- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Novo relatório da Fatma mostra que praias de BC estão limpas
A Fundação do Meio Ambiente (FATMA) realizou uma nova coleta de estudo de balneabilidade nesta segunda-feira (10). O relatório, divulgado nesta quarta-feira (12) identificou que, dos 14 pontos analisados em Balneário Camboriú, 12 estão próprios para banho. Segundo o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, a Prefeitura efetuou vários trabalho para garantir nenhum fator interno influencie na balneabilidade das praias da cidade.
O prefeito Edson Piriquito afirma que depois da retirada dos extravasores, hoje não existe mais nenhum fator interno contaminante da Praia Central. “A cidade de Balneário Camboriú, depois da construção da galeria, eliminou 43 extravasores que desaguavam na Praia central. Portanto, hoje não existe mais nenhum outro fator interno contaminante da Praia Central, exceto o Canal do Marambaia. A Praia Central pode ter pontos impróprios sim, mas será proveniente de influências externas, a exemplo de águas que vem com as chuvas. Mesmo assim, essas impropriedades serão temporárias e não permanentes”, explica.
Ele ainda lembra as obras importantes de saneamento feitas no município. “Construímos uma nova e moderna estação de tratamento de esgoto que passou a tratar de 40% para 95 a 97% o esgoto captado na cidade, eliminando a matéria orgânica que era despejada praticamente in natura no Rio Camboriú, que hoje está despoluído”, conclui.
Relatório passado
A respeito do relatório anterior, divulgado dia 7 de novembro, as coletas foram feitas no dia 3 de novembro e apontavam oito pontos impróprios. De acordo com a oceanógrafa da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Patricia Zimmermann, o resultado se deve às correntes vindas de rios e chuvas fortes. “Quando chove muito forte, as correntes dos rios, que contêm grande quantidade de coliformes fecais, acabam indo para os rios. Balneário Camboriú possui tratamento de esgoto em quase todo o município, ou seja essa contaminação é proveniente de outras regiões”, explica Patricia. Após chuvas fortes, ela ainda recomenda que a população espere 24 horas para entrar no mar. A secretária do Meio Ambiente, Osnilda Nena Amorim, complementa que, quando foram feitas as coletas, em Balneário Camboriú havia ocorrido, além de fortes chuvas, a ressaca no mar.
Segundo Nena Amorim, ela encaminhará um ofício para acompanhar a coleta das amostra, juntamente a FATMA. “Enviarei um ofício para a Fundação do Meio Ambiente, solicitando para sempre estar presente quando as coletas forem realizadas”, conclui.
Semam orienta sobre poluição das praias
Balneário Camboriú dispõe de muitas belezas naturais, as praias do município traem diversos turistas durante o ano inteiro. Em busca de deixar a praia limpa e agradável, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) orienta a população e turistas em como manter o ambiente prazeroso a todos.
A oceanógrafa da Semam, Patricia Zimmermann, dá dicas para evitar a poluição das praias. “Grande parte das pessoas fazem o uso de produtos descartáveis, ou seja, produzem muito lixo. A dica que damos é que a população evite usar descartáveis e quando usar, reutilize-os. Assim, a produção de lixo será reduzida”, explica. Ela ainda reforça que jogar lixo no mar é prejudicial tanto a saúde humana quanto a vida marinha, como peixes, aves e tartarugas que acabam se alimentando do lixo. “Cada um precisa fazer sua parte. Manter as praias limpas não depende apenas da Administração Pública, mas de todos, desde comerciantes, turistas e a população em geral”, conclui.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente (Semam)
Texto: Marcelo Martim (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu