- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Guarapari quer seguir os passos de Balneário Camboriú
22.10.2013 às 07:57h
A cidade de Guarapari, localizada no litoral do Espírito Santo, quer seguir o exemplo de Balneário Camboriú, no que diz respeito ao desenvolvimento turístico. Por isso, na última semana levou representante da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, para ministrar uma palestra sobre as ações de sucesso no setor, que a tornaram um dos principais destinos turísticos do país, e a sétima preferida por turistas estrangeiros para viagem de lazer (Pesquisa Fipe/Ministério do Turismo 2006/2012).
Dickmann explicou sobre legislação, como por exemplo, a que incide sobre casas de excursão, apartamentos e moradias de aluguel temporário, que, explicou, deve ser feito com controle da Prefeitura, no caso das casas de excursão, e por corretor de imóveis credenciado, para os dois outros casos. Também destacou a importância do controle dos ônibus de turismo, para que haja ordenação no trânsito da cidade. Por isso, a organização das rotas de ônibus e os selos que eles recebem após pagar a taxa de permanência no município, foi um dos assuntos solicitados pelas autoridades e trade de Guarapari, para a explanação.
Foi repassado, como destaque, o trabalho realizado pelos ambulantes e comerciantes do verão. “ Todos os ambulantes têm um cadastro municipal. Devem residir na cidade por pelo menos três anos e se cadastrar na Secretaria da Fazenda. O alvará está ligado diretamente aos cursos de qualificação que disponibilizamos todos os anos, para requalificar esses vendedores”, disse Dickmann, lembrando que o maior aliado de um turismo de desenvolvimento e qualificado é a sociedade civil organizada. “Principalmente no que diz respeito à fiscalização”, ratificou.
Para o secretário estadual de Turismo do Espírito Santo, Alexandre Passos, foi importante trazer para a cidade a experiência de Balneário Camboriú. “As viagens de familiarização, fampress (imprensa) e famturs (turismo), a reorganização da cidade para receber o turista, o trabalho de marketing, a qualificação, tudo é muito importante para que Balneário Camboriú se tornasse esse polo de turismo que é hoje”, analisou. “Trazer essas informações para Guarapari, certamente nos ajudará a qualificar o setor desse nosso polo de turismo do Estado”.
O presidente do Sindicig, Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari, Fernando Campos, avalia que o turismo de Guarapari está crescendo, mas ainda falta a qualificação. “Ainda temos um turismo de baixa renda. É necessário que ele melhore, que se qualifique. A gente entende que investir em um turismo de qualidade, irá fazer uma melhor distribuição de renda, inclusive para a construção civil”. O secretário de Turismo do município, Adriani Serpa, complementou dizendo que a cidade está trabalhando forte com o trade para que o turismo se torne alavanca da economia local.
Já a presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Adriana Marques, foi enfática, alertando que “não existe calendário de turismo que sobreviva, sem que a cidade esteja ordenada, sem ter táxi, sem ter qualificação, sem ter ambulante cadastrado. Não existe e não vai existir nunca”. Ela destacou sobre o comprometimento de todos. “Não vamos ser apologistas do discurso fácil e sim do discurso que compromete a cidade e envolve toda a sociedade civil”. Nessa linha de pensamento, o vereador professor Germano emendou, dizendo que o que falta é “interação dos setores, principalmente no turismo”. Ele colocou o Legislativo à disposição para votar projetos e lei importantes, como os que qualificaram Balneário Camboriú para sua representatividade no turismo nacional.
“Muito nos honrou levar para fora do Estado, o nosso know how em turismo. Nos colocamos à disposição para as entidades e cidades que necessitarem conhecer melhor o nosso desenvolvimento turístico. Estaremos levando nosso aprendizado, projetos, ações e legislação pertinentes”, finaliza Dickmann, assessor administrativo da Sectur de Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação – Sectur
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Divulgação
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria |