- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Fiscalização sobre ônibus de turismo será rígida
A partir do dia 26 de dezembro, a fiscalização, que já acontece durante todo o ano, vai focalizar esse tipo de transporte nas ruas da cidade. Balneário Camboriú vive novamente em meio à alta temporada, época em que a orla, os hotéis, o comércio, as ruas, avenidas e calçadões são tomadas pelos visitantes, que vêm aproveitar a potencialidade turística do município. É também nessa época em que se multiplicam os veículos visitantes, principalmente os ônibus de turismo. A maioria dos problemas com ônibus está relacionada às infrações de trânsito, principalmente aos estacionamentos irregulares e ao não cumprimento das rotas estabelecidas pelo Trânsito municipal. As rotas são repassadas aos motoristas e guias de turismo no momento em que o veículo entra na cidade e passa pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), para receber o selo de trânsito.
Essa foi a pauta da reunião entre os setores de Trânsito da Secretaria de Segurança do município, a Secretaria de Turismo e a Polícia Militar, realizada na tarde de quarta-feira (17), na sede da Sectur. No encontro foi definido que não haverá tolerância, pois os motoristas e agências de transporte de turismo já foram avisadas sobre as regras, em duas temporadas anteriores.
Entre os dias 26 e 31 de dezembro do ano passado entraram no município 182 ônibus. Para diminuir o impacto do fluxo de veículos nas ruas neste fim de ano, após o dia 26 os ônibus de turismo estarão proibidos de circular à noite na cidade, a partir das 20 horas. Se houver passeios noturnos, esses deverão ser feitos por veículos cadastrados como transporte turístico e com emplacamento no município. Também depois desta data, o transporte turístico Bondindinho, que circula nas Avenidas Brasil e Atlântica, não poderá parar em qualquer local da orla, a não ser que esteja indicada a parada através da pintura sobre a ciclofaixa. Atualmente existem 54 faixas elevadas para travessia do pedestre na Atlântica e 29 paradas para o Bondindinho.
Outro item discutido é que a Sectur estará enviando aos responsáveis por hotéis, pousadas e casas de excursão, ofício no qual solicita apoio para instruir seus recepcionistas a repassar aos motoristas de ônibus de turismo a proibição de estacionar nos bolsões para esses veículos, a não ser que seja apenas para embarque e desembarque, com motor ligado e que o motorista não saia do veículo. Será tolerado que ele desça apenas para auxiliar alguma retirada ou subida de bagagem.
Deverá constar no selo de permanência dos ônibus, a descrição de passeios a serem feitos, com o dia determinado nesse impresso. O selo fica afixado no vidro dianteiro, e pela sua cor (são cinco no total, que separam a cidade por áreas), os agentes de trânsito sabem se ele está ou não na área indicada pelo PIT para sua movimentação.
"Primeiro iremos orientar por escrito e verbalmente os motoristas no PIT. Nas ruas, ele já está passível de multa, caso irregular. Após a multa, o veículo é interditado (grampeado) e posteriormente, é retido e levado para o pátio", alerta o superintendente do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Jaime Mantelli. Ele ratifica que a vaga dos hotéis não é exclusiva dos empreendimentos de hospedagens, mas sim, uma parada temporária para auxiliar a chegada e partida dos turistas.
"A regra será colocar ordem", alerta o secretário de Turismo, Ademar Schneider sobre a rigidez que será aplicada neste fim de ano. "Os recepcionistas dos hotéis têm que ajudar no embarque e desembarque, só assim, essa ação será mais rápida", conclui. Outro item relembrado na reunião, foi a proibição de circulação dos ônibus na Interpraias; já os ônibus que trazem os turistas dos cruzeiros, devem ter o selo de Passe Livre, emitido apenas no PIT. Já os que trazem visitantes de outros locais para passeios rápidos, também devem regulamentar sua entrada no Portal, onde receberão o Selo de Visitante.
Guias de turismo
Foi ainda debatido na reunião que, devido aos guias não estarem todos cadastrados e sem alvarás, bem como uma falta de lei que ampare a fiscalização, a Sectur disponibiliza local no portal turístico para que esses profissionais possam oferecer seu trabalho, além de poderem fazer a conscientização junto às empresas que chegam na cidade, que assinem termo de compromisso e sigam as rotas. Nesse termo, assinam ainda, que se responsabilizam em ter um guia de turismo em seus passeios, sob pena de infração. "Em nota, faremos esse informe e também vamos conscientizar os hotéis e demais envolvidos sobre a importância do guia de turismo", explicou o secretário Ademar. "Acredito que, com o tempo e a demanda crescente, e com mais guias, poderemos evoluir nesse tema, pois essa luta já tem mais de 20 anos. Por isso, devemos nos unir e fortalecer o segmento", salientou.
Participaram da reunião, além de Mantelli e do secretário Schneider, o secretário de Segurança Edemir Meister, o coordenador dos Agentes do Trânsito, Marcelo Carrião, o Tenente da Polícia Militar Schmidt, o diretor de Trânsito Fabiano da Silva, além de diretores e coordenadores da Sectur.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu