- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Santur realiza pesquisa turística com apoio da Sectur
Balneário Camboriú é a única cidade do país que realiza pesquisa de demanda turística nos 365 dias do ano. Para reforçar este trabalho feito pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, o órgão oficial de turismo de Santa Catarina (Santur), fará na próxima semana a primeira fase do Estudo de Demanda Turística da alta temporada de 2014. O trabalho é executado em parceria com a Sectur e pretende avaliar a estadia de 630 turistas, entre 13 e 19 de fevereiro. O treinamento dos pesquisadores aconteceu nesta segunda-feira (10), na sede da secretaria municipal.
Segundo o funcionário da área de Planejamento da Santur, Luiz Fernando Comicholi, a pesquisa feita anualmente, pretende conhecer o perfil dos turistas e o como eles avaliaram a infraestrutura encontrada. “Para isso, entrevistamos apenas em saídas da cidade, turistas que estejam deixando o destino turístico e que tenham pernoitado”. Ele também complementa que essa fase de perguntas, que será feita com envolvimento de 18 pessoas sendo 15 pesquisadores, é complementada com a segunda fase do trabalho, entre 18 e 24 de março próximo.
Em Balneário Camboriú, os pesquisadores estarão na Rodoviária, na Avenida das Flores e na Rua 3.100, e terão acompanhamento da Polícia Militar de Santa Catarina, com exceção do terminal de ônibus, onde a presença da segurança não será necessária. Os horários são alternados, iniciando no dia 13 de fevereiro, das 14 às 18 horas, e no dia seguinte pela manhã, das 8h às 12h, assim sucessivamente. “Essa metodologia é utilizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), e adotada pela Embratur, órgão oficial de turismo do Brasil”, analisa Comicholi, agradecendo o empenho dos funcionários da Secretaria de Turismo, em especial do secretário Ademar Schneider.
Entre os questionamentos aos turistas estão a sua procedência, profissão, idade, renda mensal, meio de transporte e hospedagem utilizados, quantos dias permaneceu, entre outros. Já sobre infraestrutura local, ele responde, por exemplo, como analisou a limpeza pública, a segurança, a sinalização urbana e a turística, se conheceu o comércio, a vida noturna, num total de 20 perguntas diretas e objetivas.
Para o Estudo na cidade, a Santur entra com a programação, o treinamento e os equipamentos necessários como palm tops que serão usados para armazenar as respostas. Já a Sectur entra com os pesquisadores – muitos dos quais foram monitores do projeto Praia Limpa -, viabiliza os locais das entrevistas e a logística requisitada no município.
Os resultados devem ser divulgados a partir do mês de maio, e o documento, após finalizado, é cedido para a Prefeitura e Secretaria de Turismo. A conclusão das entrevistas servirão para que os órgãos de turismo, tanto estadual quanto o municipal, possam planejar a temporada de uma melhor forma, pois nela estarão os pontos positivos e negativos na permanência do visitante na cidade.
“Esse trabalho em parceria com a Santur é mais uma ferramenta que vem somar com a nossa pesquisa realizada o ano todo, e com a qual confrontamos dados. Isso nos ajuda a entender melhor a cidade na opinião dos turistas e a readequá-la para suas próximas estadias”, mencionou o secretário Ademar, que colocou o departamento de Pesquisa e Planejamento da Sectur à disposição do projeto estadual.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo (Sectur)
Texto e fotos: Silvia Bomm
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br