- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Primeira etapa do WST SC é concluída na Argentina
O país que é considerado possuir as melhores vinícolas do mundo, se rendeu na noite de sexta-feira (30) aos encantos catarinenses. Mendoza, na Argentina, foi palco da última apresentação da primeira etapa do Workshop Trade SC 2013, que leva informações turísticas sobre Balneário Camboriú, Brusque, Bombinhas e Blumenau, juntamente com Santa Catarina Turismo (Santur) e todo o trade turistico.
"Acredito que fechamos com chave de ouro esta primeira etapa do projeto, pois os argentinos têm carinho todo especial por nossa região, tanto que todos os anos os números comprovam que eles estão presentes de forma fiel e expressiva, o que nos faz estar na constante busca para mantê-los informados sobre nosso destino", avaliou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
Segundo um dos organizadores do evento, Mariano Palmioli, a convenção em Mendoza, que aconteceu pelo quinto ano consecutivo, reuniu 150 agentes e operadores de viagens que atuam especificamente com destinos turísticos no Sul do Brasil, quando foram apresentadas as novidades de cada cidade e seus atrativos. "Desde o início do projeto, trabalhamos com os profissionais de Mendoza, por compreender que é preciso sempre renovar e reforçar as informações, para que eles estejam atualizados sobre os atrativos catarinenses", explicou.
Para o diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo de Blumenau, Elson Campos Ferreira, a cidade vem avançando na divulgação no Mercosul, por isso, houve a necessidade se inserção ao Workshop Trade SC. “O convite que Balneário Camboriú fez a Blumenau para iniciar no projeto é de grande valia, uma vez que é extremamente compensatório ver o carinho que estes profissionais nos recebem e buscam informações sobre nossa cidade e região, o que nos fez perceber que muitos deles ainda não a conheciam, principalmente os peruanos”, ressaltou.
Conforme Ferreira, esta divulgação é oportunidade ímpar, pois o contato direto com os operadores e agentes de viagens faz com que os profissionais tirem suas dúvidas e tenham o suporte necessário para apresentar os destinos. “Blumenau tem potencial turístico diferenciado, por ser região colonizada por europeus. Acredito que esta união com os municípios da região só vem a somar”, avaliou.
Giancarlos Miguel, diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, comentou que este ano a cidade tem um motivo especial para apresentar seu destino e suas principais atrações, visto que ela vem investindo no desenvolvimento, e pretende atrair e se preparar para receber visitantes o ano inteiro. “Avaliamos o Mercosul como um dos públicos mais fiéis que temos, o que nos faz apostar e investir em ações que mostrem a importância do trabalho cooperado entre as cidades”, salientou.
Balanço da primeira etapa
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, avalia a conclusão da primeira etapa de forma positiva, pois a receptividade em todos os locais trabalhados foi além da expectativa. “Este projeto mostra que estamos no caminho certo nos trabalhos de fomentação do nosso destino turístico, pois além de podermos apresentar nossos atrativos, recebemos o convite para retornar e lançarmos oficialmente a nossa temporada de verão naquele país”, agrega.
Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, a união entre os destinos faz toda a diferença na hora da divulgação. “Estou certo de que, trabalhando em conjunto, o projeto ganha mais força. Ao divulgar as regiões turísticas, divulga-se também Santa Catarina - e todo o Estado ganha com isso", afirma.
Projeto Workshop Trade SC
O projeto conta ao todo com 38 parceiros, entre eles: Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região (Sindisol), Convencion & Visitors Bureau, Parque Beto Carrero e os demais participantes que fazem parte do trade turístico e visam divulgar Balneário Camboriú e região de forma geral em seis países, os quais serão visitados em atividades divididas em nove etapas e 17 ações de marketing. Os países por onde passará o Workshop Trade SC são: Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, sendo que em cada um destes locais haverá participação em feiras nacionais e internacionais e eventos em embaixadas, todos promovidos por parte do grupo brasileiro, contemplando reuniões com operadoras e agências de viagens que objetivam divulgar as riquezas do estado catarinense.
A primeira etapa do projeto, que iniciou no dia 27 e terminou no dia 31 de agosto, contemplou as cidades de Lima, no Peru, Santiago, no Chile, e Mendoza, na Argentina.
O terceiro dia de evento, em Mendoza, iniciou com uma recepção especial para os operadores e agentes de viagens, quando os participantes do projeto apresentaram seus atrativos, motivando a venda de pacotes turísticos para a temporada de verão. Além disso, oferecendo ainda as opções para a Copa do Mundo 2014 que ocorrerá no Brasil, já que Santa Catarina, mesmo não sendo sede dos jogos, foi apontada como destino a ser visitado durante os eventos. Em seguida, foi aberta a de rodada de negócios, na qual os profissionais puderam buscar mais detalhes sobre as novidades de cada localidade e equipamento turístico. Em seguida, os participantes se reuniram em confraternização.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo – Sectur
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Alessandra Damaceno
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br