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Sectur participa da divulgação de pesquisa de demanda turística
30/06 - 18h30
Uma importante ferramenta de trabalho está sendo disponibilizada, a partir desta quinta-feira (30), para os 11 municípios que integram o Consórcio da Costa Verde e Mar(Citmar), entidade ligada à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde e Mar 2011 será um instrumento que poderá ser usado pelas secretarias municipais de turismo e setores interessados na coleta de dados, que foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, entre os dias 4 de janeiro de 11 de março deste ano.
Foram entrevistadas 2.578 turistas, em vários locais, vias públicas, praia, pontos turísticos entre outros, com margem de erro de 1,87% aproximadamente. Entre os questionamentos realizados, foi analisado o perfil do turista da região, que indicou 61,68% de visitantes “padrão”, ou seja, que vem com grupo de familiares, amigos ou individual, que pernoitam na cidade, e ficam pelo menos 24 horas no destino.
Dos entrevistados, 79,91% são brasileiros, 15,90% argentinos e 2,33% paraguaios. Do total, ainda se descobriu que 35,18% tem nível superior completo e outros 29,51% já concluíram o segundo grau, o que revelou o provável bom nível de conhecimento dos turistas. Seu principal meio de chegada é o automóvel (70,95%), sendo que 12,23% apontaram ônibus de turismo, 9,85% ônibus de linha e 4,87% avião (destes, 0,92% em voos fretados).
As cidades que mais motivaram os visitantes foram Balneário Camboriú (45,14%); Bombinhas (10,67%);Itapema (10,30%); Balneário Piçarras (8,47%) e Navegantes (7,10%). Já em relação aos meios de hospedagem, a maioria apontou aluguel de casas, apartamentos ou residências de amigos (26,84%); casa própria (21,57%) e hotel (21,45%). Também a maioria (92,5%) afirmou que o motivo da viagem foi realizar turismo ou passear a lazer; 2,81% negócios; 2,36% visita a famíliares e amigos. Outro dado revelado, foi o período de permanência no destino, que mostrou que 66,64% ficam até 10 dias na região, sendo que destes, 22,30% , de sete a oito dias e 16,95% de nove a dez dias.
Os principais atrativos são a praia/mar (43,96%), bondinhos aéreos (5,58%), Beto Carrero World (4,04%) e o Cristo Luz e Madre Paulina, além de outros religiosos (2,91%). A intenção de retorno é de 97,75%, sendo que 80,68% aprovaram a escolha do destino e 1,90% não gostaram da visita. Os setores de segurança, alimentação e limpeza pública estiveram na aprovação, respectivamente, para 76,07%; 84,37% e 79,01%.
Vários outros dados foram obtidos com a pesquisa, que será fonte para os municípios durante dois anos, até a contratação do próximo trabalho.
Turismo de Eventos
Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, é necessário aumentar a demanda de turistas que veem à região pelo transporte aéreo. “O turismo de eventos e negócios se faz importante, para que possamos ter um percentual maior desse visitante”. A colocação foi compartilhada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL da cidade, Altamir Teixeira.
“A hotelaria permanece ociosa fora da temporada, pois nos falta o turismo de negócios”. Teixeira aproveitou o encontro para solicitar adesão das autoridades de turismo presentes, em prol da campanha pela construção do centro de eventos de Balneário Camboriú. No próximo mês, o trade deve se reunir em audiência com o governador Raimundo Colombo, para pressionar o andamento do projeto.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm
Fone: (47) 3367-8122
E-mail: imprensa@secturbc.com.br
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