- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú é beneficiada por nova categorização no turismo
Balneário Camboriú agora faz parte dos 1,5% de municípios brasileiros com melhor desempenho econômico no turismo nacional, de um total de 3.345 destinos avaliados pelo Ministério do Turismo. A cidade recebeu categorização “A”, após ser enquadrada em quatro variáveis, com resultantes em ótimos índices: estabelecimentos no setor de hospedagem e número de empregos formais, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. A categorização vai ampliar o desempenho do turismo na cidade catarinense, já que Balneário é um dos 65 municípios indutores do Turismo e segue sendo monitorado e avaliado em busca de qualificação internacional no setor.
O motivo da categorização feita pelo Ministério do Turismo (MTur) é o de auxiliar o Governo Federal a definir políticas públicas e tomar decisões de acordo com a economia de cada localidade. ''É muito importante mencionar que a partir de agora, o MTur vai utilizar os dados da categorização como norteador na elaboração e implementação de políticas públicas no Turismo'', comentou a turismóloga do departamento de Planejamento, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), Luciana Vargas.
A proposta de categorização dos municípios das regiões constantes do Mapa de Regionalização do Turismo é experimental, e surgiu a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. Cinquenta e um municípios foram agrupados na categoria A, sendo que Balneário Camboriú foi o único município do Estado de Santa Catarina entre eles. O grupo é responsável por gerar 47% do fluxo turístico nacional e 82% do internacional. ''A capacidade de atração nacional e internacional e a geração de emprego e renda na atividade turística mostra a força de Balneário Camboriú'', ressaltou Luciana. Os demais municípios avaliados foram enquadrados em outras quatro categorias, de B a E.
Desenvolvida por técnicos do Ministério do Turismo, a ferramenta foi avaliada por secretarias estaduais e municipais de turismo, além de receber o reconhecimento de diversas instâncias do poder público. "Para o desenvolvimento de políticas públicas nas cidades do Mapa Brasileiro, essa é uma importante diferenciação, que poderá dirigir recursos necessários, para a melhoria de um ramo econômico que movimentou 492 bilhões no país somente em 2014", complementa o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
A categorização já está aprovada pela Secretaria de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juniétty Hugen (Estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Balneário Camboriú de olho na Rio 2016
Balneário Camboriú quer se fortalecer como receptivo de treinamento para a Rio 2016. Prova disso é que dirigentes de secretarias municipais articulam estratégias para que a cidade seja melhor divulgada entre delegações que virão para as Olimpíadas no próximo ano. Nesta quarta-feira, estiveram reunidos da Secretaria de Turismo, o secretário Ademar Schneider, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário, Marcos Kurtz, o secretário da Fazenda, André Meirinho, que tem um trabalho acadêmico de mestrado relacionado à ações internacionais, e ainda o diretor geral de Turismo, Rafael Amâncio.
“Será um momento único para Balneário Camboriú”, reconhece Meirinho, que expôs seu trabalho na Sectur, e chamou a atenção do Turismo e do Esporte. Ademar acredita que as Olimpíadas 2016 darão muito mais resultado a médio e longo prazo para o turismo de Balneário Camboriú, do que foi a Copa 2014. Por isso, uma nova reunião já foi agendada para a próxima semana, para novas estratégias de trabalho nesse sentido. Vale lembrar que Balneário Camboriú foi indicada e está em uma lista selecionada de cidades com locais apropriados para treinos de equipes que estarão na Rio 2016. O Comitê Organizador Rio 2016 indica os ginásios do bairro da Barra e do bairro dos Estados, que são considerados adequados para as atividades pré-olímpicas.
Dpto de Comunicação / Sectur BC
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Informações adicionais: (47) 3367-8122
Sábado acontece evento comunitário na Tamandaré
O final de semana será de muitas atrações em Balneário Camboriú. Além do ''SevenFit Games de |Cross Fit'' que tem apoio da Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), nos dias 12 e 13 de setembro, a Praça Tamandaré ainda irá receber, no sábado (12), o evento comunitário ''Sesc Experimenta'', que também recebe apoio do Turismo municipal.
O “Sesc Experimenta” chega à quinta edição com programação gratuita em Balneário Camboriú e em outras regiões do Estado. O evento mensal é realizado em ruas ou calçadões, com grande circulação de pessoas, para aproximar moradores e turistas de profissionais que trabalham no comércio de bens, serviços e turismo – seu público-alvo. Na Praça Tamandaré, haverá ações de saúde, recreação, oficinas educativas, atividades físicas, entre outras atividades gratuitas, além das apresentações artísticas.
A agenda acontece entre 14 e 18 horas, sendo o primeiro show musical da banda local Trombeta de Falópios. Na sequência, acontece o Agito Sesc, com Oficina de Zumba e Ritmos, às 15 horas. Acompanhe a programação completa:
14h - Apresentação musical Trombeta de Falópios
15h - Agito Sesc com oficina de Zumba e Ritmos
15h30 - Apresentação Grupo de Cantoria Sesc
16h - Oficina Dança de Salão
16h30 - Dança Circular
17h - Apresentação teatral “Meu Ser Será. Será?” Grupo de Teatro Tamandoarte
17h30 - Apresentação Musical Sesc
14h às 18h - Espaço recreação destinado à crianças com jogos e brincadeiras
14h às 18h - Oficinas, pinturas e espaço baby
14h às 18h - Espaço beleza
14h às 18h - Espaço Meditação
14h às 18h - Espaço Saúde
Mais informações pelo telefone (47) 3363-4216
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
facebook.com/secretariadeturismodebc
Pescadores em festa elegem sua Rainha
A 28ª Festa do Pescador, realizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e pela Colônia de Pescadores Z-7, que tem sede no bairro da Barra, elegeu no sábado (5) à noite, a sua rainha, princesas e também a mais simpática das concorrentes. Andrieli Zeferino Borges conquistou o título de Rainha dos Pescadores 2015, com 174 pontos. Andrieli, de 14 anos, encantou os jurados com graça e desenvoltura, representando ainda a classe estudantil e o Centro Educacional Municipal Nova Esperança, onde estuda.
No concurso foram eleitas também as princesas Helena Miguel, com 173 pontos como 1ª princesa; Natali de Lima, com 164 pontos apontada como a 2ª princesa, e a que sorriu mais para o público: Alessandra Santa Anna, a Miss Simpatia desta edição. Os jurados foram Bel Rocha, produtora do programa Vera de Toledo da Record News; Elvira Pierre da Silva, gerente de Agricultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Itajaí; Jade Ribeiro, gestora do Fundo Especial de Outorga Onerosa de Transferência de Potencial Construtivo (TPC), da Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária; Ademar Schneider, secretário de Turismo; Guilherme Brião, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação; e ainda Maria Angelina Souza, representante da comunidade.
Animação
A Festa do Pescador deste final de semana teve como objetivo confraternizar cerca de 350 pescadores associados e suas famílias. Segundo o secretário Ademar Schneider, o evento procura manter as tradições dos pescadores, e como a maioria dos acontecimentos promovidos pela Prefeitura, a meta é trazer as famílias para os eventos municipais. "Só tenho a agradecer poder ajudar na realização dessa festa e ao prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, pela confiança. Sem dúvida, nosso pescador merece essa comemoração", expôs.
Como representante do prefeito, o secretário de Planejamento, Fábio Flôr, destacou o momento da alegria e o trabalho da diretoria atual na Colônia de Pescadores Z-7. "O presidente Levi tem dado um banho de dedicação e simplicidade. Trago meu abraço e do prefeito, e também quero dizer que nós, da Prefeitura, estamos à disposição para transformarmos essa colônia numa organização ainda mais forte e representativa para os pescadores do nosso município", declarou.
O anfitrião da festa, presidente Levi Elias Vicente, comentou o orgulho de ser o representante dos pescadores nessa edição. Agradeceu a presença do apresentador e secretário da Pessoa Idosa, João Olindino Dão Koeddermann, o auxilio do secretário de Turismo, Ademar Schneider, e demais membros da diretoria e comunidade, que possibilitaram a realização do evento. "É a terceira festa no meu mandato, e teve pessoas que não acreditaram que ela sairia. Mas quanto maior a luta, maior a vitória", analisou Levi, visivelmente feliz pela grande presença do público no acontecimento, mesmo sob mau tempo.
Além da eleição da sua Rainha, a Festa do Pescador, realizada no sábado e domingo (5 e 6), ofereceu à comunidade muita animação com música, baile, disputas esportivas e mais. Entre as comidas oferecidas, o destaque foi para a tainha escalada, o churrasco, o camarão soltinho, o bolinho e a isca de peixe, entre outras gostosuras da culinária litorânea e açoreana, bem ao estilo preferidos dos descendentes dos imigrantes do litoral catarinense.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Silvia Bomm e Amanda Weber
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022/3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Feriado de Independência deve atrair turistas de Curitiba
Na próxima segunda-feira (7) é feriado de Independência do Brasil. Mesmo com o tempo instável, Balneário Camboriú deve receber grande número de turistas, que buscam descansar e aproveitar as belezas que a cidade proporciona. Turistas de Curitiba também devem visitar o município, devido ao feriado da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz, no dia 8 de setembro.
De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Dirce Fistarol, a expectativa é que 80% dos hotéis estejam reservados. “Os hotéis estão com descontos e facilitaram o pagamento, tudo para atrair os turistas. Mas devido ao clima, pode acontecer alguns cancelamentos, já que a maioria dos visitantes são da região sul do país, principalmente de Curitiba”, explica. Segundo a Autoviação Catarinense, existe grande procura de passagens para Balneário Camboriú por turistas de Curitiba e Santos.
