Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Santur firma cooperação para Natal integrado
A ideia dos municípios de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis, de compor um roteiro integrado para o Natal, foi compartilhada pela Santur, órgão oficial de turismo do Estado. Em reunião na sede da entidade, em Florianópolis, na manhã de terça-feira (17) com presença dos secretários e representantes do turismo das quatro cidades, o presidente Valdir Walendowsky certificou a necessidade das regiões trabalharem produtos temáticos diferenciados para atrair o turista e ratificou o auxílio do órgão nesse trabalho. Blumenau já inicia uma forte divulgação durante as viagens promocionais, dando ênfase ao Natal e à Páscoa, e menor intensidade à Oktoberfest, que já é um evento forte na cidade. Ricardo Stodieck, secretário de Turismo do município e presidente do Parque Vila Germânica, disse que a intenção é levar aos estandes pelo Brasil e exterior, produtos natalinos como bolachas, artesanato, entre outros. Para ele, além de ter um produto eficiente, é necessária divulgação eficiente. A secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista, concordou com Stodieck. “Necessitamos divulgar de forma conjunta, o que os municípios tem a oferecer de diferente”, citou sobre a importância da publicidade. Já Ademar Schneider, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, sugeriu um roteiro com datas diferentes, para que o turista possa estar em todos os eventos, nas quatro cidades. “Temos que colocar nosso diferencial, como a região, os costumes, a cultura”. A mesma opinião é da diretora de Turismo de Itajaí, Valdete Campos. “Temos que pensar no que temos de diferente e unir tudo isso”, pontuou. Os municípios concordaram em realizar suas aberturas de Natal em datas diferentes, porém na mesma semana de novembro, iniciando pela quinta-feira e finalizando no domingo. Todas as sugestões serão expostas em uma nova reunião a ser marcada para a próxima semana, em Florianópolis. Os representantes do turismo ficaram de levar seus principais produtos às mãos do presidente da Santur, Walendowsky, para que sejam analisados e compactados em um único material de divulgação.   Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo – Sectur Texto e fotos: Silvia Bomm www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br    Baixar arquivo anexo desta matéria
Feriado e argelinos movimentam Balneário Camboriú
É grande a expectativa em Balneário Camboriú, por conta da chegada da torcida da Argélia à cidade. O grupo, com cerca de 2,1 mil torcedores, tem previsão de check in nos hotéis a partir da tarde da próxima quinta-feira (19), promete movimentar as principais vias com sua alegria e descontração, como já acontece em Belo Horizonte, onde estava agendada a primeira partida da seleção nesta terça-feira. Balneário Camboriú também recebe alguns torcedores do Chile e da Argentina, porém em grupos menores, e ainda turistas de outros países e Estados brasileiros, que devem aproveitar o feriadão entre 19 e 22 de junho, motivado pela celebração de Corpus Christi. Segundo informa o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) do município, Ademar Schneider, a cidade está preparada para receber a seleção verde e branca da África. “Alguns estabelecimentos estão decorados, como hotéis e restaurantes, e algumas bandeiras da Argélia já tremulam entre as brasileiras que estão enfeitando a cidade, durante a Copa. Faremos o possível para que os argelinos tenham uma boa estadia e impressão de Balneário Camboriú, assim como tenho certeza que nossa hotelaria está capacitada para receber pela primeira vez esses turistas importantes para o desenvolvimento do setor”, analisou. Os hotéis realmente estão procurando se adaptar aos novos hóspedes. Em um dos catorze estabelecimentos selecionados pela agência que traz o grupo, por exemplo, há um painel com a bandeira da Argélia, a do Brasil pequena sobreposta e abaixo, as saudações aos argelinos nos dois idiomas com os quais eles se comunicam, árabe e francês. Em outro empreendimento, foram até comprados novos vasos de flores para incrementar a decoração. PIT dá boas vindas O Portal de Informações Turísticas de Balneário Camboriú estará recepcionando os grupos argelinos a partir de quinta-feira, 19, com uma faixa de boas vindas, escrita também nos idiomas francês e árabe. Serão recebidos 32 ônibus no primeiro dia, e cerca de 18 nos dias seguintes. Embaixada muda atendimento Os diplomatas da Embaixada da Argélia no Brasil, que tem sede em Brasília, estarão na cidade entre os dias 23 de 30 de junho, atendendo os argelinos com serviços consulares, das 9 às 17 horas na Secretaria de Turismo, e não a partir do dia 18, de acordo com comunicado anterior. O motivo foi tomarem conhecimento do feriado de Corpus Christi, no dia 19, e ainda pelo ponto facultativo decretado pelo município de Balneário Camboriú, para o dia 20 de junho. “Embora estivéssemos dispostos a atender a comitiva da Embaixada durante os dois dias, foi resolvido em Brasília que o atendimento será apenas a partir do dia 23”, adiantou o diretor geral da Sectur, René Rothenburg Jr. A central de atendimento aos torcedores estará localizada nas dependências da Sectur, que fica na Rua 2950, 771. O telefone é o (47) 3367-8122. Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo - Sectur Texto e foto: Silvia Bomm www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br
