- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Prefeito determina lançamento de edital para obra do centro de eventos em 30 dias
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, anunciou, na tarde desta segunda-feira (4), que está em fase final de elaboração o projeto da prefeitura para a construção do sonhado Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções para o município. A intenção da municipalidade é doar este projeto ao governo do Estado. Caso o Centro Administrativo não demonstre interesse e não assuma o compromisso imediato de construção da obra, o edital para a primeira etapa será lançado em 30 dias pelo setor de compras da prefeitura.
Há pelo menos três meses, o prefeito e sua equipe têm participado de reuniões com empresários do trade turístico para chegar ao melhor modelo a ser adotado na cidade. A determinação do prefeito partiu diante da necessidade de se tirar o projeto do papel e aos seguidos adiamentos por parte do governo do Estado.
“Contamos com a preciosa e importante ajuda do governo do Estado, mas se ela não vier, vamos fazer a obra por conta do município. Não podemos mais esperar”, explica Piriquito, frisando que o grupo teve a assessoria do administrador Leonardo Vieira, o Pezão, filho de Balneário Camboriú e que hoje é reconhecido “como uma das maiores autoridades em centros de eventos e pavilhões de convenções do país", acentua.
Outro ponto importante: tudo foi elaborado em sintonia com os empresários do ramo turístico e da indústria têxtil de Santa Catarina, setores que são unânimes ao afirmar que o projeto anterior não atende às necessidades catarinenses.
Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é construir, de forma modular e por etapas, um centro com até 35 mil metros quadrados, e que poderia ser edificado no terreno da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), no entorno do Parque da Santur. A área tem pelo menos 400 mil metros quadrados.
“A necessidade de se fazer um novo projeto, a pedido do prefeito Piriquito, surgiu por dois motivos principais: primeiro, as seguidas postergações por parte do Estado. Segundo: na audiência pública para tratar do tema, na Câmara de Vereadores, a sociedade foi unânime em rejeitar o projeto anterior. Estamos finalizando um projeto que atende às necessidades da indústria e do trade turístico de Santa Catarina”, acrescenta o secretário de Planejamento da prefeitura, Auri Pavoni.
Para o presidente do Sincomércio de Balneário Camboriú, Hélio Dagnone, o projeto é a “salvação para o comércio, a hotelaria e parte do transporte terceirizado de Balneário Camboriú. É importante lembrar que a cidade foi a primeira a ter o pavilhão da Santur, o que gerou muitos recursos ao município. Agora, precisamos do centro de eventos urgente. Já perdemos muito tempo e estamos muitos anos atrasados”, afirma ele, salientando que o Sincomércio é parceiro para a concretização deste sonho.
Segundo o diretor-superintendente do Expo Center Norte, em São Paulo, Sérgio Medina Pasqualin, é a primeira vez que uma equipe busca subsídios para uma obra desta natureza na fase de projeto. “Balneário Camboriú é bem servida de leitos de hotelaria. Tenho certeza que cabe um centro de eventos e pavilhão de convenções na cidade. Será como foi em Florianópolis, o antes e depois do Centro Sul. Só é preciso ter cuidado para construir no tamanho ideal, saber dimensionar o projeto, levando-se em conta o número de assentos em voos para região. Não adianta fazer um centro enorme se as pessoas não conseguem chegar”, finaliza.
"Chegamos a um consenso do que é viável a nossa realidade, após vários estudos e reuniões com entidades de vários setores da economia readequamos o projeto e tornamos ele mais sustentável e sofisticado. Queremos que ele seja viável financeiramente mas que não se perca em qualidade, que ele seja visto como referencia nacional e internacional. Nesta nossa viagem para São Paulo, por exemplo, tivemos a oportunidade de ser atendidos por Sérgio Pasqualin, um especialista em convenções e exposições que atua no mercado há 19 anos como gestor do Expo Center Norte desde sua concepção e nos apresentou diversos dados técnicos que somaram a experiência e conhecimento que já temos. A hora é agora”, declara Isaac Pires, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.
Histórico do projeto
- Após a audiência pública na Câmara de Vereadores (17.09.2011) ficou nítida a necessidade de um novo projeto, que começou a ser elaborado após uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, a pedido do prefeito Edson Piriquito, em março de 2011. Ali, foram colhidas as primeiras informações a respeito das necessidades de Balneário Camboriú e Santa Catarina em relação ao centro de eventos, em reunião capitaneada pelo então secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva.
- Após várias conversas com pessoas da cidade e troca de informações, com um projeto pré-elaborado, veio até o município o administrador e consultor Leonardo Vieira, o Pezão que, por ser filho da terra, prestou assessoria Gratuitamente à iniciativa. Este encontro ocorreu no sábado anterior ao Dia das Mães, 7 de maio. Pezão veio a Balneário a pedido do prefeito Edson Piriquito e do ex-secretário Carlos Humberto Silva.
- Durante a posse do atual secretário de turismo, Issac Pires (em 3.5.2012), houve conversas com o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Oportunidade na qual se comentou que o setor têxtil de SC teria demonstrado interesse de que o centro de eventos e o pavilhão de convenções fosse construído em Balneário Camboriú para atender à demanda do setor. Para isso, a criação de um novo projeto se fazia necessária.
- Além disso, houve duas reuniões entre a Prefeitura, o setor têxtil, e o presidente da Santur, dias 11.05 e 24.05.2012 e, culminando com a ida para São Paulo, semana passada, aonde o grupo de Balneário Camboriú visitou e foi buscar informações junto aos administradores dos centros de eventos Center Norte e Transamérica.
Foto de capa, da esquerda para direita:
Sérgio Pasqualin, Isaac Pires, Edson Renato Dias, Auri Pavoni e Valdir Walendowsky.
Foto matéria:
Reunião na Secretaria de Planejamento no dia 24 de maio de 2012.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Fabian Lemos – diretor de Comunicação
Fotos: Divulgação PMBC
Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br