A previsão do tempo para o final de semana, segundo a Epagri/Ciram é de tempo encoberto com chuva. As temperaturas variam entre 16ºC e 20ºC. Já na segunda-feira (7), o sol volta a aparecer com chuva e a temperatura varia entre 17º e 23º.
Quem estiver na cidade durante o feriadão pode visitar as praias da Região Sul, como Laranjeiras, Praia do Pinho, Estaleiro, Estaleirinho, Taquarinhas e Taquaras. A Avenida Atlântica conta com ciclofaixa compartilhada para quem desejar aproveitar a paisagem urbana, sem deixar a saúde de lado. O Complexo Cristo Luz e o Parque Unipraias possibilitam ao visitante uma vista privilegiada de Balneário Camboriú. Na Rodovia Interpraias também é possível ver o município por outro ângulo.
Durante o final de semana (5 e 6), ainda acontece a Festa do Pescador, no Bairro da Barra, com cardápio de pratos feitos à base de pescados. Já no Bairro das Nações, acontece entre os dias 4 e 6 as a Festa das Nações que vai reunir gastronomia típica, música e dança de dez países.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Sectur
Texto: Marcelo Martim (estagiário)
Foto: Divilgação PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Baixar arquivo anexo desta matéria
Divulgação na Expointer marca semana da Sectur
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), participa de uma feira diferenciada, aberta a todos os públicos e que recebe anualmente milhares de visitantes, principalmente interessados em investimentos agrícolas e pecuários, a Expointer 2015. A Secretaria expõe a cidade a turistas potenciais, junto ao estande do Parque Beto Carrero World até o próximo dia 6, na cidade gaúcha de Esteio, a 25 quilômetros de Porto Alegre.
O evento tem uma tradição iniciada em 1972, com o objetivo de trazer ao homem do campo, as novidades em tecnologia agropecuária e agroindustrial. Entre modernos maquinários, inúmeros produtos e serviços e raças da melhor genética criadas no Rio Grande do Sul, estarão cerca de 420 expositores nacionais e dez internacionais. Nesse cenário considerado a maior feira a céu aberto da América Latina, serão potencializadas as atrações turísticas e toda a infraestrutura de produtos e serviços oferecidos em Balneário Camboriú, que certamente atrairão turistas e possivelmente investidores.
“A Expointer é, sem dúvida, o centro das atenções no sul do Brasil no início deste mês. Por isso, o que se mostra na feira, é uma grande vitrine para o público rural e para todos os visitantes da Grande Porto Alegre. Precisamos sempre marcar presença, levando nosso diferencial a essas pessoas, que fazem parte de um rol de turistas e empreendedores potenciais, que também levam a sério seus períodos de descanso e lazer”, especifica o secretário de Turismo, Ademar Schneider.
A Expointer está distribuída em 141 hectares, com 45,3 mil m2 de pavilhões cobertos e 70 mil m2 de área de exposição, ainda nove espaços para leilões, auditórios, 19 áreas de julgamento, 10 mil vagas de estacionamento entre outros benefícios que a tornam nessa época uma pequena cidade dentro de Esteio.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Festa do Pescador comemora atividade em BC
No próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de setembro (sábado e domingo), acontece a 28ª edição da Festa do Pescador, na Colônia de Pescadores do Z-7, em Balneário Camboriú no Bairro da Barra. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), é a responsável pela realização do evento, com a parceria da Colônia de Pescadores Z-7. O evento mobilizará aproximadamente 350 profissionais da pesca na cidade, mas também será aberta ao público. A Colônia fica na Rua José Francisco Vitor, próximo à Praça do Pescador.
A programação terá início por volta das 8h da manhã do sábado, quando as festividades serão abertas pelo famoso torneio de “arrasto do camarão”. No decorrer do dia, várias outras atividades serão realizadas, como sorteios de brindes aos participantes do arrasto. O almoço de sábado também está dentro das festividades, com o cardápio recheado de pratos feitos á base de pescados, entre eles a tainha e a anchova na grelha. A ausência do clima frio não fez diferença para a realização da festa. As tainhas, como de praxe, já estavam conservadas especialmente para o evento.
Dentro da programação de sábado, haverá à noite o concurso para eleger a “Rainha dos Pescadores”. A eleição será realizada a partir das 19h30min, também na Colônia. Podem ainda se inscreverem e participarem da escolha, adolescentes e jovens moradoras de Balneário Camboriú. Para isso, basta entrarem em contato com a entidade, pelo telefone 3361-8560, entre 8h e 11h30min e 14h e 17h.
