- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Projeto GM e AGT Mirim seleciona estudantes
A comissão julgadora do projeto Guarda Municipal Mirim e Agente de Trânsito Mirim, se reuniu nesta semana para eleger as poesias vencedoras do concurso. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública de Balneário Camboriú, na segunda-feira (8) e foram eleitos pela comissão julgadora, as quatro crianças que desenvolveram o poema mais criativo, envolvendo o tema segurança, são eles: Patrini Olinger, do Centro Educacional Municipal Tomaz Garcia; Evelen Fernanda Tomas, do Centro Educacional Municipal Jardim Iate Clube; Leonardo Ferreira, do Centro Educacional Municipal Vereador Santa; e Vitor Hugo Porfírio da Silva, do CAIC Ayrton Senna da Silva.
Participaram da seleção o diretor da Guarda Municpal, Adelcio Bernardino, o gestor de Projetos da Secretaria de Segurança, Santiago Martin Navia, representando a Secretaria de Educação, a pedagoga Sirlei Soares, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, o coordenador dos Agentes de Trânsito, Juliano Ferreira, e o Agente de Trânsito, Leandro Leite.
Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a conscientização nas escolas do trabalho desenvolvido no projeto Guardas Municipais e Agentes de Trânsito Mirins é muito importante. “Tem que ser plantada a sementinha desde criança, e é isso que está acontecendo com este projeto, ou seja, os alunos estão despertando para o tema segurança da melhor forma possível, que é a aproximação com os profissionais e sua rotina”, ressaltou acrescentando que através das poesias finalistas “dá para observar que as crianças estão realmente motivadas, focadas e entusiasmadas no conceito segurança. É isso que nós precisamos”.
A representante da Educação, Sirlei, frisa que o trabalho está sendo fantástico. “É uma parceria importante das secretarias, tanto para as escolas, como para nossas crianças, que desde cedo estão aprendendo o valor que os Agentes de Trânsito e os Guardas Municipais tem para a educação”. A pedagoga destaca ainda, a importância de aprender desde cedo como ser um bom pedestre e motorista. "Não há dúvidas de que estes alunos serão cidadãos mais conscientes".
O concurso
Participaram do concurso Guardas Municipais e Agentes de Trânsito Mirins cerca de 700 alunos de 5º ano, de 16 centros educacionais municipais de ensino (CEMs). Nos poemas foram analisados a fidelidade ao tema proposto, “Educação também se faz com segurança”, além da criatividade, originalidade, versificação, rima e poesia. Cada CEM participante teve selecionado um menino ou uma menina , totalizando 16 crianças. Os quatro melhores poemas destacaram os ganhadores, que receberão uma premiação especial, a ser realizada no dia 19 de julho, junto ao Barco Pirata, na Barra Sul.
Este ano, além do projeto ter como requisito a elaboração de um poema, envolvendo o tema de segurança, mais 12 crianças foram selecionadas para fazer parte do grupo de Guardas Municipais e Agentes de Trânsito Mirim, as quais participarão de palestras e também conhecerão a rotina dos profissionais da segurança pública municipal.
São eles: Gabriela Stromayer, (CEM Professor Antonio Lúcio); Ariane Naoma Antunes, (CIEP - Centro Integrado de Educação Pública Rodesindo Pavan); Vitória Pereira, (CEM Giovani de Almeida); Júlia Momm Grubert, (CEM Vereador Santa); Giulia de Souza, (CEM Ariribá); Natã Adriel Boff, (CEM Estaleiro Dona Lila); Guilherme Augusto de Oliveira Deitos, (CEM Ivo Silveira); Isaías de Jesus, (CEM Ghislandi); Lincon de Freitas, (CEM Presidente Médice); André Vitor Rosa, (CEM Taquaras); Nathan Weidgenant de Souza, (CEM Dona Lili) e Raquel Karoline Duarte da Silva, (CEM Alfredo Domingos).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Segurança
Texto e foto: Tassiana Campos (estagiária)
(47) 3263-0190
www.balneariocamboriu.sc.gov.br