- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Turismo entrega primeiros certificados para o verão
Todos os ambulantes que quiserem trabalhar durante o verão, na Praia Central de Balneário Camboriú, inclusive comerciantes de quiosques e dos pontos de milhos e churros, devem procurar a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A entidade realiza, para esses importantes vendedores, o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista e também de Manipulação de Alimentos até o dia 6 de novembro.
Quem ainda não se inscreveu deve se apressar, pois as primeiras turmas já estão com seus certificados. O curso é realizado apenas em uma noite (das 19 às 22 horas) entre segundas e quintas-feiras, no Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Antonio Santa, com apenas 27 alunos por turma. Já as matrículas feitas apenas nas terças e quintas-feiras, até encerrarem as vagas da última turma. O CEM Santa fica na rua 2450, no final da rua.
Na noite desta segunda-feira (1), a turma inicial recebeu os certificados, após a aula ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), através da profissional Patrícia Konrad. Durante a capacitação, que repassou informações como os pontos turísticos da cidade, como se localizar em Balneário Camboriú, sobre qualidade e competitividade, além de dicas importantes de como manipular e conservar alimentos, entre outros vários itens.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, deu boas vindas ao primeiro grupo, e mencionou que o município é o único do Brasil a oferecer a capacitação, que é uma exigência para os vendedores do verão validarem seus alvarás de trabalho. Também falou da importância do curso e do serviço que prestam, que auxilia o município a se qualificar como um dos que mais agrada ao turista. na pesquisa de demanda turística da secretaria, feita anualmente nas ruas com mais de 5 mil turistas, mais de 99% responderam querer voltar à cidade.
Schneider explicou rapidamente sobre os trabalhos realizados pela Secretaria de Turismo e o marketing feito no exterior e em outras cidades do país, para atrair maior volume de visitantes na temporada. “Não basta chamarmos o turista para nossa cidade. É necessário que aqui ele seja bem atendido, encontre o que necessita e saia satisfeito com serviços e produtos oferecidos. É preciso que todos estejam cientes desse trabalho que deve ser feito em conjunto, com apoio de empresários, funcionários, das entidades ligadas ao turismo, enfim, de toda a comunidade”, ressaltou. O secretário ainda disse que “é preciso satisfazer e, acima de tudo, encantar”, num destaque à afirmação contida na apostila do curso.
O secretário entregou os dois primeiros certificados, às comerciantes Mara Beatriz Fonini e Luzia Rocha Maria, que todos os anos refazem o curso para reciclar seus conhecimentos. Nesta semana, serão certificadas 135 pessoas.
Para fazer a inscrição, é necessário levar à Sectur, apenas nas terças e quintas-feiras, documento de identidade (RG) ou carteira de motorista (CNH). Não são aceitas matrículas por telefone. A Sectur fica na Rua 2950, 771, Centro, e o atendimento das 13 às 19 horas. Informações adicionais no telefone (47) 3367-8122.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo – Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br