Municípios da região querem se unir e incrementar o Natal
Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis iniciaram reuniões com o objetivo de desenvolver seus eventos de Natal de forma integrada. Nesta semana, representantes do turismo da região receberam informações de como os municípios podem ampliar os projetos, com elementos comuns que possam criar um roteiro de visitação. Para isso, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário, Ademar Schneider, convidou as secretarias e entidades envolvidas com o Natal das quatro cidades, que participaram de um encontro na Sectur local, com o criador do projeto Natal Luz, de Gramado, Sérgio Korsakoff. Na reunião, que contou com presença de secretarias de turismo de Blumenau, Balneário e Itajaí, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú e Proeb, Fundação Promotora de Exposições de Blumenau, o secretário Ademar explicou que o objetivo não é competir com Gramado, até porque esse é um projeto a médio e longo prazo, que deve ser, de alguma maneira, iniciado. "Nossa região tem belos projetos de Natal, que podem ser roteirizados em uma experiência diferenciada", analisou. O convidado Korsakoff explicou que sua experiência com o Natal iniciou em 1991. Desenvolveu projetos natalinos para Curitiba (Natal HSBC) e na cidade gaúcha, onde acompanhou o crescimento do Natal Luz, que hoje movimenta R$ 25 milhões na economia de Gramado e é o segundo maior evento do país, atrás apenas do Rock in Rio. Ainda desenvolve o Natal em outros municípios brasileiros, como em João Pessoa, na Paraíba, e em Brasília, Capital Federal. Também esteve várias vezes na Disney World, nos Estados Unidos, para conhecer a magia de um evento infantil que encanta as famílias inteiras há décadas. Também auxiliou o desenvolvimento do Planeta Atlântida. "Um dia, plantamos uma semente em Gramado, com uma promoção que movimentou inicialmente 500 espectadores. Hoje o Natal Luz é um case de sucesso e está indo para sua 29ª edição", disse Korsakoff. O Natal Luz 2013 atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas a Gramado, durante 73 dias da promoção. Para a região entre Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e a Capital, Korsakoff sugere um planejamento forte, com um espetáculo comum que esteja nas quatro cidades, em datas diferenciadas. "Deve ser um planejamento de média ou longa duração, para emplacar uma marca, um conceito. Deve ter uma linguagem única, sem apresentar concorrência e que cative as pessoas", sugeriu, lembrando que a regionalização do Natal pode se transformar num legado que será deixado para os moradores e turistas, mesmo que os representantes do turismo de hoje não estejam envolvidos com o projeto no futuro. "Serão necessários tempo e persistência, além de um bom planejamento", sugeriu. Na próxima semana, os representantes do turismo dos municípios estarão reunidos em Florianópolis, com a Secretaria de Turismo da Capital, para que os conceitos comecem a ser discutidos e trabalhados, mesmo que para 2014, seja apenas o começo. O projeto já tem o aval da Santa Catarina Turismo - Santur, que deve apoiar a iniciativa, já que o objetivo atual do órgão oficial de turismo catarinense, é que as regiões se unam para desenvolvimento do setor. Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo - Sectur Fotos e texto: Silvia Bomm (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br    Baixar arquivo anexo desta matéria
13 de Junho - Dia do Turista
Embaixada da Argélia em Balneário Camboriú
Às vésperas de festejar o Dia do Turista (13 de junho) e também na semana que antecede a vinda de cerca de 2,1 mil turistas torcedores da Argélia a Balneário Camboriú durante a primeira fase da Copa do Mundo de Futebol (19 a 26), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur) comemora outra boa notícia. Durante a estadia dos argelinos na cidade, o município terá uma central de atendimento da Embaixada da Argélia, com apoio diplomata aos torcedores no Brasil. O escritório que funcionará como Embaixada Argelina, atenderá junto à Secretaria de Turismo, no período de 18 a 30 de junho, disponibilizando aos visitantes do norte da África serviços consulares fora da sede no Brasil, que fica na Capital Federal. Durante os dias de jogos da seleção argelina no país, nas cidades de Porto Alegre e Curitiba (22 e 26 de junho), a diplomacia argelina atenderá com equipe completa na Sectur, mas em todo o período de sua permanência, haverá, inclusive, tradutor para auxiliar os turistas, que em sua maioria, vem pela primeira vez ao país. “Estamos honrados em receber o consulado argelino em nossas instalações, como já fizemos em outras vezes em prol dos turistas paraguaios. E também contentes por termos sido procurados pela Embaixada de Brasília, que depositou em nós a confiança, para servirmos de sede consular durante a estadia dos visitantes da Argélia em Balneário Camboriú”, disse o secretário de Turismo, Ademar Schneider. Ademar lembrou ainda que a Embaixada já firmou responsabilidade pelas despesas de material de expediente e de comunicação, durante o período. “Cederemos o espaço e estaremos nos colocando à disposição para eventuais necessidades”, complementou. A Sectur receberá no escritório consular os senhores Tirouda Abdelmalek, Oulad Daoud Bakir, Bennouar Farid (que fala o português) e Araibia Youcef. O atendimento aos argelinos será das 9 às 17 horas, na Rua 2950, 771. Informações adicionais no telefone (47) 3367-8122. Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo – Sectur Texto e foto: Silvia Bomm www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br  
Secretaria de Turismo apoia Eneri 2014
O maior evento de estudantes de Relações Internacionais do Brasil, também o maior da América Latina em número de participantes, aconteceu em Balneário Camboriú até o sábado (7). O 19º Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais, que reuniu cerca de 1,3 mil acadêmicos do curso de todo o país e até do exterior no salão de eventos do hotel Infinity Blue Resort & Spa, contou com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo (Sectur), que manteve no local estande com material de divulgação da cidade. Segundo explica um dos integrantes da comissão administrativa do Eneri 2014, Jonas Andrade, o principal objetivo do encontro foi dar suporte aos estudantes com a troca de conhecimentos e esclarecimentos sobre a profissão. “Queremos que eles tenham uma visão melhor do mercado de trabalho e como se inserir nele”, relata Andrade, que é acadêmico da Universidade do Vale do Itajaí, organizadora desta edição do evento. O Eneri já passou por várias capitais brasileiras, mas é a primeira vez que foi sediado em uma não-capital, com uma comissão organizadora de 29 pessoas. A Univali mantém o curso de Relações Internacionais desde 1997 e o curso tem apresentado crescimento ano após ano. Os estudantes podem optar pelo setor diplomático ou a iniciativa privada, como em trabalhos em multinacionais, e ainda em organizações não governamentais e instituições de ação internacional. Uma das palestras agendadas foi a de Marco Aurélio Garcia, assessor de assuntos internacionais da Presidência da República, mas todas as conferências, cerca de cinco diárias desde o primeiro dia do evento, na última quarta-feira (4), tiveram grande participação dos inscritos. A participação da Prefeitura/Sectur como patrocinadora do evento ao lado da Santur e de outras entidades, reforça a importância do público jovem, para a difusão de informações. “Nosso apoio ao Eneri é muito positivo, pois a recepção que oferecendo a esses acadêmicos, quem vêm de vários Estados do Brasil, certamente irá refletir de maneira construtiva. Estamos repassando informações importantes da cidade, que podem torná-los turistas e até empreendedores em nosso município”, analisa o diretor de Eventos e Projetos Turísticos da Secretaria de Turismo, Edilson de Oliveira Ferreira. O primeiro Eneri aconteceu em 1996 e reuniu cerca de 300 estudantes em Brasília (DF). A capital catarinense, Florianópolis, sediou o terceiro evento, mas foi em 2002 que o evento se consolidou. Atualmente, o encontro é o mais tradicional do gênero entre estudantes de Relações Internacionais do Brasil. Entre os organizadores anteriores estão instituições de ensino superior renomadas: Faculdade Campo Paulista (Facamp), Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, Universidade do Sul Catarinense (UNISUL), Pontificia Universidade Católica (PUC-SP), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo – Sectur Texto e fotos: Silvia Bomm www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br    Baixar arquivo anexo desta matéria  
Sectur divulga Balneário Camboriú durante Custom Show
Nos dias 7 e 8 de junho, no Centreventos de Itajaí, acontece a 4ª edição do Santa Catarina Custom Show. A promoção, que tem como objetivo motivar o mercado da customização nacional, atraindo novos adeptos e negócios, contará com mais de 60 expositores, entre oficinas de restauração e customização, mercado de pulgas e peças raras, vestuários, produtos e serviços automotivos, apresentações variadas entre outras atrações, de vários estados brasileiros. E também contará com uma central de atendimento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. A equipe do setor de Marketing e Projetos Turísticos da Sectur estará na cidade vizinha de Itajaí mostrando as belezas e o potencial turístico e econômico do município. Segundo explica o diretor geral da Sectur, René Rothenburg Júnior, que esteve nas edições anteriores do festival de customização, o Custom Show vem se consolidando entre os apaixonados desta nova cultura, que surgiu nos Estados Unidos por volta de 1950. “É um público diferenciado, que rotineiramente busca eventos do gênero em virtude da