- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Termina a segunda fase do projeto de divulgação Workshop Trade SC
22.09.2013 às 10:27h
Mais uma etapa cumprida e a sensação de que a divulgação organizada e coletiva de destinos, atrativos e serviços turísticos podem trazer competitividade entre a região de Balneário Camboriú e os grandes centros de turismo do mundo. Essa é a conclusão dos profissionais do trade que integram o grupo de trabalho Workshop Trade SC (WST SC), após fechamento da segunda fase dos objetivos de 2013, nas cidades de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), nesta sexta e sábado (20 e 21), após uma semana de participações da FIT - Feira Internacional de Turismo da Argentina, onde passaram mais de cem mil visitantes, e VTN-Encontur - Feira Internacional de Viagens, Turismo e Nações do Uruguai.
As prefeituras de Balneário Camboriú, de Brusque - com o Convention da cidade -, de Bombinhas - por meio da Secretaria de Turismo e do Núcleo de Hospedagem da Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB, de Blumenau, ainda com atratativos importantes como Beto Carrero World e Parque Unipraias, da hotelaria e demais parceiros, realizaram contatos com importantes segmentos do turismo, para garantir uma grande temporada 2013/2014. O último contato dessa fase foi em Montevidéu, onde profissionais do trade e empresas emissivas de turistas para Santa Catarina, demonstraram que Balneário Camboriú e região estão na preferência de seus clientes.
Avaliação profissional dos parceiros
Para o diretor de Marketing da Santur, Haroldo Silva, que acompanha a comitiva pelo Mercosul e outros países da América do Sul, o projeto está em grande fase de crescimento e forte organização. "O WST é um exemplo para Santa Catarina de um trabalho digno de elogios. Estou representando a Santur e os técnicos que já conhecem esse caminho há anos, mas com meu olhar novo, posso dizer que estamos com crescimento muito forte, em consequência desta organização", analisa.
Para Haroldo, falar do Estado sem falar do Vale Europeu, da Costa Verde e Mar e de Florianópolis, é como não tratar de turismo. "No sul catarinense não há uma organização. Há atrativos, mas não se trabalha isso, por isso, os turistas vêm para o litoral centro-norte. E porque? porque aqui se trabalha o turismo o ano inteiro, de forma exausta e profissional. A avaliação que se tem é que se deve trabalhar o turismo de forma direta, como o WST vem fazendo".
Ele lembra que turismo é um mercado altamente competitivo, e se não houver planejamento, outros destinos organizados passam a frente. "Não vi em outro lugar uma união tão forte entre operadores, hoteleiros, prefeituras como neste projeto. Todos juntos pelo turismo regionalizado. O turista não viaja para ficar no hotel e ver televisão. Ele quer ver novidade e precisa ter essas informações. E as outras feiras que fiz antes de estar na Santur, o WST SC estava lá, por isso a Santur tem incentivado o projeto. O Valdir Walendowski (presidente da Santur) tem um carinho especial pela região de Balneário Camboriú e é um embaixador do turismo, por tudo isso, a Santur investe no WST. Eu vejo o trabalho árduo desses técnicos, e dou nota máxima à iniciativa", complementa.
O diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e Vila Germânica de Blumenau, Elson Ferreira, conclui que a etapa da Argentina e Uruguai foi surpreendente. "No Uruguai foi a primeira vez que estivemos e nossa expectativa de resultado é muito grande. Conversamos com alguns profissionais e notamos que muitos só conhecem os destinos de praia, e não tem informações sobre o interior do Estado. Blumenau tem proximidade com Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Brusque, Florianópolis. Por isso, no próximo ano estaremos novamente, com certeza, juntos no projeto WST SC", destaca.
Blumenau estará envolvida no próximo mês com a Oktoberfest, por isso, ficará ausente da próxima etapa, mas qualifica as realizadas como "muito produtivas" para o turismo de Blumenau. "Nossa cidade tinha que sair um pouco, partir para o Mercosul, e o WST foi uma grande oportunidade, que pretendemos continuar aproveitando".
Foram excelentes os contatos realizados pela cidade de Brusque, na análise do gestor do Convention Bureau de Brusque, Jorge Ramos, que trabalha em parceria com a prefeitura. "Participamos de todas as etapas até o momento, e está bastante interessante. Na verdade, foram excelentes os contatos feitos".
