- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú tem destaque nacional para férias de julho
O município de Balneário Camboriú está em destaque no ranking dos 25 destinos turísticos mais procurados para o mês de julho. A pesquisa realizada pelo portal de viagens Trivago revela que, mesmo no inverno, as praias são os atrativos mais buscados entre viajantes brasileiros. A cidade está na 20ª posição, a frente de destinos como Fernando de Noronha, Maragogi (RN) e Jericoacoara (CE).
O estudo revela que a segunda semana de julho será a mais requisitada pelos turistas, seguida pela terceira que tem destaque pelo período das férias escolares. O portal indicou que o tempo médio de permanência dos visitantes se mantém em torno de cinco noites em um hotel escolhido.
Algumas curiosidades destacadas no resultado é que cada brasileiro deve gastar em torno de R$ 360,00 em hospedagem por noite. O turista que fica mais tempo, de sete dias ou mais, gasta em torno de R$ 2.600,00 somente com a acomodação.
Para aproveitar um fim de semana já no início do período do recesso escolar, a maioria dos turistas escolhe a sexta-feira para o primeiro pernoite de julho. Sábado é o segundo dia mais popular e quinta feira vem na sequência. Para os viajantes que escolhem a cidade de Balneário Camboriú, não haveria maior ganho, pois neste mês a agenda municipal está lotada com atrações artísticas, culturais, esportivas gastronômicas entre outras. Além disso, o destino está em alta para a época pela sua diversidade de atrações, que incluem praias, seguida de uma rica diversidade natural, a vida noturna agitada, a gastronômica diferenciada entre outros pontos positivos que alavancam os índices do destino em pleno inverno.
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, a pesquisa mostra o retorno do trabalho feito pelo trade. “É para isso que nos esforçamos, para mostrar aos turistas que nossa cidade tem potencial e atrações em todas as épocas do ano. É ótimo ver que estamos tendo retorno por parte dos visitantes e bons índices em portais de turismo”, alinhava Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (Estagiária)
Fotos: Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Sectur participa do Workshop da AVIT
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), participa no próximo sábado (20), do 26º Workshop da AVIT 2015. O evento acontece em Uberlândia, interior de Minas Gerais, e a Sectur trabalha em estande próprio na promoção do destino e divulgação de atrativos turísticos. O Workshop trará o tema Turismo e Saúde e contará também com exposições e trabalhos para veicular produtos e destinos a um público diferenciado. No evento, em mesas de trabalho, os visitantes receberão informações de especialistas, sobre os atrativos e as regiões turísticas.
O evento tem amplo alcance. Atinge um público massivo do Triângulo Mineiro, Alto Paraíba, interior de São Paulo e sul de Goiás. Ademar Schneider, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, ressalta a importância da busca do turista mineiro, visitante potencial para o município catarinense. “Queremos levar Balneário Camboriú para todo o Brasil e mostrar que procuramos atender bem e satisfazer nossos turistas", afirma.
Segundo a Pesquisa de Demanda Turística 2014, realizada nas ruas da cidade pela Sectur, de 4.398 visitantes e turistas 99,79% afirmaram querer voltar a Balneário Camboriú. O índice mantém o resultado de 2013, que considera altamente satisfatória para os turistas, a permanência no município. "Manter o turista assíduo e conquistar novos visitantes é o nosso objetivo", complementou.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (estagiária)
Fotos: Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário Camboriú vai ao Festival de Turismo das Cataratas
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), participa do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a partir dessa quarta-feira (17). A Sectur trabalhará em estande próprio durante os três dias de evento, com materiais de divulgação atualizados, como mapas, revistas e folhetos informativos.
O Festival está em sua 10ª edição e é considerado o maior acontecimento de Foz do Iguaçu, além de o segundo maior festival de turismo da região Sul do país. Devido à sua posição geográfica de estar na tríplice fronteira - Brasil, Argentina e Paraguai -, possibilita a promoção de um encontro de negócios entre profissionais de turismo de todo o Mercosul. O foco principal é a geração de negócios e o fortalecimento e divulgação do turismo.
"Para Balneário Camboriú é de extrema importância sair para mostrar a investidores e turistas as belezas da cidade", disse o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider. “Investimos em feiras para garantir o retorno que tanto desejamos. Queremos trazer os turistas também na épocas pós- temporada e o melhor meio para alcançar isso é através da divulgação constante”, complementa.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (estagiária)
Fotos: Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
Sectur participa de reunião com Ministro do Turismo
O turismo, em especial no Estado de Santa Catarina, deve receber maior atenção do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur). O novo ministro Henrique Eduardo Lyra Alves esteve em Florianópolis na tarde de segunda-feira (15) e durante reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) na qual participaram prefeitos, parlamentares, secretários de turismo, representantes de entidades e imprensa, garantiu que irá trabalhar para que o turismo ocupe um espaço maior na agenda econômica do Brasil.
