- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Pesquisadora do Ministério do Turismo visita BC
Na tarde de quarta-feira (24), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) recebeu a visita da pesquisadora e professora do curso de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Do Paraná, Silvana do Rocio de Souza. Ela é responsável pelo trabalho de pesquisa avaliativa sobre as ações que envolvem recursos do Ministério do Turismo e ações de qualificações nos últimos 10 anos.
A visita ao município teve o objetivo de avaliar a efetividade das ações que Ministério do Turismo desenvolve com Balneário Camboriú, o quanto são capazes de transformar um destino turístico e o poder de impactar positivamente a qualidade de mão de obra dos serviços turísticos. O diretor de Desenvolvimento Econômico, Carlos Dickmann, e a turismóloga da Sectur, Luciana Vargas, receberam a pesquisadora.
A professora relata que os cursos oferecidos pelo Ministério do Turismo são, na maioria das vezes, muito técnicos e se preocupam muito com conteúdos e a parte burocrática aos profissionais que se qualificam. Continua explicando que "em muitas vezes, os professores que ensinam esquecem-se do maior objetivo dos cursos, que é ensinar aos alunos que são agentes transformadores da realidade local. O cidadão daquela localidade tem o dever de ser um agente transformador, aprendendo que além de respeitar as regras dos locais onde vive, deve interferir nelas se necessário, no sentido de melhorar e elevar a qualidade de vida, de forma cada vez mais ética e mais humana".
A pesquisa do Ministério do Turismo vem em encontro a essa proposta, de elevar as questões éticas, culturais, mas pensando sempre na transformação da realidade local e do cidadão, é o que complementa.
Até 2017, o resultado desse trabalho deverá ser exposto. Nele, um relatório da pesquisa avaliativa com o diagnóstico das ações da última década, e o qual será entregue ao Ministério do Turismo com a realidade em qualificação e capacitação.
"Sobre isso é que o Ministério estudará novas formas de ação, e desenvolverá a melhoria dos cursos técnicos oferecidos. Com isso, trará mais qualidade e humanização ao cursos, criando uma melhoria nos serviços prestados pelos profissionais formados e consecutivamente uma melhoria no turismo nacional”, finalizou.
A turismóloga da Sectur, Luciana Vargas, salienta que "o município tem sua obrigação em trazer mecanismos e ferramentas para melhorar a qualidade do atendimento aos turistas que nos visitam". Explicou que uma das ferramentas para que isto ocorra são os cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "O empresariado do município precisa se conscientizar que as capacitações deste programa beneficiam não somente o turismo, mas diretamente também a ele, pois contará com um profissional mais bem preparado e qualificado à disposição”, conclui.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Lucas Medina (estagiário)
Assessoria de Comunicação (47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo