- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur planeja turismo para os próximos dez anos
A construção de um Plano Municipal de Turismo para Balneário Camboriú, constante do planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico local, começa a se tornar realidade. Na semana passada, o secretário de Turismo, Ademar Schneider, recebeu em seu gabinete a representante regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Florianópolis, que apresentou o método oferecido pelo órgão para construir o PMT do destino indutor.
Segundo explica Ademar, o objetivo é fazer com que a cidade conheça a fundo sua estrutura, bem como a evolução que pode ser gerada através de um planejamento estratégico. “É um plano que tem vida útil de no mínimo 10 anos, e com ele poderemos entender tecnicamente nossos potenciais e fraquezas. Pretendemos somar a essas informações, o trabalho já realizado até o momento. Nosso desejo é fazer com que os empresários e profissionais participem mais ativamente dessa evolução que pretendemos alcançar”, atribui Schneider.
A visita do Senac aconteceu em boa hora, através da profissional Flávia Di Domenico. Isso porque a Secretaria considera que esse é o momento ideal para a construção do processo de crescimento. “O Senac, além de ter conhecimento de causa, é um parceiro muito forte de municípios que buscam essa graduação”, qualifica o secretário.
Flávia explicou que o Senac sempre está atento às necessidades das prefeituras, e como oferece um planejamento nominado de Programa Conexão Educacional – no qual ações são realizadas sob forma de programas e projetos que atendem às demandas do turismo, educação, cultura, saúde e meio ambiente – procurou encaixar o projeto à demanda de Balneário Camboriú.
“Esse programa vem atendendo municípios catarinenses com suas ações. No turismo, especificamente, inicia com o Plano Municipal de Turismo, com uma construção coletiva que propõe estabelecer propostas de acordo com as necessidades e pontualidades de cada município atendido”, esclarece Flávia.
PMT coletivo
O objetivo do plano é definir e orientar ações para o turismo local, através de objetivos e metas a curto, médio e longo prazos, articuladas com planos e políticas nas esferas federal e estadual, que levem em conta as peculiaridades, vocações e anseios, tanto do presente, quanto do futuro do município e também da sociedade.
Por isso, o planejamento é feito de forma coletiva, com o auxilio de entidades municipais, sendo que o Senac se coloca como motivador do trabalho. A assessoria técnica proposta por Flávia seria realizada em todas as fases da construção do projeto, que recomenda prazo de conclusão de seis a oito meses, e que agiria no município por dez anos
Na próxima semana, uma nova reunião entre Sectur e Senac dará andamento às conversações sobre a construção do PMT. “Queremos apresentar o início do processo até o aniversário da cidade”, analisa Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Fotos e texto: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br