- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Infraestrutura contribui para o crescimento turístico de Balneário Camboriú
Obras de infraestrutura de grande porte na cidade, como a reengenharia no sistema viário, extinção de extravasores que poluíam a praia e o mar, e a nova iluminação da Avenida Atlântica, projetam temporada com grande fluxo turístico para Balneário Camboriú, um dos principais polos indutores do turismo brasileiro. O IBGE aponta, em estudo recente, que o setor no país cresceu 32,4% em seis anos, contra 24,6% do aumento total da economia. Os dados são de publicação denominada "Economia do turismo: perspectiva macroeconômica 2003-2009".
A cidade tem uma rede hoteleira que oferece 20 mil leitos, comércio diversificado e uma profusão de bares, restaurantes e casas noturnas que garantem diversão para todos os gostos. "Não tenho a menor dúvida de que a cidade vive momento ímpar e preparada para uma temporada muito movimentada", diz a empresária Dirce Fistarol, diretora de Hospedagem do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindsol).
Além de obras, há também toda uma programação desenvolvida pela prefeitura para reforçar o fomento da atividade, concentrada na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que foca a atuação não só na divulgação em eventos do gênero em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, e outros polos emissores de turismo, mas também em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. "Agora mesmo nos preparamos para o congresso da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV )", explica Jamile Santa, diretora de marketing da secretaria.
O prefeito Edson Piriquito vê como prioridade o olhar especial da cidade para o setor de turismo. "Investimos significativamente em várias frentes, sempre focados na geração de emprego e renda para a população", observa. Ele ressalta a ampliação do número de Núcleos de Educação Infantil (NEIs), que garantem o cuidado das crianças enquanto as mães ocupam postos de trabalho para garantirem aumento da renda familiar. Na mesma linha aparecem cursos oferecidos pela municipalidade para o aperfeiçoamento de mão de obra qualificada, como requer a atividade.
Edson Piriquito ressalta que "Balneário Camboriú detém a marca de polo indutor porque reúne qualidades para isso. Além de receber o turista, é importante que a cidade tenha preocupação com o serviço e infraestrutura para absorver a demanda". Ele menciona também a obra em curso da construção da passarela estaiada sobre o Rio Camboriú, para ligar a Barra Sul ao bairro da Barra. "Além de criar um equipamento turístico da maior grandeza, vamos oferecer ao turista a oportunidade de conhecer a região que deu origem à cidade, somada as opções de compra no Mercado Público e também no Mercado do Peixe, projetados para o lugar".
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Edson Maba
Fotos: Divulgação PMBC
Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br