- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Terceira Cãominhada de Balneário Camboriú conscientiza a limpeza de calçadas
A Praça Almirante Tamandaré, no centro da cidade, reuniu um grupo diferente na tarde deste sábado (20), atraindo olhares de moradores e turistas. Cães de vários tamanhos, idades e raças, acompanhados de seus donos, se preparavam para o desfile de conscientização promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Viva Bicho e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur).
A campanha deste ano destacou “Quem ama, limpa!”, que visa fazer com que donos de animais de estimação usem sacolas plásticas para recolher as fezes, principalmente de cães, preservando a limpeza dos passeios públicos.
Vida, Phoebe, Lécy, Sháira, Lesie, Brad, Buda, Lola, Duncan, Graxa, Zeus, Max, Dára, Laila, Fred, Monique, Déka, Tróia, Scoot, Flock, Meg e Dara Maria foram algumas das estrelas da manifestação, que fez um circuito rápido, ao sair da Praça Almirante Tamandaré, passando pelas Avenidas Alvin Bauer, Brasil, Rua 1400, retornando pela Avenida Atlântica à praça, onde o Frei Ladi Antoniazzi abençoou os animais: “Vamos invocar a benção sobre esses cachorros, essas criaturas que todos entendemos, revela o poder criador de Deus.”
Durante o percurso, a vice-presidente da ‘Viva Bicho’, Heloísa Knabben alertava pelo carro de som: “Ao passear com seu cão não se esqueça de levar uma sacolinha para juntar a sujeira que ele fizer. Ajude a deixar nossa cidade limpa.”
Na Cãominhada, acompanhada por aproximadamente 200 pessoas, as histórias de cães e seus donos eram as mais variadas. Elaine Paloschi levou Max e Dára, esta última, adotada depois de ter sido abandonada na rua. Vanessa Magni estava com Fininho, mas tinha outros oito cães em casa, todos castrados pela ‘Viva Bicho’.
Cley Angeli de Souza, consultor da ONG, passava informações sobre chipagem de animais, onde microchip, com o tamanho de um grão de arroz é injetado sob a pele do cão ou do gato com uma seringa e uma agulha. Nele está um número, que pode ser lido por aparelhos scanners e o proprietário pode ter acesso ao pedigree e a todas as informações a respeito do bicho de estimação, como, por exemplo, endereço e histórico médico. “Você tem uma identificação de seu animal. É um identificador único. Há relatos de cachorros que são encontrados a quilômetros de sua casa, depois de desaparecidos, a partir da chipagem.”
A presidente da ‘Viva Bicho’, Maria Rejane Medaglia adiantou que em
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais, a população brasileira de cães e gatos é a segunda maior do mundo, com 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos. Só perde para os EUA. Quanto a amizade entre cão e homem existem referências de 12.000 anos.
Fundada em
Texto e foto: Wagner Heinzen (estagiário)
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômioco de Balneário Camboriú
Fone: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br