- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Parque Natural Raimundo Malta atrai ecoturistas
Balneário Camboriú é destaque em ecoturismo não apenas em Santa Catarina, mas em todo Brasil e países da América do Sul. Além de catarinenses, paranaenses e gaúchos, a cidade atrai turistas da Argentina e Paraguai, que buscam aqui, belezas naturais e sossego para passar dias de folga. Além das belas praias, outro destaque de ecoturismo do município é o Parque Natural Raimundo Malta, atrativo para quem mora e visita Balneário Camboriú.
A Praia Central atrai famílias que buscam apreciar a natureza e o ar puro, ou serve de local de descanso após as refeições de quem frequenta os Restaurantes na Avenida Atlântica. A Rodovia Interpraias também costuma ficar movimentada com pessoas apreciando as belas vistas das Praias Agrestes. Contudo, em contato com a natureza os visitantes do Parque Raimundo Malta podem presenciar a vegetação diversificada, além das espécies de aves, anfíbios, crustáceos, répteis, insetos e pequenos mamíferos que vivem em harmonia no local.
O Parque, que é de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), possui áreas de lazer como a Casa do Pensamento, que abriga os setores administrativos da Semam; a Biblioteca Ambiental e um Auditório para realização de palestras; o Centro Fitoterápico, com a função de melhorar a produção e a qualidade dos fitoterápicos; o Jardim das Bromélias, que possui mais de 40 espécies em exposição; e Passarela do Mangue, uma passarela elevada de madeira com 71 metros de extensão para que os visitantes possam conhecer a estrutura e composição florística e faunística do Manguezal. “O Parque tem como prioridade a preservação ambiental e manter um espaço apropriado para que os visitantes entrem em contato com a natureza”, enaltece a secretária do Meio Ambiente, Osnilda Nena Amorim.
O Parque Natural Raimundo Malta está localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. A entrada é gratuita e está aberto para visitação todos os dias das 13h às 17h.
Fiscalização
A Semam trabalha na fiscalização no mar e orla da praia. O trabalho é realizado como forma de prevenção contra crimes ambientais, buscando localizar apetrechos de pesca, como redes e tarrafas, e quaisquer irregularidades ou ilegalidades que possam colocar em riscos a segurança dos banhistas e causar danos ambientais. “Atuaremos intensivamente, os trabalhos de fiscalização serão realizados todos os dias, com fiscais circulando de lancha no mar e também vistoriando a orla da praia. Procurando alguma irregularidade, presença de rede feiticeira, crime ambiental. Trabalhamos para as pessoas, procurando manter o meio ambiente seguro para toda a população”, explica Nena Amorim. Ainda segunda ela, recentemente a Secretaria foi contemplada com um carro e uma lancha para ajudar na fiscalização por mar e por terra.
Mais informações (47) 3363-7145.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente – Seman
Texto: Marcelo Martim
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br