- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Prefeito sugere cronograma de encontros com entidades
19.04.2013 às 13:48h
Um novo canal de comunicação, entre a sociedade civil organizada e a Prefeitura de Balneário Camboriú, já está em funcionamento. Depois de um importante encontro na tarde de quinta-feira (18) entre associações de classe e o prefeito Edson Renato Dias - Piriquito -, no qual 12 entidades trouxeram ao chefe do Executivo questionamentos, sugestões e reivindicações, foi sugerido pelo prefeito um cronograma de encontros, nos quais serão debatidas situações, para melhorar o funcionamento da cidade.
No encontro marcaram presença 18 pessoas, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/SC, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau(Com Vida), Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú (ACIBC), Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindisol), Sindicato dos Contabilistas (Sindicont), Associação Empresarial de Balneário Camboriú (Acibalc) e Sindicato dos Empregados de Condomínios (Secovelar) do município.
Entre os temas discutidos vieram à tona dúvidas sobre dois assuntos emblemáticos, um deles, as obras de contenção na Avenida Rui Barbosa (Estrada da Rainha) e a construção do Centro de Eventos. Sobre a via que liga o Pontal Norte ao bairro Praia dos Amores, o prefeito Piriquito explicou com detalhes técnicos a importância da obra, que sofreu rebaixamento e aterro em 2005, sem que na época fosse feita a contenção necessária. Essa obra evitaria o deslizamento de terras, que acabou ocorrendo em setembro de 2011 com fortes chuvas. A Prefeitura se viu obrigada a buscar uma solução de engenharia para que, com chuvas torrenciais como ocorreram no início deste mês, não houvesse uma tragédia maior de como aconteceu, obrigando ao fechamento da estrada.
“Para eu determinar a paralisação desta obra de contenção, teria que receber laudo de profissional técnico dizendo que o trabalho que está sendo realizado seria desnecessário ou equivocado, e propondo um novo projeto. Duvido que algum técnico venha dar parecer contrário à obra hoje em execução, até pelo fato de que o laudo técnico que contratamos em abril de 2013 atesta que se não fossem as obras em andamento, provavelmente haveriam danos gravíssimos ao corpo estradal da via”, afirma.
Já sobre o Centro de Eventos, assunto que mostrou a descrença das entidades em relação ao projeto sair do papel, Piriquito tranquilizou os representantes, dizendo que eles têm sua palavra empenhada, e que ainda este ano, se o Governo do Estado realmente não quiser participar de sua construção, a obra será feita pelo município. “O Centro de Eventos estará incluído na próxima operação urbana, que será enviada à Câmara de Vereadores nos próximos dias. “Mas não pretendo desistir do Estado. Vamos até o limite para conseguir essa parceria”, revela.
Outros assuntos foram abordados na reunião: segurança, saúde, fiscalização, Calçadão da Central, varrição de ruas, coleta de lixo, prédios embargados, trânsito, liberação de alvarás, ciclovias, Passarela da Barra, novos viadutos, drenagens e macrodrenagens e ainda, entre outros itens, o alargamento da praia, que se encaminha para finalização do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima), já que a jazida ideal de areia foi encontrada a 15 quilômetros da costa.
Para o diretor distrital da FCDL/SC e conselheiro Sebrae/SC, Altamir Osni Teixeira, “a construção desta agenda é uma abertura importante para a sociedade civil organizada poder contribuir com críticas construtivas e também colocar o seu ponto de vista”. Ele complementa que a conquista não é apenas importante para as entidades, mas para o município. “A partir desses encontros periódicos, o acerto da gestão administrativa é muito maior. A possibilidade de erro passa a ser menor para o prefeito”, confere Altamir.
O prefeito elogiou a iniciativa das entidades de provocarem o encontro, e sugeriu reuniões constantes para que as discussões evoluam e resultem em ações positivas. “É muito bom que não estejamos contentes. Essas situações de debate com a sociedade organizada são primordiais para o desenvolvimento do município, dentro de uma gestão sustentável, que privilegie quem mora, vive e investe aqui”, pontua Piriquito.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Celso Peixoto
www.balneáriocamboriú.sc.gov.br