- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú participa do 1º. Seminário de Turism
A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur) esteve presente em Florianópolis nesta quarta-feira (9), no 1º Seminário de Turismo Sustentável e Infância SC, promovido pela secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, em parceria com o Ministério do Turismo.
Os painéis de palestras discutiram a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual infantil nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. A intenção é possibilitar a integração de agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil e alertá-los sobre a importância deste tema.
Entre os presentes estavam, Adelino S. Neto, coordenador geral do programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo (TSI/MTUR), José Natal Pereira, secretário de Estado de Turismo Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joseli Ulhoa Cintra, presidente do Conselho Estadual de Turismo, Leonardo Floriani Thives, presidente do Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescente.
Adelino S. Neto, falou da relevância deste debate, “é inadmissível que o Brasil, um país que caminha para o desenvolvimento e está prestes a se tornar a quinta maior potência do mundo não verifique estas questões sociais. O turismo econômico tem que estar de mãos dadas com estas questões sociais. É dever do estado, da família e da sociedade trabalhar para proteger as crianças e adolescentes.” O coordenador geral TSI-MTUR salientou a importância de investimentos em educação que possibilitariam mudanças na realidade de vida de muitas crianças e adolescentes. “A educação é cara? Então experimenta viver com a ignorância.”
Valdir Walendowsky foi enérgico em suas colocações. “Dentro das nossas promoções este tipo de atividade de exploração sexual de crianças e adolescentes jamais vai acontecer. Em 2001 fomos procurados pelo representante de uma empresa italiana especializada em turismo sexual, e eu deixei bem claro que não estamos nem um pouco interessados neste tipo de atividade e que ele não era bem vindo em nosso estado.” Walendowsky afirmou também que continuará trabalhando para fazer de Santa Catarina o melhor destino turístico do Brasil.
José Natal Pereira ressaltou a importância de Santa Catarina sediar um evento como este, que afirma a preocupação do governo federal. “No Brasil o turismo representa 5% da economia, já
Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, eventos como este são de extrema importância para o estado. “Santa Catarina possui um dos menores índices de exploração sexual de crianças e adolescentes do país. Para que este índice continue baixo, ou melhor, seja zero, é necessário um trabalho conjunto entre país, estado e municípios informando, conscientizando e prevenindo este tipo de prática, que pode ser vista em muitos outros lugares atrelada ao turismo.”
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Nathalia Piloni Donin - jornalista
Colaboração: Wagner Heinzen (estagiário)
Foto: Nathalia Piloni Donin
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br