- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Workshop Trade SC divulga estado e Balneário Camboriú na rota andina
27.08.2013 às 23:47h
Expandir a divulgação no mercado andino, para atrair cada vez mais visitantes do Mercosul para Santa Catarina, este é o objetivo do Workshop Trade SC 2013, que iniciou nesta terça-feira (27) em Lima, no Peru. Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur), representam no país vizinho a região catarinense. "Compreendemos o grande potencial turístico deste público, por isso, apresentamos todos os atrativos de nossa cidade e região para que despeter o interesse de quem ainda não nos conhece", ressaltou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
O secretário lembra que desde o início do projeto aumentou expressivamente o número de visitantes dos países que compõem o Mercosul a Balneário Camboriú. "Os dados comprovam que estamos no caminho certo e a cada evento percebemos que aumenta o número de profissionais que atuam no setor turístico, e que nos procuram para obter mais informações da nossa cidade e região", destacou Schneider.
Segundo o embaixador do Brasil em Lima, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, no ano de 2003 mais de 40 mil peruanos visitaram o Brasil. Já no ano de 2012, foram mais de 100 mil turistas que optaram por destinos brasileiros. "Os eventos que ocorreram recentemente no Brasil nos deram uma amostra da capacidade que o país tem em receber bem seus visitantes, principalmente os estrangeiros. Acreditamos que, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aumentará ainda mais o interesse pelo destino, principalmente porque o Brasil está preparando seus atrativos e pacotes especiais", comentou. Teixeira salientou ainda a parceria existente entre o Brasil e o Peru, enfatizando os potenciais de Santa Catarina que atraem cada vez mais visitantes. "A distância entre os países é pequena quando as pessoas querem estar juntas e os catarinenses acolhem bem todos seus visitantes".
Para a gerente do Comitê Descubra Brasil, Norma De Navarro, o Brasil não é um destino popular, mas maravilhoso, por isso, Workshop Trade, que está em sua quarta edição, vem crescendo a cada ano. No período da manhã, 500 agentes participaram da rodada de negócios, na qual cada representante apresenta diretamente seu destino aos profissionais de turismo peruanos. No período da tarde, 700 profissionais do turismo participaram da convenção que contou com palestras, e os representantes puderam explanar um pouco mais sobre seus atrativos. "Os peruanos buscam informações sobre Santa Catarina porque é um estado completo, onde eles podem aproveitar belas praias, um parque temático sem precisar ir à Disney, conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã e fazer compras, tudo isso muito perto", explicou.
Para o gerente de Marketing da Santur, Eduardo Simon, o Peru é um mercado em crescimento e a demanda nos últimos 10 anos comprova que a economia local está em ascensão. "Há muitas pessoas viajando e Santa Catarina é o destino de sol, mar e montanhas, que concorre diretamente com os principais destinos do mundo. Os números apontam que atualmente temos uma demanda significativa, tanto para Florianópolis, como para Balneário Camboriú. É um mercado latente, e temos que estar presentes com nossos atrativos", agregou.
Projeto Workshop Trade
O projeto conta com 38 parceiros, entre eles: BC Convention & Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Parque Beto Carrero e os demais particiapantes que fazem parte do trade turístico. O grupo visa divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing.
Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um deles haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense.
A primeira etapa contempla as cidades de Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina, e já começou nesta semana. Em Lima, no Peru, nesta terça-feira(27), o evento contou com 16 mesas com rodada de negócios, almoço de confraternização, palestras de capacitação para os profissionais do turismo, e foi finalizada com happy hour e show de música brasileira, oferecido por Santa Catarina. "O vínculo criado cada vez mais vem se destacando e fortalecendo a vontade dos peruanos em conhecer nosso estado", agregou Ademar Schneider, do Turismo municipal de Balneário Camboriú.
Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e Fotos: Alessandra Damaceno
www.secturbc.com.br
imprensa@secturbc.com.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br