qualidade e exclusividade dos produtos e serviços apresentados. Por isso e pelo evento ser tão próximo, não poderíamos ficar de fora dessa apresentação, afinal, Balneário Camboriú também é única, onde há um pouco de cada cultura em todos os recantos do município”, analisou. Rothenburg qualifica o Custom Show, explicando que eventos com essa característica, de personalização de carros, motocicletas, roupas, enfim, de vários outros itens, acaba atraindo visitantes seletos, que acabam se deslocando a Balneário, pela divulgação recebida nesse trabalho da Sectur. SC Custom Show São 18 mil metros quadrados de itens raros, produtos e serviços diferenciados, apresentações de bandas de rock, desfile de muitas modelos pin-ups (mulheres exóticas das décadas de 30 e 40, que no passado geralmente estampavam calendários de paredes por esbanjarem sexualidade) e tudo o que envolve a cultura da personalização de produtos e serviços, inclusive de tatuadores, que mostrarão o talento através de suas exposições. Segundo o organizador do evento, Rodrigo Huelsmann, em 2013 foram mais de 10 mil visitantes no evento e gerados algo em torno de R$ 2,5 milhões em negócios. “Embora seja uma cultura muito difundida nos Estados Unidos, a kultura kustom – escrita com ''K'' para mostrar que até as palavras são customizadas pelos adeptos – no Brasil ainda é um segmento novo. Por isso, queremos fomentar e difundir o mercado da customização no país, atraindo pessoas e negócios”. Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo – Sectur Texto e fotos: Silvia Bomm (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br    Baixar arquivo anexo desta matéria
Festival das Cataratas: primeiro compromisso do Workshop Trade SC
Equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) iniciou nesta quarta-feira (4) a agenda de divulgações do projeto regional de marketing turístico Workshop Trade SC. A participação no Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, será o primeiro de  15 eventos e mais de 35 ações, que serão realizadas dentro de seis etapas e movimentarão o trade da região entre junho e novembro, em cidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia. Ainda durante o Festival de Turismo em Foz, e em turno diferenciado, o grupo que participa do Workshop Trade SC promove um café da manhã temático (catarinense) para operadores, imprensa e agências de viagens do Paraguai, na província paraguaia que faz divisa com Foz, Cidade de Leste. O Workshop Trade SC está em seu sexto ano de atividades, com amplo marketing de Santa Catarina, mais especificamente de Balneário Camboriú e região, em cidades da América do Sul.  Em 2014, acontecerão diferenciais durante as ações de marketing. Além dos estandes, onde o material de publicidade dos destinos, produtos e serviços dos parceiros estará exposto, haverá mesas de trabalho e salas de capacitação. "É um projeto consolidado, que divulga os parceiros, entre eles prefeituras, hotelaria, empreendimentos turísticos, associações e outras entidades afins de toda a nossa região, e que tem gerado ótimos resultados. O trabalho coletivo e bem planejado dá resultados mais eficientes e o cliente, o público direto e também o indireto, se mostra mais confiante quando vários empreendimentos e destinos se unem com o mesmo objetivo, de desenvolver turisticamente toda a região", analisa o secretário de Turismo Ademar Schneider, que se encontra na fronteira com o Paraguai, cumprindo esta primeira etapa do projeto. Workshop Trade SC 2014 1ª Etapa  Festival de Turismo das Cataratas - Foz do Iguaçu - 4 a 6/6  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Cidade de Leste /Paraguai - 6/6 2ª Etapa  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Lima/Peru - 12/8  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Sta Cruz de La Sierra/Bolívia - 14/8 3ª Etapa  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Santiago do Chile - 28/8  A Noite de Santa Catarina - Mendoza/Argentina - 29/8  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Córdoba/Argentina - 1/9  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Tucumán-Salta-Jujuy/Argentina - 3/9 4ª Etapa  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina - Posadas/Argentina - 7/10  Venha Tomar um café da manhã em Santa Catarina -Resistência-Chaco-Corrientes/Argentina - 9/10  Feira Internacional de Turismo do Paraguai - FITPAR - Assunção/Paraguai - 12/10 5ª Etapa  Feira Internacional de Turismo da Argentina - FIT - Buenos Aires/Argentina - 25 a 28/10  Feira Internacional de Turismo do Uruguai - VTN/Encotur - Montevidéu/Uruguai - 30/10 e 1/11 6ª Etapa  Encontro ACAV - Associação Cordobesa de Agentes de Viagens - Córdoba/Argentina - Novembro  Encontro ARAV - Associação Rosarina de Agentes de Viagens - Rosário/Argentina - Novembro Prefeitura de Balneário Camboriú Assessoria de Comunicação Secretaria de Turismo - Sectur Texto: Silvia Bomm Fotos: Divulgação (47) 3367-8122 www.balneariocamboriu.sc.gov.br www.secturbc.com.br    Baixar arquivo anexo desta matéria

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.