- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Trade turístico comemora Dia Mundial do Turismo
Este ano, o Dia Mundial do Turismo, comemorado no domingo (27), tem um gostinho especial para os catarinenses, em especial para Balneário Camboriú, considerado o maior polo turístico do Sul do Brasil e a Capital Catarinense do Turismo. Na última semana, quando a moeda americana ultrapassou os R$ 4,20, e atingiu marcas recordes, quem tinha planejado suas férias teve que repensar os planos, e o exterior acabou sendo substituído pelo turismo nacional. Para a temporada de verão 2016, Santa Catarina ganha perspectivas positivas nesse sentido.
Com a valorização do dólar, a expectativa é de que haja um aumento significativo no número de turistas brasileiros, segundo informam empresários do setor. “A cotação em alta é muito bom para o trade turístico nacional. Já notamos uma procura maior por destinos brasileiros em julho, com um aumento de 80% em relação ao último ano. Agora em outubro, esse percentual já subiu para 90”, diz Juan Gaona, proprietário de uma empresa de receptivos de Balneário Camboriú.
Antes mesmo da abrir oficialmente a temporada de verão, os turistas já mostram que Balneário Camboriú está no topo da lista das opções para as férias. Ainda segundo receptivos do município, para o feriado do Dia das Crianças, que acontece no próximo mês, já são esperados milhares de visitantes. Em apenas uma das agências, serão 5 mil os recepcionados, e durante a Oktoberfest, entre 9 e 12 mil pessoas.
O Sindicato de Hotéis de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) informa que, dos 23 mil leitos disponíveis no município, cerca de 80% já estão reservados para a temporada. A vice-presidente da entidade, Dirce Fistarol, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), relata que a procura tem se intensificado, não apenas por causa do desincentivo às viagens internacionais, mas pela grande quantidade de atrativos que Balneário Camboriú oferece, pela sua grande infraestrutura hoteleira, pela sua localização e estar próxima às festas da região e ao acesso a grandes equipamentos turísticos do litoral e principalmente pela sua ampliação na qualidade de produtos e serviços em turismo. “Acredito realmente que o setor será favorecido com a alta da moeda americana, em relação a outros segmentos de negócios”, analisa Dirce. “Resta também que o trade turístico trabalhe para tornar nosso destino ainda mais desejado, pela nossa excelência de produtos e tradicional maneira de bem receber”, qualifica.
Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o Dia Mundial do Turismo merece ser comemorado com muita alegria, já que motivos não faltam. “Estamos vivendo um ótimo momento, pois sentimos a contrapartida de nossos emissores com aumento da procura, não apenas pelo momento econômico desfavorável às viagens internacionais, mas pelo que viemos trabalhando nos últimos seis anos, que é o de firmar nosso destino e toda a nossa região, como uma das melhores propostas nacionais de turismo”, complementa Schneider que se encontra na Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires, realizando com mais de 30 parceiros da cidade e região, a promoção turística em estande próprio de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto : Gabriela Neves (estagiária) e Silvia Bomm (Jornalista)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
facebook.com/secretariadeturismodebc