- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Turistas e moradores aproveitam projetos de verão em BC
Elas tem mais de 50 anos, são bonitas e gostam de manter o corpo em plena saúde. Maria Elisabet Mattia, 56 anos, turista de Passo Fundo, e Cléa Gema Teló, de 79, que reside na cidade há quatro anos, descobriram em um dos projetos viabilizados pela Prefeitura de Balneário Camboriú durante a temporada, a oportunidade de prevenir doenças da maturidade, ao mesmo tempo em que promovem aumento de sua autoestima. Assim como dezenas de participantes, Cléa e Bet iniciaram exercícios de alongamento e pilates de forma gratuita, junto ao projeto Espaço Verão BC, que acontece todos os dias, das 8 às 21h, na orla central, próximo à Rua 1700.
"Por ordem médica, passo um terço de todos os meses em Balneário Camboriú, onde tenho apartamento", conta Bet. Antes de iniciar o projeto coordenado pelo professor de dança Mário Café, e uma equipe de nove profissionais, a empresária tinha fortes dores de coluna e também indícios de depressão. "Eu sempre caminhava entre 6 e 7 horas da manhã. Mas com o Espaço Verão, minha disposição melhorou muito, pena que estou partindo para o Rio Grande do Sul no próximo domingo", lamenta, elogiando a iniciativa do profissional Café, com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e parceiros da iniciativa privada.
Para Cléa, o projeto foi "muito bem bolado", pois oferece aulas de alongamento, ginástica, pilates, dança, recreação durante o Espaço Kids, massagem dentro do "Mometo Beleza" e até de Slackline, na qual uma fita elástica é esticada entre dois pontos fixos, e onde o praticante anda e faz manobras procurando manter o equilíbrio. "É triste saber que ainda há muitas empresas que não apoiam esse tipo de iniciativa, que nos oferece saúde, vida e alegria". Segundo relata Cléa, sua saúde é de ferro, com índices de glicemia, pressão arterial e outros indicadores normais. "Procuro fazer exercícios, ter uma alimentação balanceada e usar bloqueador solar quando saio", orienta.
Espaço Verão para todos
Um dos profissionais do projeto que prossegue até o dia 4 de março, Arison Barboza, diz que a programação sempre tem número elevado de participantes, desde crianças - geralmente ao final da tarde - e da terceira idade - que aproveitam mais os primeiros horários do dia para os exercícios. "Uma grande parte das pessoas que procuram as aulas são turistas e mulheres. Acredito que o morador não esteja aqui em número expressivo, porque muitos frequentam academias da cidade. Já a maioria de mulheres se justifica porque comprovadamente, em pesquisas realizadas e de maneira geral, o homem não se preocupa tanto com a saúde. A expectiva de vida das mulheres também é maior", analisa o fisioterapeuta Eduardo Duran, que realiza as aulas de alongamento e pilates entre 8 e 9 horas na praia, dentro do projeto.
E não tem sol forte, calor ou cansaço que faça os participantes desistirem. Logo após as aulas de Duran, a partir das 10 horas, segue o horário de dança aeróbica com o professor e dançarino Mário Café. "No dia mais fraco reunimos cerca de cem praticantes. Isso nos motiva muito", especifica Café, que com sua descontração e energia consegue contagiar até os banhistas que estão dentro da água.
Domingo a domingo
O Espaço Verão BC inicia às 8 horas e finaliza por volta de 21h. Acompanhe a programação diária:
8h - Aula de alongamento e pilates - Professor Eduardo
9h - Aula de dança aeróbica - com o dançarino Mário Café
10 às 12h - Massagem, com o profissional Xapiro
12 às 15h - Pausa
15 às 17h - Espaço Kids com pintura, desenho, música, cama elástica, animação e brincadeiras para os pequenos. Envolvimento de todos os profissionais
16 às 17h30 - Massagem, com Xapiro
17h - Slackline com Tiago
18 às 21h - Dança com coreografia (Auge da programação, com grande participação do público).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br