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Workshop Trade 2010 entra em fase final - Última etapa terá divulgação do litoral
Trinta e sete parceiros da região da Costa Verde e Mar estarão representados, a partir deste dia 30, em Buenos Aires, durante a Feira Internacional de Turismo – FIT, em Buenos Aires. A programação integra o projeto Workshop Trade 2010, que nasceu dentro da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, é gerenciado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e tem assinatura de entidades como a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, Amfri, através do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar - Citmar, a Prefeitura de Bombinhas, de Itapema, Balneário Camboriú e a marca Santur – Santa Catarina Turismo. O projeto, que começou em agosto e já passou por mais de 16 eventos, segue até o dia 6, quando finaliza na Feira Internacional de Turismo do Paraguai – Fitpar. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, é quem faz o balanço das atividades que divulgam o litoral norte de Santa Catarina nos países do Mercosul e no Chile.
1) Ademar, nesta semana começa a terceira e última fase do Workshop Trade 2010. Como será esta programação e onde ela acontece?
A 3ª e última fase do Workshop Trade encerra agora, numa expectativa de terminarmos com chave de ouro, na maior feira de turismo da América Latina, que é a FIT– Feira Internacional de Turismo – que acontece em Buenos Aires, na Argentina. Teremos uma programação extensa na feira, com um estande muito bem montado. Pela primeira vez na história, Balneário Camboriú e região vão estar muito bem representadas, com toda a exposição do workshop, com artistas, com imprensa, então a expectativa é de um encerramento muito bom, que vai dar o toque final para temporada de verão que começa em dezembro.
2) Na sua opinião, qual foi o balanço deste projeto, que neste ano esteve em sua segunda edição? Qual foi a diferença para o realizado em 2009?
Em 2009, o projeto foi desenvolvido somente pela Secretaria de Turismo, então ele foi um projeto limitado, com poucos recursos, mas foi um projeto que deu uma visibilidade muito grande. Já, esse ano, com o apoio das outras associações, da Amfri - Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí através do Citmar (Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar) , do Balneário Camboriú Convention - além de outras cidades e participação da marca Santur - Santa Catarina Turismo- pudemos expandir muito o evento e fazer com que a programação para as três fases, que seriam de 18 eventos, passasse para 23, 24 eventos. Todos foram além da expectativa, foi uma quebra de paradigmas. A região de Balneário Camboriú, ao realizar um evento dessa grandiosidade, coloca o Estado como grande destaque do turismo, é isso é muito importante, pois já teremos frutos nessa temporada.
3) Porque o trabalho no Mercosul é feito em algumas cidades específicas, qual é o critério para escolher essas cidades e o que o senhor acredita que ainda falte para que o Workshop Trade se torne ainda mais eficiente?
A eficiência foi a contento, além da expectativa. Os critérios são pelo número de pessoas que vem de determinado destino. De onde vem pessoas de mais destinos, como por exemplo, Córdoba, Buenos Aires, Mar del Plata. O evento foi feito com mais ênfase para que ele tivesse uma visibilidade muito maior, somasse e viesse a reafirmar a vontade das pessoas de vir para Balneário Camboriú. Em algumas regiões estava baixando o número de turistas, com isso, estivemos nos grandes destinos, onde tem a potencialidade grande, mas também estivemos em lugares onde o número de turistas, segundo as nossas pesquisas, caiu. Com isso, fizemos uma mudança muito grande, inclusive no Paraguai, que em 2008 tínhamos caído praticamente 95% o número de turistas. Reforçamos em Assunção, no Paraguai, e tivemos um incremento só de ônibus de mais de 100% e muitos também de veículos particulares. Esse reforço nestes destinos fez realmente, que focando no turista, a movimentação do turismo aumente.
4) O senhor já tem uma ideia do que poderá ser feito em 2011? O projeto continuará?
O projeto deu tão certo que passamos para o Ministério do Turismo como boas práticas. O governo do Estado já nos sinalizou que quer apoiar no ano que vem e dar mais ênfase, as prefeituras, as cidades da região, que apoiaram, querem também continuar no projeto. A cada ano a gente busca reformular e ajustar o Workshop Trade, nos itens que, por ventura, não tenham dado certo. Superamos as expectativas, mas nós vimos que podemos fazer nesse mesmo molde, apenas mudando algumas coisas.
Ano que vem vamos ampliar o leque de divulgação nestes destinos, com o mesmo molde que está dando certo, dando repercussão e fazer eventos de divulgação com parcerias de Beto Carrero, a prefeitura de Blumenau, juntamente com a Promotora de Exposições de Blumenau – Proeb.
A ideia é de que Balneário Camboriú e região, quando chegue aos eventos, não entregue apenas folhetos, e sim sejam a estrela da festa, dos eventos. Isso dá uma divulgação muito maior, mostra credibilidade, que a região é segura e tem um potencial turístico único no Brasil.
5) Para encerrar, gostaria que o senhor fizesse um resumo do que foi feito fora de Balneário para que a cidade atraísse turistas, tanto nacionais, quanto do exterior.
No Brasil, nós estivemos em mais ou menos 50 eventos, trabalhamos durante todo o ano. Esse Workshop Trade no Mercosul, especificadamente, é um evento feito numa época certa, pois temos que ter uma data para divulgar, fomentar, para que os operadores, agências, pessoas, venham e até pela dificuldade de se fazer no Mercosul, então fizemos um caso específico no Mercosul e assim que temos.
No Brasil, o diferencial foi que divulgamos em feira do trade turístico e tivemos um vínculo muito especial com Brasília que nos recebeu, o Ministério do Turismo que ajudou a divulgar de uma ou outra maneira em eventos de público aberto, de público direto, como feiras agropecuárias, eventos de vários segmentos, que fomenta o turista diretamente. Eu acho que está bem focado. A ideia é só expandir com as parcerias que nos estamos fazendo, trabalhando regionalmente, e que vai nos trazer muitos dividendos. A regionalização é um fato que não pode ser mudado, e com isso, estamos unindo forças e vamos fazer divulgação no ano que vem com muita motivação, e com certeza, terá um retorno turístico muito forte.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo
Texto e entrevista: Daiane Benso / estagiária e Silvia Bomm - DRT 3930-JP PR
Foto: Arquivo Sectur
(47) 3367-8122