- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Polícia Militar passa por curso de qualificação turística
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(Sectur) e o Ministério do Turismo, através de formação proporcionada pela agência ADR Vale, certificou nesta segunda-feira (13), a sexta turma do curso de Qualificação e Atendimento no Turismo entre policiais militares que trabalham em Balneário Camboriú o ano inteiro. Após o dia 26, com a chegada do segundo reforço da temporada, a previsão é de mais 112 policiais em sala de aula, recebendo informações sobre o turismo local.
O major da Polícia Militar (PM), Emiliano Gesser, avaliou a importância da formação, durante evento de entrega de certificados, junto à Central de Policiamento da Polícia Militar (Copom) na Rua Noruega. “Temos que ser humildes e aprender um pouco mais. Eu mesmo não sabia que a cidade tinha quatro ilhas, para mim só existia a Ilha das Cabras. Agora sei informar que temos, além da ilha na orla, três ilhas fluviais no rio Camboriú”, analisa Gesser.
Ele disse ainda que o comandante da PM, tenente coronel Cláudio Koglin, solicitou que o curso fosse ministrado, além das seis turmas que tiveram média de 30 alunos cada, também ao segundo reforço de verão, que ficará na cidade de 26 de dezembro até início de março. “É muito triste para o turista ter no policial militar sua pessoa de maior confiança e este profissional não saber lhe dar informações sobre a cidade”, analisa. O major afirmou que este será o diferencial nesta temporada, através da formação proporcionada pela Sectur.
O efetivo da temporada chegará em dois reforços, o primeiro, que ficará até o dia 26 de dezembro e, pelo pouco tempo na cidade, não realizará o curso. Já o segundo contingente estará vindo de cidades como Chapecó, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Blumenau.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos, e principalmente a boa vontade da PM em realizar o curso, que pode ser feito gratuitamente pelas entidades e pessoas que trabalham diretamente com o turista. Também agradeceu ao professor Renato Koprowski, que tem ministrado aulas proveitosas, que ensinam, inclusive, sobre a história de surgimento do município. “Balneário Camboriú hoje é exemplo para o Brasil e para o mundo, na questão de atendimento ao turista. É bom podemos contar com a Polícia Militar para atender bem nossos visitantes”, disse Schneider.
Ele falou ainda a Secretaria quer proporcionar aos PMs, além da teoria, a prática na visitação técnica aos pontos turísticos. Também colocou a Sectur à disposição dos policiais, para que possam contar com material informativo como mapas da cidade, que podem ficar dentro das viaturas e ajudar, não só nas informações aos turistas, mas na saída em patrulhamento ostensivo pelos bairros de Balneário Camboriú.
Legenda foto 11: Major Gesser, tenente Dalponte, Parísina Ribeiro (ADRVale), os alunos formandos PM Santos e PM Cont, além do secretário de Turismo, Ademar Schneider e o professor Renato Koprowski.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo – Sectur
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
Fone: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br