- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Procissão da Via Sacra emociona e reúne muitos fiéis em Balneário Camboriú
04.04.2015 às 14:36h
A lua cheia, o céu estrelado e o brilho intenso da luz das velas ressaltaram ainda mais a emoção e a fé dos fiéis que participaram da procissão da Via Sacra na Sexta-Feira Santa (3), em Balneário Camboriú. Com a tradicional encenação dos últimos momentos da vida de Jesus e a sua ressurreição, o espetáculo “Cristo Vive” reuniu moradores do município e turistas, que vieram especialmente para participar da peregrinação e assistir ao evento, realizado no complexo Cristo Luz.
A caminhada, guiada pelo representante da Igreja Católica, Padre Pedro Daboit, da Paróquia São Sebastião, começou no viaduto Zefferino Pretto e seguiu com orações e cantos até o estacionamento do Cristo Luz, onde foi encenada a peça pelo grupo de teatro “Sentir” em parceria com o grupo de teatro “Pentecostes”, da capela São Francisco, que faz parte da Paróquia São Sebastião. A peça teatral trouxe aos fiéis a passagem de Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e deixou o público, formado por crianças, adultos, jovens e terceira idade, impressionados e com os olhos cheios de lágrimas, poucas palavras e muita alegria em participar do evento.
A organizadora do evento, Rosane Pretto, conta que a estimativa é de que mais de 4 mil pessoas tenham participado da 18ª edição do ‘Cristo Vive - Encenação e Via Sacra’. “É muito especial pra mim estar todo ano a frente da organização deste evento que oportuniza às pessoas de todas as idades sentirem e viverem essa experiência, que nos faz lembrar que Cristo está em cada um de nós. Por isso, é importante reunir a cada ano comunidade e turistas para fazer a subida com as velas e lembrar que somos todos peregrinos”, ressalta.
Marinez e a filha Júlia Doré moram em Balneário Camboriú e junto com mais duas amigas já participam da procissão há 15 anos. “Estar aqui todos os anos me dá mais ânimo, me faz sentir bem com a vida e me faz ter orgulho de morar nesta cidade”, conta Marinez. Já Suzana Sarat, 68, veio com mais duas amigas da Argentina para passar o feriado em Balneário Camboriú e participar da procissão. “Esse é o sexto ano que participo do evento, é sempre maravilhoso e me deixa emocionada”, conta.
Jaqueline Quevedo, 42, trouxe a sua filha de 6 anos, Anita, para assistir a encenação. A mãe conta que a pequena ficou muita impressionada e chegou a chorar. “Ela me perguntava o tempo todo se era de verdade, e eu fui explicando. Ao final do espetáculo, a levei para conversar com os atores, e ela quis abraçar o Jesus Cristo e me pediu para fazer uma foto de recordação. Anita ficou bem feliz em saber como foi feito cada detalhe da peça”, conta a mãe Jaqueline. O auxiliar administrativo, Neimar Luiz Augustin, 25, interpretou Jesus Cristo pela sexta vez. “O sentimento de fazer Jesus Cristo é único e especial. Fico grato por poder levar o amor de Deus para todas essas pessoas”, enfatiza.
O Cristo Vive é realizado pelo Complexo Turístico Cristo Luz, com a parceria da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Fundação Cultural, Instituto Sentir de Psicologia e Paróquia São Sebastião com os jovens da Capela São Francisco.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Bruna Horvath (Jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br