Durante a festa, antes do Baile dos Pescadores marcado para 22h, serão eleitas a Rainha, a primeira e segunda princesas, além da Miss Simpatia. As jovens representarão a Colônia de Pescadores Z-7 durante um ano. Após a escolha, seguirá o baile com muita dança para comemorar o Dia do Pescador, que é festejado em 29 de junho, mas que pelo grande número de eventos na cidade, foi trazido para setembro.
Para o presidente da Colônia Z-7, Levi Elias Vicente, a festa vem para trazer a integração e valorização dos pescadores. “A festa dos pescadores já está em sua 28° edição e é uma alegria muito grande para nossa comunidade promover esse evento, para promover a classe dos pescadores, e para que essa profissão não se perca no esquecimento perante a sociedade”, especificou Levi.
No domingo, a Festa do Pescador prossegue a partir das 8h com atividades esportivas. Por volta das 11h30min, será servido almoço com pescados e churrasco, a valores acessíveis. Por volta das 15h haverá show de talentos e às 17h show musical. Muitos brindes e atividades prosseguem até o encerramento da festa, para a interação entre os pescadores e suas famílias e ainda a comunidade que for prestigiar o evento.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (estagiária)
Fotos: Amanda Weber/Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria
Reunião técnica aborda revezamento da tocha olímpica
No próximo ano, o Brasil viverá um momento ímpar, que será o de sediar as Olimpíadas Rio 2016. Como anfitrião dos jogos, o país será responsável pelo revezamento da tocha olímpica, durante aproximadamente cem dias, com passagem da tocha por mais de 250 cidades, sendo Balneário Camboriú, uma das escolhidas para o revezamento. E para integrar esse grupo especial de municípios, a Capital Catarinense do Turismo participa de reuniões técnicas. Nesta sexta-feira (28), em Florianópolis, houve mais uma apresentação, com presença de autoridades civis e militares, no salão de eventos do hotel Majestic.
Balneário Camboriú teve como representantes na reunião, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Ademar Schneider, e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Marcos Kurtz, Marquinho. Eles anotaram detalhes importantes para que a execução do revezamento na cidade transcorra de forma tranquila e que também possa aproveitar a oportunidade de estar na lista dos receptivos.
Participantes poderão ser indicados por meio de inscrições pelos portais dos patrocinadores Nissan, Bradesco e Coca-Cola. A diferença, segundo explicou o general Marco Aurélio Vieira, diretor executivo de Operações da Rio 2016, é que qualquer pessoa poderá integrar essa lista, entre atletas, pescadores, professores, com exceção de políticos e candidatos a cargos políticos. No Brasil, serão cerca de 12 mil condutores da tocha olímpica.
Segundo analisa o ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio, a passagem da tocha olímpica poderá provocar uma disputa saudável entre as cidades. “Qual município terá maior entusiasmo, a melhor festa, durante a permanência da tocha no local”, incentivou, provocando os muitos prefeitos e secretários municipais presentes à reunião. “Todos estão fazendo a sua parte para fazer o melhor espetáculo possível”, concluiu.
A dica do Comitê Olímpico Rio 2016 é que os municípios convidem movimentos culturais para desenvolverem atividades preparatórias para o dia do revezamento; que envolvam o comércio local e as comunidades da cidade a apresentarem suas potencialidades culturais e econômicas; que mobilizem escolas, clubes esportivos, de serviços, associações de bairros, de classe e movimentos sociais para contribuírem com a organização.
O superintendente da FMEBC, Marcos Kurtz, disse que a passagem da tocha será um momento importante para todo o Estado. “Será muito difícil alguém da nossa geração poder presenciar novamente esse acontecimento. Então, é um evento importante para que os jovens, as crianças, os adultos reflitam, e façam do esporte algo necessário para sua vida”, afirma. Kurtz solicitou que a comunidade de Balneário faça uma festa, durante a passagem da tocha. “A FME já iniciou os trabalhos e nos próximos dias haverão novas reuniões”, finalizou adiantando que o trajeto da tocha na cidade já foi traçado.
Para o secretário de Turismo, Schneider, o revezamento será mais uma oportunidade de colocar Balneário Camboriú em evidência. “Vamos aproveitar para mostrar o nosso potencial turístico e de envolvimento, e mostrar o que a própria tocha representa para nossa sociedade, nos tornando destaque mais uma vez, perante o público do mundo todo”.
A Olimpída no Brasil mobilizará 14.500 atletas (olímpicos e paraolímpicos), 4.100 árbitros, mais de 25 mil jornalistas, 95 mil voluntários em 774 eventos, sendo 16 dias na modalidade olímpica e 12 na paraolímpica.
A próxima reunião técnica acontece entre novembro e dezembro.
Notícia relacionada: http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/imprensa/noticia.cfm?codigo=15785
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
Assessoria de Comunicação:(47) 3367-8122/ 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc
Baixar arquivo anexo desta matéria