O evento, que contou com a participação de Balneário Camboriú por meio do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Ademar Schneider, revelou um ministério preocupado com o desenvolvimento do país através do turismo. Henrique Alves, que foi parlamentar por 44 anos e cumpriu 11 mandatos consecutivos, inclusive presidente da Câmara dos Deputados, explicou que só conheceu melhor o turismo quando ingressou no MTur.
"Me preocupa saber que em 2014 tivemos no país apenas 6 milhões de turistas e uma receita de aproximadamente 7 bilhões de dólares, com todo o potencial turístico que temos. A Croácia, com 3 milhões de habitantes (1,5% da população brasileira), recebeu no ano passado 11 milhões de turistas. O México teve 30 milhões, que rendeu àquele país 16 bilhões de dólares em receita. Desse valor, 11 bilhões foram gerados por Cancún, que tem apenas 15 quilômetros de praia. Com toda a nossa potencialidade no turismo eu acredito que, ou tem alguma coisa muito errada aqui, ou certa demais lá", analisou citando a dificuldade que o Brasil tem em desenvolver o turismo.
Henrique Alves lembrou que o setor pode modificar a economia do Brasil, pois gera rápido desenvolvimento, com ampliação de empregos e de renda, mas que o turismo tem grandes obstáculos a transpor, como oferecer maior segurança aos turistas e também qualificação profissional, por exemplo, com incentivo ao segundo idioma a quem trabalha na área do turismo. O ministro ainda lembrou da importância das parcerias público-privadas (PPPs), que estão movimentando 70% das obras para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. "Esse é o modelo de desenvolvimento que queremos ao turismo, com o envolvimento dos empresários e auxílio político", especificou. "É hora de dar ao turismo o potencial que ele deve ter", complementou o ministro.
O turismo representa 12,5% do Produto Interno Bruto em Santa Catarina. Lyra Alves criticou também os obstáculos enfrentados em nosso estado, como a falta de um píer de cruzeiros em Florianópolis, a ausência do alfandegamento do píer turístico de Porto Belo e, como em todo o país, a carência de se ter áreas diferenciadas para o turismo, para que o turista tenha "animação econômica", e não apenas ficar no circuito hotel-praia-hotel, no caso do litoral. "Turismo não é só férias, festa, oba-oba. Turismo é mais do que isso, é emprego, é renda, é o dia a dia mais bonito, mais emocionante, mais família", pontuou.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Schneider, assistiu atentamente à reunião e concluiu ter sido altamente positivo o encontro com o ministro, com presença do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Ele aproveitou para convidar ministro e presidente para visitarem a cidade. Ele agradeceu pelo apoio nas questões relacionadas ao Centro de Eventos municipal.
"Acreditamos que Balneário Camboriú está no caminho certo, de acordo com os posicionamentos do ministro. Trabalhamos intensamente para capacitar nosso turismo, para criar opções aos turistas, para atrair visitantes que permaneçam mais tempo na cidade, enfim, e estamos também criando políticas fortes para o turismo". Ademar lembrou que o município tem uma das melhores marinas e uma das maiores redes hoteleiras do sul do País; pretende ter sua marina pública e ainda trabalha a ideia de um píer de cruzeiros na Barra Sul, assim como luta para que seu grande Centro de Eventos saia do papel.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Empresa paranaense habilitada para construir o Centro de Eventos
De quatro empresas inscritas para disputar a construção da primeira fase do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, apenas um empreendimento atendeu a todos os critérios impostos pelo edital, segundo publicação do Governo Estadual nesta segunda-feira (15). A Construtora JL, que tem sede em Cascavel, no Paraná, cumpriu todas exigências e está habilitada para a obra, mas as outras três, Consórcio Santa Catarina Forte, formado pela Endeal Engenharia Ltda e Empo Empresa Curitibana de Saneamento Ltda; a Salver Construtora e Incorporadora Ltda e ainda Viseu Ltda de Joinville, podem entrar com recurso até o dia 20 de junho.
A notícia foi confirmada ao secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, pela diretora de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Ana Paula Cardoso da Silva, durante reunião, na Assembleia Legislativa, no início dessa semana. Ela explicou que a comissão de avaliação documental foi bem criteriosa e demorou duas semanas para decretar a habilitação de apenas uma das propostas. "Se os recursos forem julgados improcedentes, o processo parte para uma nova fase ao final do mês", complementou.
