- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur participa de reunião com Ministro do Turismo
O turismo, em especial no Estado de Santa Catarina, deve receber maior atenção do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur). O novo ministro Henrique Eduardo Lyra Alves esteve em Florianópolis na tarde de segunda-feira (15) e durante reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) na qual participaram prefeitos, parlamentares, secretários de turismo, representantes de entidades e imprensa, garantiu que irá trabalhar para que o turismo ocupe um espaço maior na agenda econômica do Brasil.
O evento, que contou com a participação de Balneário Camboriú por meio do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Ademar Schneider, revelou um ministério preocupado com o desenvolvimento do país através do turismo. Henrique Alves, que foi parlamentar por 44 anos e cumpriu 11 mandatos consecutivos, inclusive presidente da Câmara dos Deputados, explicou que só conheceu melhor o turismo quando ingressou no MTur.
"Me preocupa saber que em 2014 tivemos no país apenas 6 milhões de turistas e uma receita de aproximadamente 7 bilhões de dólares, com todo o potencial turístico que temos. A Croácia, com 3 milhões de habitantes (1,5% da população brasileira), recebeu no ano passado 11 milhões de turistas. O México teve 30 milhões, que rendeu àquele país 16 bilhões de dólares em receita. Desse valor, 11 bilhões foram gerados por Cancún, que tem apenas 15 quilômetros de praia. Com toda a nossa potencialidade no turismo eu acredito que, ou tem alguma coisa muito errada aqui, ou certa demais lá", analisou citando a dificuldade que o Brasil tem em desenvolver o turismo.
Henrique Alves lembrou que o setor pode modificar a economia do Brasil, pois gera rápido desenvolvimento, com ampliação de empregos e de renda, mas que o turismo tem grandes obstáculos a transpor, como oferecer maior segurança aos turistas e também qualificação profissional, por exemplo, com incentivo ao segundo idioma a quem trabalha na área do turismo. O ministro ainda lembrou da importância das parcerias público-privadas (PPPs), que estão movimentando 70% das obras para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. "Esse é o modelo de desenvolvimento que queremos ao turismo, com o envolvimento dos empresários e auxílio político", especificou. "É hora de dar ao turismo o potencial que ele deve ter", complementou o ministro.
O turismo representa 12,5% do Produto Interno Bruto em Santa Catarina. Lyra Alves criticou também os obstáculos enfrentados em nosso estado, como a falta de um píer de cruzeiros em Florianópolis, a ausência do alfandegamento do píer turístico de Porto Belo e, como em todo o país, a carência de se ter áreas diferenciadas para o turismo, para que o turista tenha "animação econômica", e não apenas ficar no circuito hotel-praia-hotel, no caso do litoral. "Turismo não é só férias, festa, oba-oba. Turismo é mais do que isso, é emprego, é renda, é o dia a dia mais bonito, mais emocionante, mais família", pontuou.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Schneider, assistiu atentamente à reunião e concluiu ter sido altamente positivo o encontro com o ministro, com presença do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Ele aproveitou para convidar ministro e presidente para visitarem a cidade. Ele agradeceu pelo apoio nas questões relacionadas ao Centro de Eventos municipal.
"Acreditamos que Balneário Camboriú está no caminho certo, de acordo com os posicionamentos do ministro. Trabalhamos intensamente para capacitar nosso turismo, para criar opções aos turistas, para atrair visitantes que permaneçam mais tempo na cidade, enfim, e estamos também criando políticas fortes para o turismo". Ademar lembrou que o município tem uma das melhores marinas e uma das maiores redes hoteleiras do sul do País; pretende ter sua marina pública e ainda trabalha a ideia de um píer de cruzeiros na Barra Sul, assim como luta para que seu grande Centro de Eventos saia do papel.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br