- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Várias opções estimulam visitação ao Molhe da Barra Sul
Balneário Camboriú é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o Brasil, principalmente no verão, devido as suas belas praias e diversidade em atrações. Mas além do turismo, a cidade oferece uma ampla diversidade de lazer também para seus munícipes. Praias, molhes, praças, parques e morros fazem parte de uma extensa lista de opções que as pessoas podem desfrutar o ano inteiro por aqui.
Uma das opções de lazer é o Molhe da Barra Sul, uma estrutura com 452 metros de extensão, feita de pedras escuras e claras em petit pavê, que formam desenhos de peixes e outros animais marinhos. Emoldurado com mais de um quilômetro de cordas e ainda com decks em madeira, o molhe oferece diversas opções de entretenimento e também para a prática de atividades físicas.
Igualmente por este motivo, é marcado pela grande visitação de turistas, moradores e esportistas que o utilizam para aumentar o percurso de exercícios e desfrutar uma maravilhosa vista da cidade. É o caso de Elza Cristina Pinto, que vem de Penha regularmente para Balneário. Ela ressalta que o molhe é um dos melhores lugares para ir com a família, além de ser um lugar agradável para passear, gosta de levar sua filha para aproveitar e brincar ao ar livre.
Para Fabiana de Almeida, turista de Sorocaba(SP), que está pela primeira vez em Balneário Camboriú, o molhe foi o primeiro ponto turístico que ela decidiu conhecer. "Eu amei esse lugar é muito bonito, com certeza virei mais vezes aqui”, ressaltou.
Muitas famílias vão ao Molhe para aproveitar o fim de semana. As crianças se divertem também no local, pois no início da obra, há um parquinho com balanços, gangorra, estruturas em madeira com forma de navios abandonados, escorregadores, tubos e escadas moldadas como rede de pesca. O parque integra o conceito da administração municipal, que é o de humanizar Balneário Camboriú cada vez mais, e torná-la com maior qualidade para as famílias, sejam turistas ou a própria comunidade.
Danilo Andres e sua esposa Doroti aproveitam sua aposentadoria viajando, e sempre que podem vem de Curitiba aproveitar a cidade. O casal diz que se surpreende com a rapidez com que Balneário Camboriú cresce. “Todas as vezes que viemos pra cá tem prédios novos ou várias obras, uma coisa muito legal que vimos de novo foi a ciclofaixa. A última vez que viemos pra cá ainda não tinha e ficou muito bom”, analisa Danilo.
O artista de rua Fabiano Felipe interpreta o pirata Jack Sparrow junto no Molhe, em uma das embarcações da Barra Sul. Felipe, que é natural da cidade, escolheu este local de Balneário por observar que poucos se aventuram em realizar esse tipo de arte ao ar livre e nas imediações. Ele analisa que o ambiente é "muito bom para trabalhar" e conta que muitas famílias o procuram para tirar fotos e ouvir suas histórias de pirata.
Para quem preferir histórias de pescadores, mas bem reais, à noite é possível observar a captura do peixe espada, momento interessante no qual pescadores utilizam iscas luminosas para fisgar o peixe. Quando lançadas ao mar, chamam a atenção pela beleza do vai e vem de cores e luzes. O peixe espada é prateado e agressivo, o que desperta grande curiosidade de quem passeia pelo local. É recomendado manter distância da pesca viva.
O molhe localiza-se na extremidade sul da Avenida Atlântica. Mais informações podem ser obtidas no telefone (47) 3367-8122 ou 3367-8005.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Andressa Zuffo (estagiária)
Fotos: Silvia Bomm/Marcos Schaeffer/Thiago Santos
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc