- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Secretário de Turismo expõe trabalhos no Comtur
06.10.2013 às 09:57h
A pauta da reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Balneário Camboriú trouxe, nesta semana a exposição das ações da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). O tema solicitado pela entidade para debate foi a construção de Centro de Eventos, mas os esclarecimentos abordaram também outras atividades da Sectur, em 2013.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, iniciou a reunião realizando esclarecimentos sobre os trabalhos completados pelo projeto de divulgação turística da cidade e região, Workshop Trade SC. Ademar citou que o WST tem se tornado referência para outros destinos, que desejam fazer a divulgação turística, também de forma coletiva. A presidente do Comtur, Olga Ferreira, declarou o desejo de o Conselho participar do projeto, mas para isso é necessário transformar o órgão de consultivo para deliberativo, e assim buscar verbas para integrar a lista de parceiros.
Também foi discutido sobre o projeto de monitoramento de ônibus turísticos que a cidade mantém com sucesso, e que a pedido, será levado para apreciação da diretora do Conselho de Turismo de Brasília, que pretende implantar um sistema de eficiência, como o realizado em Balneário Camboriú.
No que diz respeito à qualidade no atendimento, Schneider explica sobre a qualificação que a Sectur estará oferecendo com cursos gratuitos nessa área, e também em conhecimento, manipulação de alimentos, e visitas técnicas nos equipamentos turísticos. "Se houver necessidade das empresas, vamos levar essa qualificação para dentro dos estabelecimentos", informa.
Olga então sugeriu ao secretário, que a Secretaria invista em divulgação em outros países, como vem acontecendo, e abrir novos mercados . "O México, por exemplo, é um potencial consumidor de destinos do Brasil", agrega. Nesse item, Schneider lembrou de suas viagens para a Europa, que envolveu Portugal e Itália. Também disse que estará realizando um projeto aos moldes do WST em parceria com a operadora de viagens Abreu, a mais antiga da Europa. Antes de falar sobre o Centro de Eventos, ainda foram trocadas informações sobre a mobilidade urbana, a estrutura de aeroportos e rodovias.
Centro de Eventos
Schneider tranquilizou os integrantes do Comtur, em relação ao Centro de Eventos, e por determinação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, está acompanhando de perto o andamento do projeto. "Vamos buscar mais informações e auxiliar em todos os sentidos, na resolução dos problemas com relação à obra do complexo de eventos. E isso temos feito com toda a equipe da prefeitura. Tivemos uma nova reunião com o novo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Valdir Walendowski, na qual chegou-se a um consenso, sendo feitas correções e acertos, com base no interesse do trade da cidade e região", esclarece.
O secretário também lembrou da construção das duas pontes que o município conseguiu com o Governo Federal, para fazer as travessias paralelas sobre o Rio Camboriú, e que não beneficiarão apenas a ligação do Centro aos novos pavilhões de exposição, mas, principalmente, para beneficiar as comunidade dos bairros do sul da cidade.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindisol), Alessandro Fondini, complementou os debates sobre o Centro de Eventos, citando que "O importante é que ninguém queria dar o primeiro passo, agora, com esse empenho das administrações, Municipal e Estadual, teremos o nosso centro de convenções", finaliza.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria |