- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Seminário da Pesca Artesanal Legal terá fórum permanente
Com a preocupação de desenvolver a pesca artesanal de forma legal na região entre Bombinhas e Piçarras, o 1º Seminário da Pesca Artesanal Legal, promovido em Balneário Camboriú na semana que passou, deverá se tornar um evento contínuo e passar pelos nove municípios de abrangência da Gerência Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), de Itajaí. O encontro reuniu lideranças do setor, entre representantes de sindicatos, de colônias de pescadores, autoridades e imprensa, no Centro Comunitário do Bairro da Barra, e contou com a presença do secretário de Turismo municipal, Ademar Schneider, que representou o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito.
Segundo explica o gerente regional da Epagri, Jorge Luiz Malburg, a preocupação da empresa é recorrente. "Principalmente, pela burocracia na tramitação do processo da pesca, desde a captação até a venda do produto", disse. "Necessitamos que o setor evolua e avance na legalidade e legislação. Somente dessa forma, os pescadores artesanais terão acesso às políticas públicas", complementou lembrando a missão da empresa em relação à pesca, que é a de promover o seu desenvolvimento social, econômico e tecnológico.
Na região de Bombinhas a Piçarras, cerca de 1.500 famílias são beneficiadas com a pesca artesanal. Segundo Malburg, o número é tão grande, quanto o relacionado à produção rural. "Como o produto agrícola, é importante que o produtor identifique o mercado e mostre a sua produção. Isso faz diferença na hora de obter créditos financeiros".
O organizador do encontro, o extensionista da Epagri Jorge Luiz Tagliari, há um "desencontro total de informações sobre a pesca e estatísticas pesqueiras no país". Para ele, o desafio é buscar indicadores concretos e reais sobre a pesca, para facilitar a chegada das políticas públicas aos produtores artesanais do pescado. "Por exemplo, como identificar as espécies, como fazer a gestão contábil da pesca e até como fazer os benefícios do Ministério da Pesca chegarem na ponta, no pescador", declarou. "Por isso, temos que fazer esse seminário acontecer mais vezes e em toda a região, para avançarmos nos assuntos da pesca. Temos uma lista de assuntos relacionados para debater nesses encontros", destaca.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, que falou também pelo secretário de Inclusão Social, Luiz Maraschin, agradeceu a escolha da cidade para a realização do primeiro evento pelo crescimento da pesca artesanal na região. "É também nossa preocupação em manter a cultura da pesca artesanal. O prefeito Edson Piriquito criou um espaço entre os quiosques da praia, onde o pescador artesanal irá comercializar os seus produtos. A construção da Passarela da Barra também deverá auxiliar o desenvolvimento do setor, pois com ela, irá vir o Mercado Público, o Mercado do Peixe e Carreira do Pescador, obras que serão construídas em terrenos próximos à Praça do Pescador, para reforçar essa identidade local e cultural", alinhavou.
Schneider ainda lembrou da participação da Prefeitura no projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), que a Epagri realiza junto a produtores, artesãos, biólogos, e pequenos empresários da região, e que trará uma identidade aos produtos e serviços através de um roteiro cultural, gastronômico e turístico no litoral centro-norte de Santa Catarina. "Esse trabalho está sendo realizado com muita determinação para manter e valorizar as tradições culturais de maneira sustentável. Queremos fazer parte desse processo", finaliza.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
Baixe as fotos no link:
http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/arquivos_down/imprensa/EQ5PR6TP.zip