- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Pesquisa Mercadológica é realizada o ano inteiro pela Sectur
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) realiza, durante todos os meses, a Pesquisa Mercadológica, que avalia o perfil do turista que se encontra na cidade. Independente da estação, as pesquisadoras saem às ruas para analisar a aceitação dos visitantes por meio de um questionário, que analisa, por exemplo, qual a procedência, o meio de locomoção, o tipo de estadia escolhida, ocupação e até a renda mensal das famílias. Ao término de cada mês, relatórios com as respostas são entregues na Secretaria de Turismo, que mantém um controle atualizado. Ao fim de cada ano, é possível analisar todas as entrevistas, uma média de 4,5 mil, para avaliar e projetar o turismo na cidade.
Elisabeth Winkler é uma das pesquisadoras. Ela conta que a maioria dos turistas está muito feliz com a cidade. “São raros os casos de reclamação, e os elogios são muito presentes nas enquetes. As pessoas gostam de ficar conversando enquanto fazemos as perguntas, e gostam de explicar cada resposta dada”. Segundo Elisabeth, os turistas argentinos são os mais simpáticos. "Sem dúvida, são os que mais exaltam a cidade. Sempre falam em voltar a Balneário, independente da situação em que a economia do seu país se encontra", conta a pesquisadora.
Outra avaliação da profissional é a dificuldade encontrada na realiza do trabalho nas ruas. Para ela, é no período de inverno que o índice de visitantes cai consideravelmente e o público que chega a Balneário Camboriú é muito diferenciado do restante do ano. "Os interrogados tem toda a liberdade para responder ou não as questões. Grande parte responde com simpatia, e muitos deles até se divertem respondendo as perguntas", revela.
A Pesquisa Mercadológica é composta de 24 questões, sendo a primeira delas qual a residência permanente do entrevistado. Na última pesquisa, das 4.398 entrevistas, 4,98% (maior percentual), disse ter vindo de Curitiba; 84,31% de brasileiros e 56,18% do sexo masculino. A idade da maioria foi apontada entre 37 e 50 anos (32,23%); Sendo que 26,62% empregados da iniciativa privada e a maior parte com segundo grau completo (41,31%). O balanço geral é apresentado todos os anos no mês de janeiro, pelo setor de Planejamento e Pesquisa da Sectur.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Andressa Zuffo (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br