- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Sectur apresenta ações para 2016
Ao menos 55 eventos no Brasil e exterior, este ano, contarão com a divulgação turística oficial de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Sectur. Na agenda dos eventos que contarão com Balneário Camboriú estarão a FIEXPO Latin América 2016, em Lima no Peru, em junho, a a ABAV em São Paulo, em setembro, e, entre outras dezenas de participações, a FIT Buenos Aires, em outubro.
O plano de divulgação da cidade pela Prefeitura em 2016 foi apresentado na última semana, para hoteleiros, imprensa, entidades de classe, proprietários de complexos turísticos, donos de empresas de turismo e muitos convidados, que puderam conhecer o trabalho que a Sectur vem realizando, e as ações para este ano, nas quais poderá contar com a participação do empresariado local.
O evento foi realizado pelo secretário de Turismo, Ademar Schneider, que expôs o planejamento estratégico, para alcançar turistas em potencial e motivar operadores e agências a vender o destino Balneário Camboriú. O encontro, que aconteceu no Teatro Municipal Bruno Nitz e contou com a participação de autoridades e interessados em compor o projeto municipal, mostrou ainda os resultados dos últimos anos em promoção turística externa e de eventos no município. Um dos detalhes apresentados por Schneider, e que chamou a atenção, foi o montante de eventos investidos nacional e internacionalmente entre os anos de 2009 e 2015. Nesse período, a Sectur esteve em 345 eventos e desde, 123 contaram com estandes próprios da Secretaria. Como um dos resultados desta divulgação intensa, Balneário Camboriú teve um aumento de 71% no fluxo turístico, comparando-se os anos de 2006 a 2015.
Outro ponto positivo apresentado foram os eventos criados pela Sectur, e que hoje compõem o calendário oficial da cidade, como o Brilhos de Natal, o BC Criança, o Coelhinho na Praia, e também os que tiveram modificações, que hoje incrementam o turismo na cidade como o Réveillon Show e o Carnaval de Balneário Camboriú. Também aqueles que auxiliam a tornar a cidade melhor para todos, como a Caominhada, a Caminhada da Paz, entre vários outros que são apoiados pela Sectur. O destaque foi a construção do Centro de Eventos, que ganhou força com a intervenção importante da Prefeitura, pelo prefeito Edson Piriquito, secretário de Planejamento Fábio Flor, e pela Sectur com Schneider, e que hoje já se tornou realidade e está em obras junto ao complexo Zoo Cyro Gevaerd.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Dirce Fistarol, também presente ao evento, "Balneário Camboriú já está se preparando para a próxima temporada, visto que todas as ações para 2016 já estão prontas estão sendo executadas e assimiladas pelo trade, que está muito unido. Aliás, é um dos mais unidos e organizados de Santa Catarina. Por isso, o grande sucesso da nossa temporada, tanto da parte do trade, que engloba hotelaria, gastronomia e serviços, como dos órgãos de abastecimento e segurança.
Promoção turística potencializada
Parceiros de vários segmentos ligados diretamente ao turismo de Balneário Camboriú e de cidades da região estão colocando em prática projeto de divulgação turística, que deve abranger seis países da América do Sul. Com início previsto para 17 de maio, com a recepção de jornalistas sul-americanos e em seguida, alguns dias depois, inicia a promoção externa em Lima, no Peru.
O Projeto de Divulgação Conjunta de Balneário Camboriú e Região já tem firmada a coordenação pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau - BC Com Vida - e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário e Região - Sindisol. A Prefeitura de Balneário Camboriú estará representada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o prazo para que os profissionais e empresas do turismo façam a adesão ao projeto será em 30 de abril.
"Estaremos levando a marca do turismo de Balneário Camboriú, região e do Estado a seis países da América do Sul. Essa ação coletiva será realizada em 14 cidades, sendo que serão pelo menos 22 ações de marketing em oito ações, como cafés da manhã temáticos para operadores de viagens, imprensa e agências em embaixadas brasileiras no exterior, divulgação em grandes feiras e workshops de turismo entre outros eventos promocionais", explica o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
"Neles serão distribuídos materiais e vídeos institucionais, revistas dos destinos e do projeto e o mais interessante, é que todos os parceiros estarão trabalhando de forma conjunta, com uma grande meta que é o de atrair turistas e investidores para o nosso município", destaca.
De acordo com Margot Rosenbrock Libório, a parceria já assume uma ação coletiva natural. "Essa união do trade, que aqui é muito proativo, é extremamente positiva, já que pode viabilizar algo de maior proporção. Acredito hoje que, cada ator entende a sua posição dentro do turismo, e essa parceria surge como algo natural para a gente”, enfatiza.
Acompanhe as ações agendadas para o projeto:
1ª ETAPA
- Ação 01: FAMPRESS de jornalistas da América do Sul - ação feita em parceria com a Santur e Embratur Data: Provavelmente de 17 a 22/05/2016 Veículos indicados pelos operadores.
2ª ETAPA
— Ação 01: FIEXPO Latin America 2016 – Lima / Perú Data: 30 de maio a 01 de junho
— Ação 02: Fazer evento na Embaixada – café da manhã
3ª ETAPA
— Ação 01: Dia 14/06 – Corrientes: café da manhã ou almoço
— Ação 02: Dia 15/06 – Posadas: café da manhã ou almoço
— Ação 03: Dias 16 e 17/06 – a partir das 14 horas – Festival de Turismo de Foz do Iguaçu
— Ação 04: Dia 17/06 – pela manhã – Café da manhã para agentes e operadores de Ciudad del Este.
4ª ETAPA
— Ação 01: AVIRRP – Ribeirão Preto
— Data: 05 e 06 de agosto
— Stand de Balneário Camboriú com distribuição de material promocional (aberto).
5ª ETAPA
— Ação 01: 23 de agosto – Workshop Audavi – Montevidéu
— Sugestão – conjugado com o Workshop da Audavi efetuar ação promocional – modelo a definir. Ex.: Almoço.
— Ação 02: 25 de agosto – BNT Mercosul – Buenos Aires (na BNT participação institucional da SECTUR e do Convention). Este evento é só uma tarde.
— Sugestão: promover um Café da manhã/ almoço ou happy-hour conjugado com a BNT, porém aí exclusivamente de Balneário Camboriú e região.
6ª ETAPA
— Ação 01: 30 de agosto – BNT Santiago do Chile
— Sugestão – potencializar a divulgação com evento conjugado à BNT Chile, porém exclusivamente de Balneário Camboriú e região. Formato à definir.
— Ação 02: Evento da Embaixada
— Ação 03: 1º Setembro – BNT Peru – Representação Institucional no Evento.
7ª ETAPA
— Ação 01: 01 a 04 de outubro – FIT – Buenos Aires: Noite de Santa Catarina no Madero Tango
— Ação 02: 07 a 09 de outubro – FITPAR - Assunção
— Ação 03: Workshop ACAV de Córdoba – data a confirmar
— Ação 04: Workshop Rosário – data a confirmar
— Ação 05: Workshop Santa Fé – data a confirma
8ª ETAPA
— Ação 01: Sugestão de evento em Mar del Plata ou destino sugerido pelo trade.
— Ação 02: 27 e 28 de outubro – Expo VTN Encotur – Punta del Este
“Obs.: Programação sujeita a alteração”.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Lucas Medina (estagiário)
Assessoria de Comunicação (47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo