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Notícias
Municípios da região querem se unir e incrementar o Natal
Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau e Florianópolis iniciaram reuniões com o objetivo de desenvolver seus eventos de Natal de forma integrada. Nesta semana, representantes do turismo da região receberam informações de como os municípios podem ampliar os projetos, com elementos comuns que possam criar um roteiro de visitação. Para isso, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário, Ademar Schneider, convidou as secretarias e entidades envolvidas com o Natal das quatro cidades, que participaram de um encontro na Sectur local, com o criador do projeto Natal Luz, de Gramado, Sérgio Korsakoff.
Na reunião, que contou com presença de secretarias de turismo de Blumenau, Balneário e Itajaí, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú e Proeb, Fundação Promotora de Exposições de Blumenau, o secretário Ademar explicou que o objetivo não é competir com Gramado, até porque esse é um projeto a médio e longo prazo, que deve ser, de alguma maneira, iniciado. "Nossa região tem belos projetos de Natal, que podem ser roteirizados em uma experiência diferenciada", analisou.
O convidado Korsakoff explicou que sua experiência com o Natal iniciou em 1991. Desenvolveu projetos natalinos para Curitiba (Natal HSBC) e na cidade gaúcha, onde acompanhou o crescimento do Natal Luz, que hoje movimenta R$ 25 milhões na economia de Gramado e é o segundo maior evento do país, atrás apenas do Rock in Rio. Ainda desenvolve o Natal em outros municípios brasileiros, como em João Pessoa, na Paraíba, e em Brasília, Capital Federal. Também esteve várias vezes na Disney World, nos Estados Unidos, para conhecer a magia de um evento infantil que encanta as famílias inteiras há décadas. Também auxiliou o desenvolvimento do Planeta Atlântida.
"Um dia, plantamos uma semente em Gramado, com uma promoção que movimentou inicialmente 500 espectadores. Hoje o Natal Luz é um case de sucesso e está indo para sua 29ª edição", disse Korsakoff. O Natal Luz 2013 atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas a Gramado, durante 73 dias da promoção.
Para a região entre Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e a Capital, Korsakoff sugere um planejamento forte, com um espetáculo comum que esteja nas quatro cidades, em datas diferenciadas. "Deve ser um planejamento de média ou longa duração, para emplacar uma marca, um conceito. Deve ter uma linguagem única, sem apresentar concorrência e que cative as pessoas", sugeriu, lembrando que a regionalização do Natal pode se transformar num legado que será deixado para os moradores e turistas, mesmo que os representantes do turismo de hoje não estejam envolvidos com o projeto no futuro. "Serão necessários tempo e persistência, além de um bom planejamento", sugeriu.
Na próxima semana, os representantes do turismo dos municípios estarão reunidos em Florianópolis, com a Secretaria de Turismo da Capital, para que os conceitos comecem a ser discutidos e trabalhados, mesmo que para 2014, seja apenas o começo. O projeto já tem o aval da Santa Catarina Turismo - Santur, que deve apoiar a iniciativa, já que o objetivo atual do órgão oficial de turismo catarinense, é que as regiões se unam para desenvolvimento do setor.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Fotos e texto: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br