Ramos sabe que ainda faltam mais duas etapas, as quais Brusque pretende marcar presença em 2013. "Pelos resultados apresentados, provavelmente no ano que vem estaremos novamente na agenda, mas depende de verbas do município. Acredito que a prefeitura deverá firmar a parceria em 2014, pois a administração entende que deverá aplicar mais em turismo e divulgar suas potencialidades", assinala.
Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, o trabalho tem se mostrado altamente positivo, pelos canais de comunicação firmados nos eventos com autoridades do turismo, e a aproximação com o trade que vende Balneário Camboriú e região. "Estamos nos preparando cada vez mais para qualificar melhor o nosso setor. Nossa cidade está qualificada e preparada, mas não podemos parar. Isso tudo é resultado de um trabalho único, no qual batemos em todas as portas para divulgar nosso turismo", pontua.
Schneider lembra a importância do contato com o público direto. "Fomentamos ainda mais os destinos e fortalecemos esse vínculo com o consumidor. Criamos essa expectativa única. Os profissionais e as autoridades dos países emissores de turistas para a nossa região já entenderam que estamos preparados, apesar dos obstáculos, como o cambial. Essas barreiras e a nossa transposição à elas, os fizeram entender que já estamos prontos e unidos por um laço institucional muito forte", qualifica.
A união dos profissionais do trade local e regional no projeto WST SC é, para Schneider, uma situação única e expectacular, na qual o incentivo vem principalmente da iniciativa pública. "Criamos essa condição e um entendimento de que somos referência de trabalho, e estamos em um momento fantástico, no qual buscamos os efeitos positivos, ou seja, trazer para todos uma excelente temporada".
O secretário destaca diálogos firmados com empresas ícones do turismo para o litoral catarinense, como a Rutatur, a Flechabus, e cita o convite do Chile, ao prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias - Piriquito -, para fazer a abertura da temporada de verão do Brasil naquele país, como uma situação inédita e imperdível.
"Estamos batendo de frente com grandes destinos, que hoje criaram pacotes inimagináveis, com valores abaixo de mercado, e estamos trabalhando sem nos abaixar, de forma competitiva. Esse convite do Chile veio a firmar esse reconhecimento da América do Sul ao trabalho realizado por Balneário Camboriú e seus parceiros", finaliza Schneider, que chega ao Brasil com o grupo de trabalho neste fim de semana.
Parceiros
Participam ainda do Workshop Trade SC 2013: Vip Mar Turismo, Estalagem Dom Pablo, Pousada Vila do Farol, Cristo Luz, Hotel Bella Camboriú, Hotel Blumenau, Centromar Hotel, Hotel D´Sintra, Hotel Geranium, Hotel Gracher Praia, Hamburgo Palace Hotel, HM Plaza Hotel, Hotel Ilha da Madeira, Hotel Itália, Hotel Marimar, Hotel Mercure, Parnaso Hotel, Hotel Pires, Hotel Plaza Camboriú, Hotel Praia Camboriú, Hotel Praiamar, Hotel Rieger, Sanfelice Hotel, San Marino Cassino Hotel, Hotel Suiça Faber, Hotel Vieira´s, Infinity Blue, Tudo Bem Eventos, Plaza Itapema, Imperador Turismo Hotel, Camboriú Estudantil e Restaurante Dom Alberto.
Próximas etapas de trabalho:
3ª ETAPA: WORKSHOP TRADE 2013
1ª Ação - POSADAS – ARGENTINA
01/10/13
Evento: Venha tomar um café da manhã em Santa Catarina
2ª Ação - RESISTÊNCIA / CHACO / CORRIENTES - ARGENTINA
03/10/13
Evento: Venha tomar um café da manhã em Santa Catarina
3ª Ação - ASSUNCION - PARAGUAI
04 a 06/10/13
Evento: Feira de Turismo FITPAR 2013
4ª ETAPA: WORKSHOP TRADE 2013
Ação - SANTA CRUZ DE LA SIERRA – BOLÍVIA
06/11/13
Evento: Venha tomar um café da manhã em Santa Catarina
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Workshop Trade SC
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria |