- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Vendedores da praia recebem requalificação
Mais de uma centena de comerciantes de produtos como cangas, artesanato, bijuterias em geral, entre outros itens que não se enquadram em alimentação e bebidas, passaram esta semana pelo curso de Turismo e Qualidade no Atendimento, oferecido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. A capacitação aconteceu nos dias 18 e 19, e continuou neste dia 23 de novembro, no Centro Educacional Antonio Santa, com palestras ministradas pelo professor Nilson França Leite e pelo funcionário da Sectur, Carlos Dickmann.
Já para os vendedores de churros, milhos, quiosques a beira-mar, sanduíches naturais, saladas de frutas, entre outros produtos alimentícios e bebidas autorizadas pela Prefeitura, que já tem o seu processo de alvará encaminhado para o verão, o curso será nos dias 1º, 2 ou 7 de dezembro, sendo uma noite para cada turma.
Conforme explica Dickmann, a requalificação dos vendedores é necessária, pois sempre "há algo novo a ser absorvido, no setor do turismo e no atendimento ao turista". O professor França Leite avalia que o turista que é bem atendido, que se sente acolhido na cidade, provavelmente irá voltar. "Com certeza ele irá fazer propaganda lá fora, do que viveu aqui, e irá recomendar a outras pessoas", analisou. Ele explicou que os vendedores da praia não tem apenas a função de vender o seu produto. "É um grande trabalho em equipe, vendedores, Secretaria de Turismo, os outros comerciantes, toda a estrutura da Prefeitura e da cidade. Todos devem estar empenhados em fazer o seu melhor, para que esse turista queira retornar", ratifica.
França Leite deixou uma mensagem importante para os pequenos comerciantes da orla. "A Secretaria de Turismo, quando convoca e pede para que os ambulantes venham participar das qualificações, não é para jogar dinheiro fora ou para falar o que todos já sabem. Sempre se tem algo a aproveitar, para se refletir melhor sobre a atividade desempenhada. As coisas que a gente não gosta de fazer ou não dá importância em fazer, geralmente são fatores que nos elevam ainda mais ao sucesso, e que eliminam nossos pontos fracos".
Para o secretário Ademar Schneider, os cursos de qualificação dados pela Sectur devem ser vistos como grandes oportunidades de crescimento, de diferenciação e de melhorar a qualidade de cada serviço prestado. "São capacitações totalmente gratuitas, que melhoram cada vez mais o currículo dessas pessoas, e nos auxiliam a ampliar também o desenvolvimento e o diferencial turístico de nossa cidade", finalizou.
No total, perto de 800 pessoas passarão pelo salão de eventos da escola Santa, para receber as informações do Turismo e da Secretaria de Saúde e Saneamento/Vigilância Sanitária, que estará responsável pela parte de Manipulação de Alimentos, do mesmo curso. As inscrições para os vendedores de alimentos e bebidas na praia ainda estão abertas até o final deste mês, e podem ser feitas na Sectur, que fica na Rua 2950, 771, portando documento de identidade (ou outro documento oficial com foto) e o comprovante de pagamento do alvará da Secretaria da Fazenda, para o trabalho no verão 2015/2016. Mais informações pelo telefone (47) 3367-8122 das 13 às 19 horas.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br