A diretora disse a Schneider que, se houver respaldo jurídico em algum dos recursos, poderá haver mais de uma empresa habilitada para construir o empreendimento turístico em Balneário Camboriú. "Se isso acontecer, a escolha será pela proposta de menor preço", explica Ana Paula, adiantando que as propostas estão lacradas na sede da SOL.
Em seu discurso na Alesc, o Ministro do Turismo ressaltou a importância do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. "Certamente, dará uma nova força ao turismo no Estado", garantiu.
A primeira fase do projeto do Centro de Eventos de Balneário Camboriú envolve a construção do pavimento térreo, pavimento superior, áreas de urbanização e estacionamento, num total de área construída de 33.534,97m².
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Novo Posto de Informação será implantado no terminal rodoviário
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), trabalha na implantação de um novo Posto de Informações Turísticas (PIT). O novo posto estará no terminal rodoviário do município, para dar suporte ao Portal de Informações que fica na Avenida do Estado. O PIT da Rodoviária contará com todas as informações turísticas da cidade, bem como material atualizado necessário para bem instruir turistas nacionais e internacionais, bem como visitantes das cidades mais próximas.
Em reunião com o síndico do Terminal Rodoviário, Augusto Roncelli Júnior, o secretário Ademar Schneider trocou ideias sobre local estratégico adequado no interior do terminal, assim como métodos para melhor atender os turistas. “Queremos trabalhar por um novo Posto de Informações Turísticas, oferecendo uma área exposta e de fácil acesso, para garantir a satisfação dos usuários”, ressalta Schneider.
O Terminal Rodoviário de Balneário Camboriú conta atualmente com 30 funcionários que cuidam da manutenção, limpeza e segurança do local. Foram investidos R$ 40 mil na ampliação na rede de monitoramento, garantindo maior segurança tanto para quem chega, quanto para quem deixa o município, além de contar com toda a infraestrutura coberta e fechada. Anualmente, passam pelo terminal cerca de 800 mil pessoas, e em media, 200 ônibus diariamente. Na alta temporada, o fluxo de ônibus chega a ultrapassar 300 veículos por dia.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Andressa Zuffo (Estagiária)
Foto terminal: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário Camboriú participou do SC Custom Show
No ultimo final de semana (13 e 14), aconteceu o Santa Catarina Custom Show, na vizinha cidade de Itajaí. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur), esteve presente para promover as belezas de Balneário Camboriú. O evento aconteceu no Centreventos Itajaí, na Avenida Ministro Victor Konder, 303.
Na sua 5ª edição, a expectativa é de que milhares de visitantes prestigiem o SC Custom Show, que procura difundir o mercado da customização nacional. Aliás, esse é um dos maiores acontecimentos da Kulture Kustom e uma excelente oportunidade para divulgar a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú. A cidade leva sua nova revista institucional, mapa turístico e todas as informações que os visitantes do evento necessitarem, acerca do turismo e economia locais.
Na programação, está a exposição de veículos, que contará com uma variedade de carros clássicos e customizados, além de peças antigas e raridades. Também há os que participam levando seu próprio veículo personalizado. Além da exposição de veículos, são oferecidas diversas opções de comércio, como venda de carros, roupas e acessórios. Outras atrações também pode ser conferidas, como oficinas de restauração e customização, apresentação de bandas, tatuadores, praça de alimentação e muito mais.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Juniétty Mônica Hugen (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122(47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
Baixar arquivo anexo desta matéria
Prorrogadas as inscrições para eventos da Sectur
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, comunica que as inscrições para o credenciamento de prestadores de serviços artísticos foram prorrogadas até esta terça-feira, dia 16 de junho. Os artistas interessados em mostrar seu trabalho e participar dos eventos realizados durante o ano de 2015 pela Sectur e ainda o Carnaval de Rua do próximo ano, devem se inscrever em um novo endereço de e-mail, gabinete@secturbc.com.br.
Para a realização das inscrições durante esses dois dias será necessário enviar para gabinete@secturbc.com.br, os seguintes documentos digitalizados:
- Formulário de Inscrição disponibilizado no site da Sectur (www.secturbc.com.br) devidamente preenchido e assinado pelo representante legal;
- Currículo atualizado contendo formação e experiência do proponente;
- Experiência artística comprovada (no mínimo duas comprovações de projetos diferentes);
- Portfólio do espetáculo - release, clipping, website, blog, facebook, fotos, entre outros e
- Comprovante de residência (água, luz, telefone).
Lembrando que a falta de qualquer documento desqualifica a realização da inscrição.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida na própria Secretaria no departamento de Marketing e Eventos ou pelo telefone (47) 3367-8122.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juniétty Hugen (Estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria