- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Torcida argelina deixa Balneário Camboriú com festa
Os argelinos se despediram na noite desta quinta-feira (3), de Balneário Camboriú. Por volta das 20h, os últimos torcedores, que ainda estavam na cidade, receberam uma homenagem da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), através do secretário Ademar Schneider, que levou a bateria do bloco Unidos do Samboriú ao restaurante onde o grupo fazia sua refeição. Ao todo, 31 ônibus, com cerca de 2,1 mil argelinos, visitaram a cidade entre os dias 19 de junho e 3 de julho. Nesta quinta-feira, 400 ainda estavam hospedados na Capital Catarinense do Turismo.
A visita foi marcada por dias de muita alegria e descontração. Quem disse que só brasileiro tem samba no pé, é porque não conhecia os turistas argelinos. Um samba meio tímido, um tanto que descompassado, mas com grande vontade de se juntar à alegria dos brasileiros. Os argelinos misturaram-se ao batuque do país, imposto pelo bloco carnavalesco. A homenagem foi uma forma de agradecer pela passagem harmoniosa pelo país e litoral catarinense.
Os africanos partiram satisfeitos com a campanha do time, que pela primeira vez chegou às oitavas de final na Copa do Mundo de Futebol, e fez bonito no último jogo contra a Alemanha, onde o placar foi finalizado em 2 a 1 para o time europeu, sendo os argelinos desclassificados, mas com a sensação de dever cumprido. O time foi recebido na Argélia sob a denominação de ''heróis''.
O secretário de turismo, Ademar Schneider destacou a visita dos argelinos de forma positiva. “Apesar de terem cultura e tradições muito diferentes da nossa, desde a chegada a empatia foi recíproca. Acompanhei de perto todas as atividades do grupo e sua passagem por aqui foi ótima", menciona Schneider. "Tenho certeza que estreitamos laços e que eles voltarão em breve, com as famílias e amigos. É um povo muito amável e fácil de conviver e se comunicar. Realmente, foi um prazer recebê-los aqui", destaca.
Para eles, o Brasil deu sorte. Como recompensa, agitaram as coisas por aqui. Nas ruas, misturavam-se aos brasileiros, vestidos nas cores verde e amarela ou com bandeirinhas do país do futebol. Uniram-se a nossa torcida para assistir aos jogos nos bares e restaurantes da cidade, trocaram camisetas, torceram junto e até ensinaram alguns gritos de guerra da torcida: “One, two, three, viva l’Algérie!”.
A torcida agora continua. Eles querem ver o Brasil hexacampeão. Na cidade, o que se espera é seu breve retorno, com a mesma alegria, simpatia e descontração que marcou sua estada por aqui. "Podemos afirmar que eles entraram no clima e por alguns dias puderam sentir-se cidadãos do Brasil. Au revoir Algérie!! Bon voyage", finaliza o secretário de Turismo.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Nathalia Piloni Donin
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br