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Sectur participa de encontros nas embaixadas
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) participa, a partir do mês de agosto, de encontros comerciais propostos pelas Embaixadas do Brasil em países da América do Sul. Apesar de já estar na agenda da Sectur pela oferta do Governo Federal, o convite foi reforçado em reunião na manhã de terça-feira (28), através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (Sol) e da Santur, órgão oficial de turismo do Estado, que o estendeu ao trade de Balneário Camboriú e região. O primeiro evento de negócios no exterior será no dia 18, às 8h, na Embaixada do Brasil no Paraguai, e logo depois, dia 20, às 10h30min, em Lima, no Peru. O evento contará com grupos de todo o Brasil, que oferecerão benefícios turísticos a negociadores estrangeiros.
Segundo explicou o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, que coordenou a reunião em Balneário Camboriú, a ideia é realizar um trabalho conjunto com o trade, com ações comerciais na América do Sul e o apoio institucional de prefeituras, secretarias de turismo, conventions bureau e empresários parceiros. "Queremos evoluir, pois sabemos que sozinhos não vamos a lugar algum. Temos que realizar nossas negociações em turismo em forma de bloco e mostrar ao Governo Federal que estaremos fortes nesse propósito", analisou Walendowsky.
Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru são mercados prioritários para a Embratur, que solicitou o espaço às Embaixadas para as rodadas de negócios. Na realidade, as Embaixadas se adiantaram e propuseram o trabalho junto aos comitês internacionais em prol do turismo no Brasil, conhecidos como comitês Visite Brasil ou Descubra Brasil. Esses comitês são resultado da cooperação entre companhias aéreas, operadores de viagens, os ministérios brasileiros do Turismo e de Relações Exteriores e outros, com o objetivo de promover o turismo na América do Sul, principalmente com especial interesse no Brasil, assim como aumentar as informações entre os países sul-americanos.
Para se ter uma ideia da importância dessa união entre parceiros do trade de todo o país, o orçamento já reduzido ao setor de Turismo nacional teve em 2015 um corte de 73% junto ao Ministério do Turismo. Por meio dessas parcerias com as embaixadas, a divulgação no exterior poderá ter custos minimizados e ações de mídias consideradas eficazes e necessárias para a próxima temporada."Temos que aproveitar essa oportunidade que recebemos e fechar negócios o mais rápido possível, ainda para o verão que se aproxima", coloca o presidente da Santur.
A presidente do Conselho Municipal do Turismo de Balneário Camboriú e vice-presidente do Sindicato dos Hotéis - Sindisol, Dirce Fistarol, agradeceu o convite de participação às rodadas de negócios, e concordou que essa é a melhor época para o trabalho regional em prol do turismo. Já o diretor geral do Beto Carrero World, Jorge Santos, lembrou da necessidade de o grupo ir fortalecido, com propostas sólidas e coletivas. "Estamos sem dinheiro, mas com boas intenções", analisou.
Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, a proposta do Governo Federal junto às Embaixadas e Comitês no exterior é louvável, mas é uma ação pequena, em relação aos resultados obtidos com o trabalho pelo Workshop Trade SC, e que este ano por não haver uma entidade administradora, acabou não acontecendo. "Lamento que não estejamos discutindo a realização do Workshop Trade, pois a nossa ação conjunta, de divulgação da região em eventos pontuais e com promoção de eventos temáticos no exterior, nos davam muito resultado. Queremos retomar o Workshop Trade, mas não vamos ficar de fora desse projeto, pois aproveitaremos todas as oportunidades", colocou Ademar.
Ele adiantou que a Sectur já havia fechado participação nas Embaixadas, assim como confirmou a participação na Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires (FIT) e analisa um plano de marketing para a Capital argentina. Também informou de outros eventos nos quais Balneário Camboriú já tem participação garantida, como a AVIRRP - Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto, e na BNT - Bolsa de Negócios Turísticos do Chile e do Peru. "Teremos mais umas 20 ações até o final do ano, e nas quais contratamos estande próprio, convidamos o trade para estar junto e fortalecer a divulgação do nosso litoral", complementou o secretário.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
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