério do Turismo brasileiro (no Estudo de Demanda Turística Internacional de 2006 a 2012) expressaram desejo de voltar ao nosso país.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Arquivo/Sectur 2013
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br