- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Novas regras para a festa dos amigos são discutidas
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) realizou, na noite de quarta-feira (9), reunião com os representantes dos grupos que irão participar do 16º Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú. O evento integra a programação dos 50 anos do município e deve movimentar a Avenida Atlântica no dia 26 de julho (sábado), das 11h às 17h. O encontro teve o objetivo de repassar novas condutas, que devem ser observadas pelos participantes.
Segundo explica o secretário de Turismo, Ademar Schneider, há uma grande parcela de pessoas que defende a continuidade do evento, mas também há posições contrárias, que precisam ser consideradas. "Queremos minimizar os impactos negativos, afinal é uma festa que dura apenas seis horas e acontece uma vez ao ano para confraternizar empresas e amigos, e também atrai visitantes e turistas para a cidade, além de movimentar o comércio das imediações. Defendemos o evento, mas necessitamos do apoio dos envolvidos com a promoção", analisa Schneider.
O secretário destacou o grande apoio recebido pela Secretaria de Segurança através dos Agentes de Trânsito e dos Guardas Municipais, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria do Meio Ambiente, da Fazenda, Obras, entre outras entidades, mas enfatiza que a maior contribuição tem que vir dos participantes, respeitando as regras que têm como objetivo construir um evento tranquilo, justo e alegre. "Na maioria das vezes, não houve dificuldades, e tampouco aconteceram problemas sérios, mas podem acontecer, se tivermos desavenças como por exemplo, por causa do som alto", alerta.
Por ser um evento já tradicional da cidade e muitos grupos participam há vários anos da promoção, o regulamento já é conhecido. Nesta edição, a Secretaria quer que todos entendam que há condutas que precisam e devem mudar. Já nesta edição, haverá uma pesquisa local, para saber como e onde a comunidade e os participantes querem as próximas edições. Também haverá uma comissão formada por entidades, que estará passando em todas as barracas, para a certificação de que as ações requisitadas dos amigos estarão sendo cumpridas, sob pena de fechamento da tenda.
Além desta reunião, haverá uma outra agenda no dia 23 de julho, entre os participantes da festa e os órgãos de segurança e meio ambiente, quando serão colocadas com maior ênfase, as questões de saúde e segurança do evento. Os participantes devem requisitar a ficha de inscrição e o regulamento vigente pelo telefone (47) 3367-8122 das 13 às 19 horas, ou no email: marketing@secturbc.com.br . Também haverá um termo de compromisso a ser assinado. As inscrições já estão abertas e continuam até se esgotarem os 105 espaços existentes.
Algumas das novas regras
* Os grupos terão espaço reservado gratuito de 5 x 5 metros. Os grupos maiores poderão ocupar no máximo dois espaços;
* As tendas não poderão ser totalmente fechadas, apenas três lados;
* Não poderá haver cobrança de ingresso para entrar no espaço;
* O som será limitado por quantidade de decibéis. O volume permitido será especificado na reunião que antecederá o encontro;
* Não poderá ser caracterizada a venda de bebidas no local, inclusive qualquer outro tipo de comércio de produtos;
* Não será permitida a contratação de segurança particular para as tendas;
* A ciclovia será fechada e as barracas sobrepostas a partir dessa faixa, mas todos os espaços deverão proteger a pintura da via com lonas, por exemplo;
* Os grupos que forem assar carne ou qualquer outro tipo de cozimento que comprometa o solo, deverá proteger o asfalto com tijolos;
* Será proibida a panfletagem no local;
Mais informações na Sectur, Rua 2950, 771, centro. Também pelo fone (47) 3367-8122 ou email marketing@secturbc.com.br
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo – Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br