- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur reforça divulgação e parcerias em 2015
O calendário de eventos externos da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), com o planejamento das divulgações do município em cidades do Brasil e do exterior, além do novo Projeto Europa, foi apresentado às autoridades, entidades e ao trade do turismo na sexta-feira (23). A agenda, na qual podem participar empresas ligadas ao turismo, revela que a Sectur está potencializando o marketing em emissores diferenciados, como é o caso de Portugal e Colômbia. Os primeiros compromissos de divulgação do destino e das empresas parceiras no exterior serão na Bolsa de Turismo de Lisboa (25/02 a 01/03), na qual a secretaria estreia com estande próprio depois de duas outras participações em conjunto com a mais antiga empresa de turismo e líder do mercado de Portugal, a Viagens Abreu, e também em Bogotá, na Colômbia (25 a 27/02), durante a vitrine turística da Associação Colombiana de Agências de Viagens (Anato).
Neste ano, Balneário Camboriú mostrará seus diferenciais turísticos em 85 eventos, dos quais 40 em estande próprio, 20 em parceria com o órgão oficial de turismo de Santa Catarina (Santur), outros 14 em conjunto com o Beto Carrero World, dez com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e também o grande evento na Colômbia no próximo mês, junto ao estande da Embratur, entidade oficial do turismo brasileiro. Com a Embratur, a agenda poderá ainda ser ampliada.
A participação de forma mais enfática em feiras, exposições e eventos de turismo e de alto volume de mercado, como as náuticas e agropecuárias, foi uma solicitação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, para trazer o turista que permanece e gasta mais nos destinos para os quais viaja. Segundo explica o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a divulgação de Balneário Camboriú não pode parar, pois o município ainda passa por demandas sazonais. "Em muitos quesitos, somos referência turística. Necessitamos mostrar nossos diferenciais e também trazer para a cidade o turismo de eventos, pois a Prefeitura assumiu parcialmente a construção do tão esperado Centro de Eventos e em breve teremos esse reforço para o turismo de baixa estação", detalha.
Em Portugal, Balneário Camboriú estará em estande de 18 metros quadrados, decorados com imagens e material gráfico, além dos profissionais da Sectur que estarão se comunicando com os clientes e visitantes da BTL. Os parceiros que desejarem poderão apresentar seu material neste espaço, assim como em outros eventos onde a Secretaria estará em estande próprio. Junto com a coordenação do Fórum de Turismo de Negócios (FTN) de Florianópolis, Balneário Camboriú promoverá na Europa uma mesa de trabalho, na qual hoteleiros e empresários que puderem viajar com a equipe terão oportunidade de conversar com seus clientes. "Nossa intenção é abrir os mercados da Alemanha, da Espanha, assim como já estamos nos consolidando em Portugal e na América do Sul", analisa Schneider. "Em Portugal abrimos várias oportunidades de divulgação. O calendário de eventos externos da Sectur, bem como o Projeto Europa, ainda serão expostos à imprensa e convidados em evento próximo", complementa.
Para a presidente do Conselho Municipal de Turismo e vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Sindisol, Dirce Fistarol,a Sectur está trabalhando de forma inédita. "O trabalho coordenado pela Sectur tem unido empresários do trade, que antes se denominavam concorrentes e hoje são parceiros nas divulgações externas. Em Lisboa, nossa expectativa é grande, pois os portugueses sabem do potencial turístico do Sul do Brasil e que nossa região se identifica muito com a Europa", complementa, tranquilizando que o trade não pretende desprezar o serviço no Mercosul, e que 2014 foi muito proveitoso junto ao Workshop Trade SC. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Probst, que teve oportunidade de trabalhar junto no Mercosul, parabenizou os serviços realizados. Também foi destacada a importância dos equipamentos turísticos privados como o Cristo Luz, Parque Unipraias, Barco Pirata, Beto Carrero World entre outros.
Importância do turismo
O prefeito Edson Piriquito, que encerrou o encontro com suas palavras ao trade, especificou a importância do setor turístico para Balneário Camboriú. "A base da matriz econômica da nossa cidade é o comércio e a prestação de serviços, e o turismo fomenta exatamente essa área. Por isso é importante investir no turismo e em projetos como estes, que atraem o turista e, consequentemente, geram renda para o nosso trabalhador e o nosso empresário", afirma o prefeito.
Em relação à participação do trade nos eventos promocionais da Sectur, Piriquito convidou os profissionais para comporem o trabalho no exterior. O prefeito informou, ainda, de investimentos para a construção de um píer turístico para o turismo de cruzeiros e que a cidade reforçará o turismo náutico nos próximos dois anos.
O prefeito ainda ressaltou os investimentos na ampliação da Guarda Municipal Armada e na capacitação dos agentes de segurança para atender turistas. Para ele, não há como divulgar o turismo, sem falar no atendimento da segurança e também em toda a infraestrutura que a cidade ofereceu nos últimos anos para melhorar a qualidade de vida dos moradores e a estadia dos turistas.
Centro de Eventos
No encontro, o prefeito recapitulou a tramitação exaustiva para o lançamento do edital de construção do Centro de Eventos pelo Governo Estadual, bem como relembrou como foi chegar a essa etapa através de projetos, a conquista da verba federal pelo PAC Turismo, e demais fases burocráticas, que até o momento não haviam rendido o início das obras em Balneário Camboriú. Com a falta da informação e notícias de que o edital ainda demoraria pelo menos 90 dias, Piriquito informou ao trade que decidiu construir a primeira fase do projeto, até então em mãos do Estado, após conversa com o governador Raimundo Colombo e com seu vice, Eduardo Pinho Moreira, na semana passada.
"Conseguimos que o governador repassasse o terreno para a Secretaria de Turismo de Santa Catarina e agora estamos requisitando um novo repasse do local ao município. Agora, enquanto estivermos construindo a primeira fase do projeto, daremos tempo ao Governo do Estado para trabalhar pela segunda fase", explicou. O prefeito acalmou os empresários do turismo explicando que já tem o caminho para obter a verba necessária à primeira etapa e garantiu que a obra irá iniciar até o segundo semestre de 2015.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc