- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Turismo: Mais de 250 ônibus em doze dias
07.05.2013 às 17:35h
O turismo rodoviário é uma marca que favorece Balneário Camboriú. Cortada pela BR 101, a cidade tem acesso facilitado a muitos municípios e estados. Nos últimos 11 dias do mês de abril e ainda no 1º de maio foi registrada a passagem pelo Portal de Informações Turísticas (PIT) de 267 ônibus de turismo. Os dados elaborados pelo Portal de Informações Turísticas (PIT) e departamento de Planejamento e Pesquisa, ligados à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, apontam ainda que foram 10.787 visitantes, motivados por eventos que aconteceram em Balneário Camboriú e região.
“Avaliamos os números de forma positiva, já que se trata de um período que começamos a receber um turista de perfil diferenciado da temporada de verão, que chega com agenda programada, mas não deixa de desfrutar dos atrativos turísticos de Balneário Camboriú”, destacou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Ademar Schneider.
A maior movimentação aconteceu no dia 25 de abril, quando 58 ônibus, com 2.430 visitantes, foram registrados na entrada da cidade, sendo 56 veículos brasileiros, um uruguaio e um chileno.
Conforme o relatório, os estados que mais enviaram turistas no período de 20 de abril a 1º de maio foram São Paulo, com 65 ônibus(25,1% do total), seguido de Minas Gerais (22%), Rio Grande do Sul (11,1%), Paraná (9,8%), Santa Catarina (6,8%) e Goiás (5,6%). Entre as cidades, o ranking foi liderado por Belo Horizonte (8,2%), Vitória (4%), Florianópolis (3,3%), Goiânia (3,2%), Uberlândia (3,1%) e Cuiabá (3%).
Turistas internacionais somaram 16 ônibus. Foram nove da Argentina, com 427 visitantes, cinco do Uruguai, com 196 pessoas, um do Chile, com 44 visitantes e um ônibus fazendo translado alemão, com 15 turistas.
No mesmo período, o Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) registrou 48% na ocupação hoteleira. Segundo a diretora de hospedagem do Sindisol, Dirce Fistarol, “cada hotel se organiza para receber determinados eventos, que aliado com promoções, movimenta o setor na baixa temporada e garante quartos com hóspedes”.
A pesquisa do PIT mostra que a média de permanência dos turistas na cidade ficou em quatro dias, sendo que 96% pernoitaram no município, ou seja, utilizaram os meios de hospedagem de Balneário Camboriú, como hotéis e pousadas.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), José Roberto Cruz, “a economia do município apresenta um incremento considerável quando a região recebe eventos, até porque há um horário diferenciado de atendimento. Somado a isso, feriados onde as pessoas conseguem emendar com fim de semana é outro ponto característico de movimentação no comércio, restaurantes e hotéis”, destaca.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Wagner Heinzen (estagiário)
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br